Sequências didáticas em educação ambiental crítica : tendências da produção acadêmica, análise epistemológica e reflexões para uma proposta na educação em ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201570 |
Resumo: | A presente pesquisa de mestrado, inserida no contexto da Educação em Ciências (EC) e da Educação Ambiental Crítica (EAC), teve como objetivo geral a análise epistemológica da produção acadêmica e científica sobre Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC através dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas pesquisas. De natureza qualitativa, caracterizou-se, quanto à abordagem, como um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte. A coleta de dados se deu por meio de buscas pelos descritores nomeados pelas temáticas nas bases de dados selecionadas: atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), edições da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) e o site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Fundamentado nos referenciais da análise epistemológica, utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático para reconstituição lógica, ou seja, os níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das teses e dissertações (T&D) selecionadas. Em sua estrutura, o capítulo 1 faz uma introdução da temática; o capítulo 2 discute o referencial teórico da pesquisa, a saber: a EAC, a EC e a análise epistemológica enquanto aprofundamento do Estado da Arte realizado; o capítulo 3 descreve os caminhos metodológicos; o capítulo 4 traz os resultados alcançados em discussão com aspectos importantes para proposições de sequências de atividades de ensino em EAC na EC, findando no capítulo 5 com as considerações finais relevantes. Nesse sentido, nas atas do ENPEC, de 2005 a 2017, foram selecionados 17 trabalhos; nas edições da REMEA, de 2005 a 2017, foram selecionados 8 artigos; e foram selecionadas 2 teses e 4 dissertações na BDTD. A discussão e reflexão dos dados se deu por meio dos referenciais teóricos, disciplinas escolares e os pressupostos teórico-metodológicos, aplicando o ED às T&D selecionadas. Constatou-se que a maioria das T&D se enquadram como diacrônicas, fazendo a crítica sem aprofundamento da discussão teórica e ontológica necessárias para a desalienação e mudança oportunizadas pela Teoria Crítica. Enfim, buscou-se contribuir com a caracterização do campo, bem como de conhecimentos pertinentes para a pesquisa e ensino na área da EAC, em especial na formulação de SDs, refletindo sobre a necessidade de aprofundamento, ressignificação e popularização do ensino e aprendizagem crítico-investigativos de conhecimentos científicos com enfoque na relação sociedade-natureza para superação da crise socioambiental. |
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Barbosa, Renan de AlmeidaRobaina, Jose Vicente Lima2019-11-12T03:46:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/201570001099371A presente pesquisa de mestrado, inserida no contexto da Educação em Ciências (EC) e da Educação Ambiental Crítica (EAC), teve como objetivo geral a análise epistemológica da produção acadêmica e científica sobre Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC através dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas pesquisas. De natureza qualitativa, caracterizou-se, quanto à abordagem, como um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte. A coleta de dados se deu por meio de buscas pelos descritores nomeados pelas temáticas nas bases de dados selecionadas: atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), edições da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) e o site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Fundamentado nos referenciais da análise epistemológica, utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático para reconstituição lógica, ou seja, os níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das teses e dissertações (T&D) selecionadas. Em sua estrutura, o capítulo 1 faz uma introdução da temática; o capítulo 2 discute o referencial teórico da pesquisa, a saber: a EAC, a EC e a análise epistemológica enquanto aprofundamento do Estado da Arte realizado; o capítulo 3 descreve os caminhos metodológicos; o capítulo 4 traz os resultados alcançados em discussão com aspectos importantes para proposições de sequências de atividades de ensino em EAC na EC, findando no capítulo 5 com as considerações finais relevantes. Nesse sentido, nas atas do ENPEC, de 2005 a 2017, foram selecionados 17 trabalhos; nas edições da REMEA, de 2005 a 2017, foram selecionados 8 artigos; e foram selecionadas 2 teses e 4 dissertações na BDTD. A discussão e reflexão dos dados se deu por meio dos referenciais teóricos, disciplinas escolares e os pressupostos teórico-metodológicos, aplicando o ED às T&D selecionadas. Constatou-se que a maioria das T&D se enquadram como diacrônicas, fazendo a crítica sem aprofundamento da discussão teórica e ontológica necessárias para a desalienação e mudança oportunizadas pela Teoria Crítica. Enfim, buscou-se contribuir com a caracterização do campo, bem como de conhecimentos pertinentes para a pesquisa e ensino na área da EAC, em especial na formulação de SDs, refletindo sobre a necessidade de aprofundamento, ressignificação e popularização do ensino e aprendizagem crítico-investigativos de conhecimentos científicos com enfoque na relação sociedade-natureza para superação da crise socioambiental.The present master's research inserted in the context of Sciences Education (SE) and Critical Environmental Education (CEE), had as general objective the epistemological analysis of the academic and scientific production on Instructional Sequences (IDs) with CEE approach through approaches theoretical-methodological methods favored by researches. Thus, it was characterized as a bibliographic study of the State of Art type in relation to its approach in a qualitative research nature. The data collection were made of searches for the descriptors named by the themes in the selected databases: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) [National Meeting of Research in Sciences Education] proceedings, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA) [Eletronic Journal of Environmental Education Master’s Degree] editions and the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) [Digital Library of Theses and Dissertations] website. Based on the references of the epistemological analysis, The Paradigmatic Scheme (PS) from the epistemological analysis references was used for the logical reconstitution on technical, theorical, methodological, epistemological, gnoseological and ontological of the selected theses and dissertations (T&D). In its structure, chapter 1 introduces the theme; chapter 2 discusses the theoretical reference of the research, videlicet: CEE, SE and the epistemological analysis while deepening the State of Art accomplished; chapter 3 describes methodological paths; chapter 4 presents the results achieved in discussion with important aspects for propositions of sequences of teaching activities in CEE on SE, ending in chapter 5 with the relevant final considerations. In that sense, were selected: 17 papers in the ENPEC proceedings from 2005 to 2017; 8 published articles in the REMEA editions from 2005 to 2017; and 2 theses and 4 dissertations founded in the BDTD. The discussion and reflection of data occurred through the theoretical references, school subjects and the theoretical-methodological assumptions for the appliance of the PS on the T&D that was selected. It was verified that most of the T & D are classified as diachronic, making the criticism without deepening the theoretical and ontological discussion necessary for the de-alienation and change opportunized by the Critical Theory. Finally, we sought to contribute with the characterization of the field as well as the relevant knowledge for research and teaching in the area of CEE, especially in the formulation of IDs, reflecting on the need for deepening, resignification and popularization of critical-investigative teaching and learning of scientific knowledge focusing on the society-nature relationship to overcome the socio-environmental crisis.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação ambientalEnsino e aprendizagemDidáticaScience EducationInstructional sequenceCritical environmental educationParadigmatic schemeSequências didáticas em educação ambiental crítica : tendências da produção acadêmica, análise epistemológica e reflexões para uma proposta na educação em ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099371.pdf.txt001099371.pdf.txtExtracted Texttext/plain405243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201570/2/001099371.pdf.txtc19393401d74fd24102a528c706820c0MD52ORIGINAL001099371.pdfTexto completoapplication/pdf1811454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201570/1/001099371.pdf54841a87cae07af70639c51792ed90c8MD5110183/2015702022-08-10 04:45:23.144489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201570Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-10T07:45:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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