A educação integral e a iniciação científica : interfaces e desenvolvimento pleno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos, Renata Gerhardt de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214503
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender e refletir sobre as relações entre a Educação Integral (EI), a ampliação do tempo e a Iniciação Científica (IC). Nesta perspectiva, investiga-se como uma proposta de EI, no âmbito de uma escola municipal de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, possibilita o desenvolvimento de práticas voltadas para a IC nos anos iniciais. Fundamentada na concepção de Educação Integral que considera o ser humano em suas múltiplas dimensões e propõe seu pleno desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia envolveu revisão de literatura e estudo de caso. Quanto aos procedimentos técnicos, foram utilizados entrevistas, questionários semiestruturados, observações do cotidiano escolar e análise de documentos. A dissertação é composta por quatro artigos independentes, mas inter-dependentes entre si. O primeiro manuscrito apresenta uma reflexão sobre o conceito de Educação Integral, expondo o mapeamento do Estado do Conhecimento nos últimos doze anos, articulado ao Programa Mais Educação e à Iniciação Científica. O segundo manuscrito investiga a concepção dos professores acerca da construção do conhecimento científico e da Educação Integral. O terceiro manuscrito apresenta propostas pedagógicas de Iniciação Científica nos anos inicias, em um contexto de Educação Integral, e reflete sobre os impactos que as políticas públicas e os diferentes tipos de gestão educacional produzem no contexto escolar. O quarto manuscrito, possui como objetivo discutir sobre os impactos que as políticas públicas podem gerar no avanço dos processos educacionais. As análises ocorreram a partir da leitura e reflexão dos documentos oficiais orientadores dos Programas e da Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. No decorrer deste estudo constatou-se que um trabalho realizado na perspectiva da educação integral implica desenvolvimento científico. Além disso, foi possível perceber que as políticas públicas federais foram basilares para as transformações ocorridas no ensino, em especial no que diz respeito à Educação Integral, pois, o governo federal através do Programa Mais Educação gerou nos municípios, em especial para esta pesquisa, no muncipío de Porto Alegre, reflexões e insumos que chegaram nas escolas e ampliaram os debates ao mesmo tempo que possibilitaram práticas de educação integral.
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O primeiro manuscrito apresenta uma reflexão sobre o conceito de Educação Integral, expondo o mapeamento do Estado do Conhecimento nos últimos doze anos, articulado ao Programa Mais Educação e à Iniciação Científica. O segundo manuscrito investiga a concepção dos professores acerca da construção do conhecimento científico e da Educação Integral. O terceiro manuscrito apresenta propostas pedagógicas de Iniciação Científica nos anos inicias, em um contexto de Educação Integral, e reflete sobre os impactos que as políticas públicas e os diferentes tipos de gestão educacional produzem no contexto escolar. O quarto manuscrito, possui como objetivo discutir sobre os impactos que as políticas públicas podem gerar no avanço dos processos educacionais. As análises ocorreram a partir da leitura e reflexão dos documentos oficiais orientadores dos Programas e da Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. No decorrer deste estudo constatou-se que um trabalho realizado na perspectiva da educação integral implica desenvolvimento científico. Além disso, foi possível perceber que as políticas públicas federais foram basilares para as transformações ocorridas no ensino, em especial no que diz respeito à Educação Integral, pois, o governo federal através do Programa Mais Educação gerou nos municípios, em especial para esta pesquisa, no muncipío de Porto Alegre, reflexões e insumos que chegaram nas escolas e ampliaram os debates ao mesmo tempo que possibilitaram práticas de educação integral.This research aims to understand and think about the relationships between Integral Education, the extension of school time and scientific initiation. Thus, was observed how a municipal school of Porto Alegre-RS with integral education [that considers the human being in its multiple dimensions and proposes its full development] develops practices focusing in scientific initiation in the elementary school. It’s a qualitative research, whose methodology involved literature review and case report. Regarding to technical procedures, was used interviews, semi-structured questionnaires, daily school observations and documents. This thesis was organized in four different manuscripts: (i) a reflection about the concept of integral education, showing their state of the art in a period of twelve years, linked to the More Education Program and scientific initiation; (ii) investigates the teachers' conception about the construction of scientific knowledge and Integral Education; (iii) presents pedagogical proposals for scientific initiation in elementary school, in a context of Integral Education, and think about the impacts caused by public policies and different types of educational management on the school context; (iv) show the impacts of public policies on the advancement of educational processes through the official documents. We observed that a work based on Integral Education implies in scientific development. In addition, the federal public policies [mainly dialogs and investments] were critical to the transformations that occurred in education, especially in the Integral Education, since allowed that municipal schools work based in the practices of Integral Education.application/pdfporPrograma Mais EducaçãoEducação integralEnsino fundamentalIniciação científicaPolíticas públicasIntegral educationScientific initiationMore education programElementary schoolPublic policiesA educação integral e a iniciação científica : interfaces e desenvolvimento plenoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118936.pdf.txt001118936.pdf.txtExtracted Texttext/plain262155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214503/2/001118936.pdf.txt6eb3e7bf6ff3d9a17dfed89da6a7e273MD52ORIGINAL001118936.pdfTexto completoapplication/pdf8206137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214503/1/001118936.pdfb0e0c8776b2f154fdde587d5834b6ec4MD5110183/2145032022-05-24 04:44:12.060858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:44:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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