Socialização política juvenil e adesão a valores antidemocráticos em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Caroline Oliveira Neves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265206
Resumo: A última década brasileira (2012/2022) aponta para momentos de agitação política e diversos ataques à democracia nacional, que culminaram com a ascensão do governo de Jair Bolsonaro, um espelho da consolidação de grupos autoritários e de extrema direita na vida política. Imersos nesse cenário, os brasileiros também são afetados pela pandemia da COVID-19, um evento mundial sem precedentes. A necessidade de isolamento social aprofunda as relações da sociedade com as mídias digitais, que capilarizam um universo de polarização, onde atores da extrema direita navegam com traquejo e mobilizam discursos de ódio. Como somente os procedimentos formais constitucionais não instauram, automaticamente, uma cultura política democrática nos indivíduos, questiona-se como este cenário está afetando o padrão de socialização política juvenil e sua adesão à valores democráticos. Dessa forma, o problema de pesquisa que guia estre trabalho é: Quanto o contexto da pandemia da COVID-19 e o uso de mídias digitais afetou a socialização política e a adesão a valores antidemocráticos dos jovens? O objetivo geral consiste em compreender como a pandemia da COVID-19, o contexto político descrito, e a intensificação do uso das mídias afetaram a socialização política juvenil e sua adesão a valores democráticos. Os objetivos específicos são: 1) explicar o papel da socialização política na formação de atitudes, comportamentos e valores políticos, investigando como configura-se a socialização juvenil e sua relação com o crescimento de valores antidemocráticos dos últimos anos, destacando o recente cenário político brasileiro; 2) compreender como a experiência da pandemia e seus desdobramentos, como o ensino remoto, podem interferir nas sociabilidades políticas entre jovens de diferentes sistemas de ensino e ; 3) examinar, nos anos recentes, o papel das mídias digitais e da internet no interesse político juvenil, no apoio à democracia e na intolerância política entre jovens estudantes. A hipótese é a de que o contexto de crises econômicas, políticas, e de fortalecimento de grupos políticos com narrativas autoritárias, a privação de espaços presenciais escolares em decorrência da pandemia, além da intensificação dos usos das mídias digitais afetaram negativamente a aquisição de valores democráticos e potencializaram sentimentos de intolerância entre os jovens. A metodologia utilizada é quantitativa, através de uma análise descritiva longitudinal na cidade de Curitiba, por meio de pesquisa survey realizada com estudantes do ensino médio em 2016 e 2022, aplicadas pelo Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina (NUPESAL). Os resultados na cidade de Curitiba apontam para um padrão decrescente de aquisição de valores democráticos entre os jovens, visão de futuro mais pessimista, expansão intensa das mídias digitais em substituição ao formato da escola tradicional e prejudicialidades na educação, que se distribuem desigualmente entre os sistemas de ensino. Além disso, a intolerância (sobretudo na vida online), a aversão à política formal, e também às pessoas com opiniões políticas diferentes são um retrato geracional de uma sociedade polarizada que não rompe com o padrão político de aquisição de valores anterior e pode constituir ameaça ao futuro democrático brasileiro
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Como somente os procedimentos formais constitucionais não instauram, automaticamente, uma cultura política democrática nos indivíduos, questiona-se como este cenário está afetando o padrão de socialização política juvenil e sua adesão à valores democráticos. Dessa forma, o problema de pesquisa que guia estre trabalho é: Quanto o contexto da pandemia da COVID-19 e o uso de mídias digitais afetou a socialização política e a adesão a valores antidemocráticos dos jovens? O objetivo geral consiste em compreender como a pandemia da COVID-19, o contexto político descrito, e a intensificação do uso das mídias afetaram a socialização política juvenil e sua adesão a valores democráticos. Os objetivos específicos são: 1) explicar o papel da socialização política na formação de atitudes, comportamentos e valores políticos, investigando como configura-se a socialização juvenil e sua relação com o crescimento de valores antidemocráticos dos últimos anos, destacando o recente cenário político brasileiro; 2) compreender como a experiência da pandemia e seus desdobramentos, como o ensino remoto, podem interferir nas sociabilidades políticas entre jovens de diferentes sistemas de ensino e ; 3) examinar, nos anos recentes, o papel das mídias digitais e da internet no interesse político juvenil, no apoio à democracia e na intolerância política entre jovens estudantes. A hipótese é a de que o contexto de crises econômicas, políticas, e de fortalecimento de grupos políticos com narrativas autoritárias, a privação de espaços presenciais escolares em decorrência da pandemia, além da intensificação dos usos das mídias digitais afetaram negativamente a aquisição de valores democráticos e potencializaram sentimentos de intolerância entre os jovens. A metodologia utilizada é quantitativa, através de uma análise descritiva longitudinal na cidade de Curitiba, por meio de pesquisa survey realizada com estudantes do ensino médio em 2016 e 2022, aplicadas pelo Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina (NUPESAL). Os resultados na cidade de Curitiba apontam para um padrão decrescente de aquisição de valores democráticos entre os jovens, visão de futuro mais pessimista, expansão intensa das mídias digitais em substituição ao formato da escola tradicional e prejudicialidades na educação, que se distribuem desigualmente entre os sistemas de ensino. Além disso, a intolerância (sobretudo na vida online), a aversão à política formal, e também às pessoas com opiniões políticas diferentes são um retrato geracional de uma sociedade polarizada que não rompe com o padrão político de aquisição de valores anterior e pode constituir ameaça ao futuro democrático brasileiroThe last Brazilian decade (2012/2022) points to moments of political unrest and various attacks on national democracy, which culminated in the rise of the government of Jair Bolsonaro, a mirror of the consolidation of authoritarian and far-right groups in political life. Immersed in this scenario, Brazilians are also affected by the COVID-19 pandemic, an unprecedented global event. The need for social isolation deepens society's relations with digital media, which capillarize a universe of polarization, where far-right actors navigate with skill and mobilize hate speech. As only formal constitutional procedures do not automatically establish a democratic political culture in individuals, it is questioned how this scenario is affecting the pattern of youth political socialization and their adherence to democratic values. Thus, the research problem that guides this work is: How much did the context of the COVID-19 pandemic and the use of digital media affect young people's political socialization and adherence to anti-democratic values? The general objective is to understand how the COVID 19 pandemic, the political context described, and the intensification of media use affected youth political socialization and their adherence to democratic values. The specific objectives are: 1) to explain the role of political socialization in the formation of attitudes, behaviors and political values, investigating how youth socialization is configured and its relationship with the growth of anti-democratic values in recent years, highlighting the recent Brazilian political scenario ; 2) understand how the experience of the pandemic and its consequences, such as remote learning, can interfere with political sociability between young people from different education systems and ; 3) examine, in recent years, the role of digital media and the internet in youth political interest, support for democracy and political intolerance among young students. The hypothesis is that the context of economic and political crises, and the strengthening of political groups with authoritarian narratives, the deprivation of face-to-face school spaces as a result of the pandemic, in addition to the intensification of the use of digital media, negatively affected the acquisition of democratic values and potentiated feelings of intolerance among young people. The methodology used is quantitative, through a longitudinal descriptive analysis in the city of Curitiba, through a survey carried out with high school students in 2016 and 2022, applied by the Research Center on Latin America (NUPESAL). The results in the city of Curitiba point to a decreasing pattern of acquisition of democratic values among young people, a more pessimistic vision of the future, intense expansion of digital media in substitution of the traditional school format and harmful effects in education, which are unequally distributed between systems education. In addition, intolerance (especially in online life), aversion to formal politics, and also to people with different political opinions are a generational portrait of a polarized society that does not break with the previous political pattern of acquiring values and can constitute a threat to the Brazilian democratic future.application/pdfporCultura políticaCOVID-19 (Doença)PandemiasJuventudeSocialização políticaMídia digitalYouthPolitical socializationPolitical culturePandemicDigital mediaSocialização política juvenil e adesão a valores antidemocráticos em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciência PolíticaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177148.pdf.txt001177148.pdf.txtExtracted Texttext/plain281212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265206/2/001177148.pdf.txt5a0fc75a68922724e5355f42539eddadMD52ORIGINAL001177148.pdfTexto completoapplication/pdf4585488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265206/1/001177148.pdf5210fb6c90c61d4dae8e947931488737MD5110183/2652062024-03-14 04:57:20.727617oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-14T07:57:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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