Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243420 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo realizar um panorama da produção científica em Educação Ambiental Crítica (EAC) quanto à sua ocorrência e caracterização, avançando-se para uma análise epistemológica a partir dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas teses e dissertações (T&D) que tiveram como objeto Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC. De natureza qualitativa, compreende um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte, sendo que a coleta de dados se deu através de buscas por unitermos nomeados pelas temáticas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizada no mês de abril de 2019. Utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático (EP) para reconstituição lógica, ou seja, dos níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das T&D selecionadas. Evidencia-se a predominância da produção científica na região Sudeste; ainda, Programas de Pós-graduação em Educação e, consequentemente, a grande área das Ciências Humanas, estão vinculados à maioria dos trabalhos levantados. Constata-se que a maioria das T&D se enquadra como diacrônicas, embora haja cautela no sentido da crítica com potencial de maior aprofundamento teórico e ontológico necessários para a desalienação e transformação social. |
id |
UFRGS-2_1ddd64ea428d0d773af61fed017dbd53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243420 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Renan de AlmeidaRobaina, Jose Vicente Lima2022-07-21T04:57:19Z20212238-8079http://hdl.handle.net/10183/243420001145835O presente artigo teve como objetivo realizar um panorama da produção científica em Educação Ambiental Crítica (EAC) quanto à sua ocorrência e caracterização, avançando-se para uma análise epistemológica a partir dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas teses e dissertações (T&D) que tiveram como objeto Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC. De natureza qualitativa, compreende um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte, sendo que a coleta de dados se deu através de buscas por unitermos nomeados pelas temáticas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizada no mês de abril de 2019. Utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático (EP) para reconstituição lógica, ou seja, dos níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das T&D selecionadas. Evidencia-se a predominância da produção científica na região Sudeste; ainda, Programas de Pós-graduação em Educação e, consequentemente, a grande área das Ciências Humanas, estão vinculados à maioria dos trabalhos levantados. Constata-se que a maioria das T&D se enquadra como diacrônicas, embora haja cautela no sentido da crítica com potencial de maior aprofundamento teórico e ontológico necessários para a desalienação e transformação social.The purpose of this article is to provide an overview of scientific production in Critical Environmental Education (CEE) regarding its occurrence and characterization, advancing to an epistemological analysis from the theoretical and methodological approaches privileged by the theses and dissertations (T&D) that had as their object Instructional Sequences with CEE bias. With qualitative nature, it comprises a bibliographic study of the State-of-the-Art, and the data collection took place through searches by uniterms named by the themes on the website of the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) [Digital Library of Theses and Dissertations] conducted in April 2019.. We applied the Paradigmatic Scheme (PS) as a data analysis tool for logical reconstitution, that is, the technical, theoretical, methodological, epistemological, gnosiological and ontological levels of the selected T&D. The predominance of scientific production in the Southeast region is evident; also, Postgraduate Programs in Education and, consequently, the large area of Human Sciences is linked to most of the studies raised. It appears that the majority of T&D is classified as diachronic, although there is caution in the sense of criticism with the potential for further theoretical and ontological deepening necessary for social desalination and transformation.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2021. Vol. 10, n.1 (2021), p. 1-21Educação ambientalCritical environmental educationInstructional sequenceParadigmatic schemeEpistemological analysis.Education scienceTeses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológicaTheses and dissertations on critical environmental education : from the overview to the epistemological analysisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145835.pdf.txt001145835.pdf.txtExtracted Texttext/plain69250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/2/001145835.pdf.txt2a3564afe5dfee982653b7f9c7bc2e9eMD52ORIGINAL001145835.pdfTexto completoapplication/pdf388739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/1/001145835.pdfee8f4c730a82b3134bfaab66e939bc59MD5110183/2434202022-07-22 04:54:53.024597oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243420Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Theses and dissertations on critical environmental education : from the overview to the epistemological analysis |
title |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica |
spellingShingle |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica Barbosa, Renan de Almeida Educação ambiental Critical environmental education Instructional sequence Paradigmatic scheme Epistemological analysis. Education science |
title_short |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica |
title_full |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica |
title_fullStr |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica |
title_full_unstemmed |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica |
title_sort |
Teses e dissertações em educação ambiental crítica : do panorama à análise epistemológica |
author |
Barbosa, Renan de Almeida |
author_facet |
Barbosa, Renan de Almeida Robaina, Jose Vicente Lima |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Renan de Almeida Robaina, Jose Vicente Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental |
topic |
Educação ambiental Critical environmental education Instructional sequence Paradigmatic scheme Epistemological analysis. Education science |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Critical environmental education Instructional sequence Paradigmatic scheme Epistemological analysis. Education science |
description |
O presente artigo teve como objetivo realizar um panorama da produção científica em Educação Ambiental Crítica (EAC) quanto à sua ocorrência e caracterização, avançando-se para uma análise epistemológica a partir dos enfoques teórico-metodológicos privilegiados pelas teses e dissertações (T&D) que tiveram como objeto Sequências Didáticas (SD) com viés da EAC. De natureza qualitativa, compreende um estudo bibliográfico do tipo Estado da Arte, sendo que a coleta de dados se deu através de buscas por unitermos nomeados pelas temáticas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), realizada no mês de abril de 2019. Utilizou-se como instrumento de análise de dados o Esquema Paradigmático (EP) para reconstituição lógica, ou seja, dos níveis técnico, teórico, metodológico, epistemológico, gnosiológico e ontológico das T&D selecionadas. Evidencia-se a predominância da produção científica na região Sudeste; ainda, Programas de Pós-graduação em Educação e, consequentemente, a grande área das Ciências Humanas, estão vinculados à maioria dos trabalhos levantados. Constata-se que a maioria das T&D se enquadra como diacrônicas, embora haja cautela no sentido da crítica com potencial de maior aprofundamento teórico e ontológico necessários para a desalienação e transformação social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243420 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145835 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001145835 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS, 2021. Vol. 10, n.1 (2021), p. 1-21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/2/001145835.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243420/1/001145835.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a3564afe5dfee982653b7f9c7bc2e9e ee8f4c730a82b3134bfaab66e939bc59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798718398464 |