Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Renan de Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243420
Resumo: O presente artigo teve como objetivo realizar um panorama da produção científica em Educação Ambiental Crítica (EAC) quanto à sua ocorrência e caracterização, avançando-se para uma análise epistemológica a partir dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas teses e dissertações (T&D) que tiveram como objeto Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC. De natureza qualitativa, compreende um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte, sendo que a coleta de dados se deu através de buscas por unitermos nomeados pelas temáticas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizada no mês de abril de 2019. Utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático (EP) para reconstituição lógica, ou seja, dos níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das T&D selecionadas. Evidencia-se a predominância da produção científica na região Sudeste; ainda, Programas de Pós-graduação em Educação e, consequentemente, a grande área das Ciências Humanas, estão vinculados à maioria dos trabalhos levantados. Constata-se que a maioria das T&D se enquadra como diacrônicas, embora haja cautela no sentido da crítica com potencial de maior aprofundamento teórico e ontológico necessários para a desalienação e transformação social.
id UFRGS-2_1ddd64ea428d0d773af61fed017dbd53
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243420
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Renan de AlmeidaRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:19Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/243420001145835O presente artigo teve como objetivo realizar um panorama da produção científica em Educação Ambiental Crítica (EAC) quanto à sua ocorrência e caracterização, avançando-se para uma análise epistemológica a partir dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas teses e dissertações (T&D) que tiveram como objeto Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC. De natureza qualitativa, compreende um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte, sendo que a coleta de dados se deu através de buscas por unitermos nomeados pelas temáticas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizada no mês de abril de 2019. Utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático (EP) para reconstituição lógica, ou seja, dos níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das T&D selecionadas. Evidencia-se a predominância da produção científica na região Sudeste; ainda, Programas de Pós-graduação em Educação e, consequentemente, a grande área das Ciências Humanas, estão vinculados à maioria dos trabalhos levantados. Constata-se que a maioria das T&D se enquadra como diacrônicas, embora haja cautela no sentido da crítica com potencial de maior aprofundamento teórico e ontológico necessários para a desalienação e transformação social.The purpose of this article is to provide an overview of scientific production in Critical Environmental Education (CEE) regarding its occurrence and characterization, advancing to an epistemological analysis from the theoretical and methodological approaches privileged by the theses and dissertations (T&D) that had as their object Instructional Sequences with CEE bias. With qualitative nature, it comprises a bibliographic study of the State-of-the-Art, and the data collection took place through searches by uniterms named by the themes on the website of the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) [Digital Library of Theses and Dissertations] conducted in April 2019.. We applied the Paradigmatic Scheme (PS) as a data analysis tool for logical reconstitution, that is, the technical, theoretical, methodological, epistemological, gnosiological and ontological levels of the selected T&D. The predominance of scientific production in the Southeast region is evident; also, Postgraduate Programs in Education and, consequently, the large area of Human Sciences is linked to most of the studies raised. It appears that the majority of T&D is classified as diachronic, although there is caution in the sense of criticism with the potential for further theoretical and ontological deepening necessary for social desalination and transformation.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2021. Vol. 10, n.1 (2021), p. 1-21Educação ambientalCritical environmental educationInstructional sequenceParadigmatic schemeEpistemological analysis.Education scienceTeses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológicaTheses and dissertations on critical environmental education : from the overview to the epistemological analysisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145835.pdf.txt001145835.pdf.txtExtracted Texttext/plain69250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/2/001145835.pdf.txt2a3564afe5dfee982653b7f9c7bc2e9eMD52ORIGINAL001145835.pdfTexto completoapplication/pdf388739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/1/001145835.pdfee8f4c730a82b3134bfaab66e939bc59MD5110183/2434202022-07-22 04:54:53.024597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Theses and dissertations on critical environmental education : from the overview to the epistemological analysis
title Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
spellingShingle Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
Barbosa, Renan de Almeida
Educação ambiental
Critical environmental education
Instructional sequence
Paradigmatic scheme
Epistemological analysis.
Education science
title_short Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
title_full Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
title_fullStr Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
title_full_unstemmed Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
title_sort Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
author Barbosa, Renan de Almeida
author_facet Barbosa, Renan de Almeida
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Renan de Almeida
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
topic Educação ambiental
Critical environmental education
Instructional sequence
Paradigmatic scheme
Epistemological analysis.
Education science
dc.subject.eng.fl_str_mv Critical environmental education
Instructional sequence
Paradigmatic scheme
Epistemological analysis.
Education science
description O presente artigo teve como objetivo realizar um panorama da produção científica em Educação Ambiental Crítica (EAC) quanto à sua ocorrência e caracterização, avançando-se para uma análise epistemológica a partir dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas teses e dissertações (T&D) que tiveram como objeto Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC. De natureza qualitativa, compreende um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte, sendo que a coleta de dados se deu através de buscas por unitermos nomeados pelas temáticas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizada no mês de abril de 2019. Utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático (EP) para reconstituição lógica, ou seja, dos níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das T&D selecionadas. Evidencia-se a predominância da produção científica na região Sudeste; ainda, Programas de Pós-graduação em Educação e, consequentemente, a grande área das Ciências Humanas, estão vinculados à maioria dos trabalhos levantados. Constata-se que a maioria das T&D se enquadra como diacrônicas, embora haja cautela no sentido da crítica com potencial de maior aprofundamento teórico e ontológico necessários para a desalienação e transformação social.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243420
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145835
identifier_str_mv 2238-8079
001145835
url http://hdl.handle.net/10183/243420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2021. Vol. 10, n.1 (2021), p. 1-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/2/001145835.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/1/001145835.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a3564afe5dfee982653b7f9c7bc2e9e
ee8f4c730a82b3134bfaab66e939bc59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447798718398464