Safe Steer : Sistema Produto Serviço para coleta de dados sobre segurança no uso de bicicleta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220657 |
Resumo: | O deslocamento por bicicleta ainda é considerado uma atividade perigosa, o que desencoraja a utilização da bicicleta, mesmo com seus já conhecidos benefícios para o meio ambiente e saúde. Além disso os ciclistas têm grande tendência de não registrar ocorrências, inclusive quanto mais leve a lesão, maior é a tendência do não registro, o que dificulta pesquisas na área da segurança para o ciclismo. Diante disto, este trabalho teve como objetivo propor um modelo de Sistema Produto Serviço (SPS) para coleta dados referentes ao comportamento de condução dos ciclistas urbanos, constando seus percursos, velocidades, paradas, quedas e registro de acidentes. A partir do processamento destes dados serão entregues informações úteis para os ciclistas, empresas públicas e privadas interessadas. Utilizando-se a metodologia Delft Design Guide, na fase DESCOBRIR, realizou-se a revisão de literatura, entrevistas com gestores do setor privado e público e questionários com ciclistas de Porto Alegre - RS; na fase DEFINIR foram elaboradas as funções úteis para os ciclistas, empresas privadas e públicas, também foram analisados aplicativos similares; Na fase DESENVOLVER realizou-se o desenho geral do SPS, o Canvas do modelo de negócios, o Diagrama da atividade em UML e o Mockup das interfaces do aplicativo e do site no Software de prototipagem digitais Adobe XD. Como resultado obteve-se um modelo representativo da complexa e delicada estrutura da mobilidade segura (castelo de cartas) e um modelo de SPS que poderá auxiliar na coleta e processamentos de dados massivos, entregando informações importantes aos próprios ciclistas e empresas privadas e públicas. |
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Canabarro, Ana Jéssica MenschLinden, Júlio Carlos de Souza van der2021-05-08T04:42:04Z2020http://hdl.handle.net/10183/220657001125228O deslocamento por bicicleta ainda é considerado uma atividade perigosa, o que desencoraja a utilização da bicicleta, mesmo com seus já conhecidos benefícios para o meio ambiente e saúde. Além disso os ciclistas têm grande tendência de não registrar ocorrências, inclusive quanto mais leve a lesão, maior é a tendência do não registro, o que dificulta pesquisas na área da segurança para o ciclismo. Diante disto, este trabalho teve como objetivo propor um modelo de Sistema Produto Serviço (SPS) para coleta dados referentes ao comportamento de condução dos ciclistas urbanos, constando seus percursos, velocidades, paradas, quedas e registro de acidentes. A partir do processamento destes dados serão entregues informações úteis para os ciclistas, empresas públicas e privadas interessadas. Utilizando-se a metodologia Delft Design Guide, na fase DESCOBRIR, realizou-se a revisão de literatura, entrevistas com gestores do setor privado e público e questionários com ciclistas de Porto Alegre - RS; na fase DEFINIR foram elaboradas as funções úteis para os ciclistas, empresas privadas e públicas, também foram analisados aplicativos similares; Na fase DESENVOLVER realizou-se o desenho geral do SPS, o Canvas do modelo de negócios, o Diagrama da atividade em UML e o Mockup das interfaces do aplicativo e do site no Software de prototipagem digitais Adobe XD. Como resultado obteve-se um modelo representativo da complexa e delicada estrutura da mobilidade segura (castelo de cartas) e um modelo de SPS que poderá auxiliar na coleta e processamentos de dados massivos, entregando informações importantes aos próprios ciclistas e empresas privadas e públicas.Cycling is still considered a dangerous activity, discouraging the bicycle use, even though the environment and health benefits are known. In addition, cyclists have a tendency to not report occurrences, actually the lighter the injury, less it is registered, which difficult data collection and researches in the field of cycling safety. Thus, this study aimed proposes a Product Service System (PSS) model to collect data regarding urban cyclists driving behavior, including their routes, speeds, stops, falls and accident records. The process data will provide useful information to cyclists, public and private companies in this field. Using the Delft Design Guide methodology, the DISCOVERY phase, a literature review, interviews with private and public-sector managers and questionnaires with cyclists from Porto Alegre – Rio Grande do Sul were carried out; in the DEFINE stage, useful functions for cyclists, private and public companies were developed, Smartphone apps with similar functions were also analyzed; in the DEVELOP phase, the PSS general design was carried out, the business model Canvas, the UML Activity Diagram and the Mockup of the application and website interfaces was designed in the Adobe XD digital prototyping software. As a result, a model representing the complex and delicate structure of secure mobility was obtained (house of cards) and a PSS model that could assist in the massive data collection and processing, to deliver important information to cyclists, private and public companies.application/pdfporDesignCiclismoSistema produto-serviçoDesignCyclingSafetyProduct Service SystemSafe Steer : Sistema Produto Serviço para coleta de dados sobre segurança no uso de bicicletainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125228.pdf.txt001125228.pdf.txtExtracted Texttext/plain213248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220657/2/001125228.pdf.txt717830fddc690d17084ef133ed7efb6dMD52ORIGINAL001125228.pdfTexto completoapplication/pdf6510090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220657/1/001125228.pdf5c987d5bdf10abafa1180f103f6563dcMD5110183/2206572021-05-26 04:46:19.347618oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220657Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-26T07:46:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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