Educação integral e educação científica : seus entrelaçamentos nas velas do Velho Chico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Marcos Antonio Pinto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271535
Resumo: A presente pesquisa dedica-se a ampliar as reflexões sobre: Educação Integral (EI), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), um dos seus macrocampos “Iniciação Científica e Pesquisa” e as interseções com a Educação Integral (IE), alargando os debates, principalmente aqueles ligados ao tempo ampliado na escola Integral de Pernambuco na cidade de Petrolina. Fundamentada na concepção de Educação Integral que considera o ser humano em suas múltiplas dimensões e propõe seu pleno desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia envolveu revisão de literatura. Como procedimentos técnicos foram analisados livros, artigos científicos, teses, dissertações, anuários, revistas, leis e outros tipos de fontes escritas que já foram publicados. Sobre a pesquisa bibliográfica e observações do cotidiano escolar. Neste contexto, a dissertação é composta por quatro artigos independentes, mas interdependentes entre si. O primeiro manuscrito trata do estado do conhecimento sobre Educação Integral (EI), Iniciação Científica (IC) e o Ensino médio Inovador (ProEMI). O segundo trata dos caminhos da Educação Integral no Estado de Pernambuco. Dedica-se ao estudo da educação integral no estado de Pernambuco, de maneira que perpassa pela conjuntura nacional, além de abordar as políticas públicas que orientam e fomentam essa temática no estado. O terceiro artigo diz respeito a “O artigo teve como objetivo analisar uma oficina da atividade propostas pelo Torneio Virtual de Ciência (TVC), enquanto mote para desencadear uma atividade experimental, sob a ótica da educação integral e seus macrocampos Meio Ambiente e Iniciação Científica”, durante o contexto da pandemia Covid-19. O quarto foi um ensaio que buscou, a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica, traçar reflexões, análises e discussões com autores que se aproximam teoricamente, por perseguirem o mesmo ideal em relação à temática educacional.
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spelling Ribeiro, Marcos Antonio PintoMoll, Jaqueline2024-02-06T04:31:27Z2023http://hdl.handle.net/10183/271535001194841A presente pesquisa dedica-se a ampliar as reflexões sobre: Educação Integral (EI), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), um dos seus macrocampos “Iniciação Científica e Pesquisa” e as interseções com a Educação Integral (IE), alargando os debates, principalmente aqueles ligados ao tempo ampliado na escola Integral de Pernambuco na cidade de Petrolina. Fundamentada na concepção de Educação Integral que considera o ser humano em suas múltiplas dimensões e propõe seu pleno desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia envolveu revisão de literatura. Como procedimentos técnicos foram analisados livros, artigos científicos, teses, dissertações, anuários, revistas, leis e outros tipos de fontes escritas que já foram publicados. Sobre a pesquisa bibliográfica e observações do cotidiano escolar. Neste contexto, a dissertação é composta por quatro artigos independentes, mas interdependentes entre si. O primeiro manuscrito trata do estado do conhecimento sobre Educação Integral (EI), Iniciação Científica (IC) e o Ensino médio Inovador (ProEMI). O segundo trata dos caminhos da Educação Integral no Estado de Pernambuco. Dedica-se ao estudo da educação integral no estado de Pernambuco, de maneira que perpassa pela conjuntura nacional, além de abordar as políticas públicas que orientam e fomentam essa temática no estado. O terceiro artigo diz respeito a “O artigo teve como objetivo analisar uma oficina da atividade propostas pelo Torneio Virtual de Ciência (TVC), enquanto mote para desencadear uma atividade experimental, sob a ótica da educação integral e seus macrocampos Meio Ambiente e Iniciação Científica”, durante o contexto da pandemia Covid-19. O quarto foi um ensaio que buscou, a partir da metodologia de pesquisa bibliográfica, traçar reflexões, análises e discussões com autores que se aproximam teoricamente, por perseguirem o mesmo ideal em relação à temática educacional.This research is dedicated to expanding reflections on: Innovative Secondary Education Program (ProEMI), and one of its macrofields “Scientific Initiation and Research” and the intersections with Integral Education (IE), broadening the debates, especially those linked to extended time at school Integral de Pernambuco in the city of Petrolina. Based on the concept of Integral Education that considers the human being in its multiple dimensions and proposes its full development. This is a qualitative research, whose methodology involves a literature review. As technical procedures, books, scientific articles, theses, dissertations, yearbooks, magazines, laws and other types of written sources that have already been published were analyzed. About bibliographical research and observations of daily school life. The dissertation is composed of four independent articles, but interdependent on each other. The first manuscript deals with the state of knowledge about Integral Education (EI), Scientific Initiation (IC) and Innovative Secondary Education (ProEMI). The second was the Paths to Integral Education in the State of Pernambuco. It is dedicated to the study of integral education in the state of Pernambuco, in a way that permeates the national situation, in addition to addressing the public policies that guide and promote this theme in the state. The third article concerns “The article aimed to analyze a workshop of the activity proposed by the Virtual Science Tournament (TVC), as a motto to trigger an experimental activity, from the perspective of integral education and its macrofields Environment and Scientific Initiation”, during the context of the Covid-19 pandemic. The fourth was an essay that sought, based on bibliographical research methodology, to outline reflections, analyzes and discussions with authors who are theoretically close, to pursue the same ideal in relation to educational themes.application/pdfporEducação integralEducação científicaIniciação científicaEnsino fundamental e médioIntegral educationInnovative high schoolScientific initiationPublic policyEducação integral e educação científica : seus entrelaçamentos nas velas do Velho Chicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194841.pdf.txt001194841.pdf.txtExtracted Texttext/plain417088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271535/2/001194841.pdf.txtd45a9025bec9218d91c9b305803090edMD52ORIGINAL001194841.pdfTexto completoapplication/pdf2842843http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271535/1/001194841.pdf412af4bd5be39ab5c4e908549704244fMD5110183/2715352024-02-07 06:01:06.819023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T08:01:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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