A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariana Paranhos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/229485
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino básico e aprendizagem do ensino de ciências, em uma escola do campo, no município de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. A investigação estruturou-se em dois momentos distintos, com o intuito de almejar, inicialmente, um aprofundamento teórico, bibliográfico e discursivo, tendo como pretensão posterior, adentrar o contexto do ensino de ciências e educação ambiental envolvendo as potencialidades reflexivas construídas pela pesquisa a este campo de investigação. No que tange à coleta de dados desta pesquisa, foram utilizadas as produções artísticas, textuais e orais dos educandos ao longo das atividades, como por exemplo, os desenhos, pinturas, colagens e as respostas às perguntas do questionário, bem como os diálogos envolvendo possíveis rodas de conversa. Como metodologia de investigação para os questionários e como base para o tratamento dos dados da referida pesquisa utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa conclui que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados nas horas do conto é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.
id URGS_b298a7f8105e2a4610b0ab232780de3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229485
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Mariana Paranhos deTeixeira, Maria do Rocio FontouraRobaina, Jose Vicente Lima2021-09-02T04:26:40Z2021http://hdl.handle.net/10183/229485001130788Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino básico e aprendizagem do ensino de ciências, em uma escola do campo, no município de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. A investigação estruturou-se em dois momentos distintos, com o intuito de almejar, inicialmente, um aprofundamento teórico, bibliográfico e discursivo, tendo como pretensão posterior, adentrar o contexto do ensino de ciências e educação ambiental envolvendo as potencialidades reflexivas construídas pela pesquisa a este campo de investigação. No que tange à coleta de dados desta pesquisa, foram utilizadas as produções artísticas, textuais e orais dos educandos ao longo das atividades, como por exemplo, os desenhos, pinturas, colagens e as respostas às perguntas do questionário, bem como os diálogos envolvendo possíveis rodas de conversa. Como metodologia de investigação para os questionários e como base para o tratamento dos dados da referida pesquisa utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa conclui que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados nas horas do conto é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.This paper had as its main goal analyzing and evaluating the formative potential of utilizing the school library and the proposal of the Story Time, as favorable and conducive environment and tools to develop basic teaching and learning of the sciences matter, in a country school, in the town of Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. The search was structured in two different moments, with the purpose of wishing, at first, a theoretical, bibliographic and discursive understanding, having as main posterior goal to investigate the context of teaching science and environmental education, involving the reflexive potentialities built by research to this field of investigation. When it comes to data collecting of this research, artistic, textual and oral production by the students were utilised, such as the drawings, paintings, collages and the answers to the questions from the questionnaire, as well as the dialogues involving possible circle conversation. As methodology of investigation for the questionnaires and as basis for the treatment of the data of said research the Textual Discourse Analysis (TDA) was used. The research concludes that the union of the empirical country knowledge and the knowledge captured in the Story Times is potent and enriching, generating a learning experience that is really meaningful and collaborative.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação do campoEducação em saúde ambientalAprendizagem significativaBibliotecasNarração de históriasScience teaching in the countrysideEnvironmental educationCountryside educationMeaningful learningSchool libraryA aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130788.pdf.txt001130788.pdf.txtExtracted Texttext/plain206669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229485/2/001130788.pdf.txtacb03e91d393bf41c5f7d38b28da7bbcMD52ORIGINAL001130788.pdfTexto completoapplication/pdf17094856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229485/1/001130788.pdffa51e33a2c292a2735c729f3b10288f8MD5110183/2294852021-09-19 04:37:16.555905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:37:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
title A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
spellingShingle A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
Oliveira, Mariana Paranhos de
Ensino de ciências
Educação do campo
Educação em saúde ambiental
Aprendizagem significativa
Bibliotecas
Narração de histórias
Science teaching in the countryside
Environmental education
Countryside education
Meaningful learning
School library
title_short A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
title_full A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
title_fullStr A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
title_full_unstemmed A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
title_sort A aprendizagem significativa no ensino de ciências na escola do campo : um estudo de caso a partir da prática “hora do conto”
author Oliveira, Mariana Paranhos de
author_facet Oliveira, Mariana Paranhos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mariana Paranhos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Educação do campo
Educação em saúde ambiental
Aprendizagem significativa
Bibliotecas
Narração de histórias
topic Ensino de ciências
Educação do campo
Educação em saúde ambiental
Aprendizagem significativa
Bibliotecas
Narração de histórias
Science teaching in the countryside
Environmental education
Countryside education
Meaningful learning
School library
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching in the countryside
Environmental education
Countryside education
Meaningful learning
School library
description Esta dissertação teve por objetivo analisar e avaliar o potencial formativo da utilização da biblioteca escolar e da proposta de Hora do Conto, como ambiente e ferramenta favoráveis e propícios para desenvolver o ensino básico e aprendizagem do ensino de ciências, em uma escola do campo, no município de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. A investigação estruturou-se em dois momentos distintos, com o intuito de almejar, inicialmente, um aprofundamento teórico, bibliográfico e discursivo, tendo como pretensão posterior, adentrar o contexto do ensino de ciências e educação ambiental envolvendo as potencialidades reflexivas construídas pela pesquisa a este campo de investigação. No que tange à coleta de dados desta pesquisa, foram utilizadas as produções artísticas, textuais e orais dos educandos ao longo das atividades, como por exemplo, os desenhos, pinturas, colagens e as respostas às perguntas do questionário, bem como os diálogos envolvendo possíveis rodas de conversa. Como metodologia de investigação para os questionários e como base para o tratamento dos dados da referida pesquisa utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa conclui que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados nas horas do conto é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-02T04:26:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/229485
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130788
url http://hdl.handle.net/10183/229485
identifier_str_mv 001130788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229485/2/001130788.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229485/1/001130788.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv acb03e91d393bf41c5f7d38b28da7bbc
fa51e33a2c292a2735c729f3b10288f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085563173175296