Construindo uma prática pedagógica : aprendendo a aprender com o ensino de ciências na Classe Hospitalar Semear
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231901 |
Resumo: | Com a implantação da primeira Classe Hospitalar em Pernambuco no ano de 2015, o estado deu o primeiro passo para a inclusão de crianças e adolescentes rumo a garantia da escolarização dos estudantes em estado de adoecimento internados para tratamento de saúde. A tese, trouxe uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, associada ao levantamento teórico-científico no contexto hospitalar, tendo realizado uma análise com objetivos de buscar compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada na construção do conhecimento, através de contextos de aprendizagem para a formação do professor, a inclusão e escolarização do aluno/paciente inserido na educação especial da rede Municipal de Ensino do Recife. Com a proposta de acessarmos esse ambiente por meio do ensino das ciências, aprendemos a aprender com a Semear, no exame do material coletado, ao utilizarmos a análise textual discursiva, como auxílio à compreensão dos fenômenos investigados na Classe. Respaldados nas referências teóricas, o trabalho esclarece o percurso desta modalidade de ensino no Estado, as bases legais que a norteiam no Brasil, sua discussão na educação especial e inclusiva, e o caráter da formação docente especializada que deve compor esse espaço de saúde e escolarização, como um espaço de atendimento humanizado interdisciplinar, trazendo resultados onde o papel do ensino das ciências é promissor à compreensão de mundo dos estudantes e suas relações no cotidiano, tecidos por atitudes comportamentais diante dos fatos da vida, viabilizados pela humanização característica da Classe, o que possibilita a geração de uma aprendizagem significativa aos alunos/pacientes. Concluindo-se quanto a relevância da inclusão educacional para as crianças que necessitam de um atendimento que deve permear a educação e saúde, binômio de inclusão na Classe Hospitalar em todo o Estado de Pernambuco. |
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Pedrosa, Emerson MarinhoSchwingel, Paulo Adriano2021-11-18T04:23:27Z2021http://hdl.handle.net/10183/231901001133744Com a implantação da primeira Classe Hospitalar em Pernambuco no ano de 2015, o estado deu o primeiro passo para a inclusão de crianças e adolescentes rumo a garantia da escolarização dos estudantes em estado de adoecimento internados para tratamento de saúde. A tese, trouxe uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, associada ao levantamento teórico-científico no contexto hospitalar, tendo realizado uma análise com objetivos de buscar compreender a Pedagogia Hospitalar como uma proposta diferenciada na construção do conhecimento, através de contextos de aprendizagem para a formação do professor, a inclusão e escolarização do aluno/paciente inserido na educação especial da rede Municipal de Ensino do Recife. Com a proposta de acessarmos esse ambiente por meio do ensino das ciências, aprendemos a aprender com a Semear, no exame do material coletado, ao utilizarmos a análise textual discursiva, como auxílio à compreensão dos fenômenos investigados na Classe. Respaldados nas referências teóricas, o trabalho esclarece o percurso desta modalidade de ensino no Estado, as bases legais que a norteiam no Brasil, sua discussão na educação especial e inclusiva, e o caráter da formação docente especializada que deve compor esse espaço de saúde e escolarização, como um espaço de atendimento humanizado interdisciplinar, trazendo resultados onde o papel do ensino das ciências é promissor à compreensão de mundo dos estudantes e suas relações no cotidiano, tecidos por atitudes comportamentais diante dos fatos da vida, viabilizados pela humanização característica da Classe, o que possibilita a geração de uma aprendizagem significativa aos alunos/pacientes. Concluindo-se quanto a relevância da inclusão educacional para as crianças que necessitam de um atendimento que deve permear a educação e saúde, binômio de inclusão na Classe Hospitalar em todo o Estado de Pernambuco.With the implementation of its first Hospital Class in 2015, the state of Pernambuco took the first step towards the inclusion of children and adolescents towards ensuring schooling for students in a state of illness and hospitalized for health treatment. The thesis brought a qualitative research, of the case study type, associated with a theoretical-scientific survey in the hospital context, having carried out an analysis with the objectives of seeking to understand Hospital Pedagogy as a distinguished proposal in the construction of knowledge, through contexts of learning for teacher training, the inclusion and schooling of the student/patient inserted in the special education section of the Municipal Teaching Network of Recife. With the purpose of accessing this environment through science teaching, we learned to learn with Semear by examining the collected material, using discursive textual analysis as an aid to understanding the phenomena investigated in the Class. Backed by theoretical references, the work clarifies the development of this teaching modality in the Pernambuco State, the legal bases that guides it in Brazil, its discussion on special and inclusive education, and the character of specialized teacher training that should comprise this space of health and schooling as a space for interdisciplinary humanized care, bringing results where the role of science education is promising for the understanding of the world of students and their daily relationships, woven by behavioral attitudes towards the facts of life, made possible by the humanization characteristic of the Class, which enables the generation of meaningful learning for students/patients. In conclusion, the relevance of educational inclusion for children who need care should permeate education and health, a binomial of inclusion in the Hospital Class throughout the State of Pernambuco.application/pdfporEnsino de ciênciasPedagogia hospitalarFormação de professoresHospital classTeacher trainingPedagogyIllnessConstruindo uma prática pedagógica : aprendendo a aprender com o ensino de ciências na Classe Hospitalar Semearinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133744.pdf.txt001133744.pdf.txtExtracted Texttext/plain447741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231901/2/001133744.pdf.txt58b254e80e9d6390ea912d7b010587faMD52ORIGINAL001133744.pdfTexto completoapplication/pdf1883555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231901/1/001133744.pdff6506d2129382a67199a9390c5219c70MD5110183/2319012023-06-29 03:27:55.00807oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-29T06:27:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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