O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83551 |
Resumo: | Esta dissertação aborda representações do sujeito surdo e da surdez construídas no interior de discursos religiosos, médicos, filosóficos, antropológicos e pedagógicos, que marcaram a educação de pessoas surdas desde o século XVIII até o final do século XIX. Os fundamentos para essa abordagem encontram-se nos campos dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais britânicos, com ênfase no conceito de Representação entendido, neste trabalho, como um processo de construção de um conhecimento específico sobre a comunidade de pessoas surdas, através de linguagens culturalmente compartilhadas. Nessa perspectiva, a concepção de Cultura é central para as discussões desenvolvidas, já que a sociedade majoritariamente ouvinte produz, em seus espaços de poder, os sentidos que os termos “surdo” e “surdez” adquirem, e o modo como esses conceitos são disponibilizados ao longo de diferentes períodos históricos. A circulação desses termos não é simplesmente uma questão retórica: argumento, ao longo do texto, que essas representações refinaram-se e mantêm suas marcas nos procedimentos pedagógicos contemporâneos, sobretudo no que denominei “mostras públicas” - espetáculos e outros eventos onde o sujeito surdo está exposto diante de uma platéia - concebidas pelas poéticas e pelas políticas sob o controle de pessoas ouvintes. |
id |
URGS_b3dd82e29303985a2927a175c9bd8f9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83551 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Lulkin, Sérgio AndrésSkliar, Carlos Bernardo2013-12-11T01:48:20Z2000http://hdl.handle.net/10183/83551000270785Esta dissertação aborda representações do sujeito surdo e da surdez construídas no interior de discursos religiosos, médicos, filosóficos, antropológicos e pedagógicos, que marcaram a educação de pessoas surdas desde o século XVIII até o final do século XIX. Os fundamentos para essa abordagem encontram-se nos campos dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais britânicos, com ênfase no conceito de Representação entendido, neste trabalho, como um processo de construção de um conhecimento específico sobre a comunidade de pessoas surdas, através de linguagens culturalmente compartilhadas. Nessa perspectiva, a concepção de Cultura é central para as discussões desenvolvidas, já que a sociedade majoritariamente ouvinte produz, em seus espaços de poder, os sentidos que os termos “surdo” e “surdez” adquirem, e o modo como esses conceitos são disponibilizados ao longo de diferentes períodos históricos. A circulação desses termos não é simplesmente uma questão retórica: argumento, ao longo do texto, que essas representações refinaram-se e mantêm suas marcas nos procedimentos pedagógicos contemporâneos, sobretudo no que denominei “mostras públicas” - espetáculos e outros eventos onde o sujeito surdo está exposto diante de uma platéia - concebidas pelas poéticas e pelas políticas sob o controle de pessoas ouvintes.This dissertation deals with the representations of the deaf subject and deafness produced by religious, medical, philosophical, anthropological and pedagogical discourses, which have marked the education of deaf people from the 18th century until the end of the 19th century. The theoretical arguments for this approach derive from the Deaf Studies and British Cultural Studies, with a special emphasis on the concept of Representation, understood in this work as the process of construction of a specific knowledge about deaf people, through shared cultural languages. In this field of studies, the notion of Culture is crucial to discuss the privileged position of the predominantly hearing society in controlling the production of meanings for “deaf person” and “deafness”, circulating in different historical settings. The circulation of these terms is not simply a case of rhetoric: throughout the paper I argue that the representations of deaf and deafness have become more refined and have maintained their marks in contemporary pedagogical procedures mainly through what I have called “public performances” - events where the deaf subject is exposed in front of an audience - under the control of hearing professionals.application/pdfporEducaçãoHistóriaRepresentaçãoAnálise do discursoEstudos culturaisDeficiente da audiçãoO silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2000mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000270785.pdf000270785.pdfTexto completoapplication/pdf2921689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83551/1/000270785.pdf6e3e004bd4c3ffb3cdc7f72669cbdc1aMD51TEXT000270785.pdf.txt000270785.pdf.txtExtracted Texttext/plain217918http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83551/2/000270785.pdf.txtf0d3dbfe1fd906a0fb7e6ba1ebfcacc6MD52THUMBNAIL000270785.pdf.jpg000270785.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83551/3/000270785.pdf.jpg8344779ebc08a89eb4b790e61cf1ee41MD5310183/835512018-10-09 08:25:34.15oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83551Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:25:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes |
title |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes |
spellingShingle |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes Lulkin, Sérgio Andrés Educação História Representação Análise do discurso Estudos culturais Deficiente da audição |
title_short |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes |
title_full |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes |
title_fullStr |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes |
title_full_unstemmed |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes |
title_sort |
O silêncio disciplinado : a invenção dos surdos a partir de representações ouvintes |
author |
Lulkin, Sérgio Andrés |
author_facet |
Lulkin, Sérgio Andrés |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lulkin, Sérgio Andrés |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Skliar, Carlos Bernardo |
contributor_str_mv |
Skliar, Carlos Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação História Representação Análise do discurso Estudos culturais Deficiente da audição |
topic |
Educação História Representação Análise do discurso Estudos culturais Deficiente da audição |
description |
Esta dissertação aborda representações do sujeito surdo e da surdez construídas no interior de discursos religiosos, médicos, filosóficos, antropológicos e pedagógicos, que marcaram a educação de pessoas surdas desde o século XVIII até o final do século XIX. Os fundamentos para essa abordagem encontram-se nos campos dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais britânicos, com ênfase no conceito de Representação entendido, neste trabalho, como um processo de construção de um conhecimento específico sobre a comunidade de pessoas surdas, através de linguagens culturalmente compartilhadas. Nessa perspectiva, a concepção de Cultura é central para as discussões desenvolvidas, já que a sociedade majoritariamente ouvinte produz, em seus espaços de poder, os sentidos que os termos “surdo” e “surdez” adquirem, e o modo como esses conceitos são disponibilizados ao longo de diferentes períodos históricos. A circulação desses termos não é simplesmente uma questão retórica: argumento, ao longo do texto, que essas representações refinaram-se e mantêm suas marcas nos procedimentos pedagógicos contemporâneos, sobretudo no que denominei “mostras públicas” - espetáculos e outros eventos onde o sujeito surdo está exposto diante de uma platéia - concebidas pelas poéticas e pelas políticas sob o controle de pessoas ouvintes. |
publishDate |
2000 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2000 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-11T01:48:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83551 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000270785 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83551 |
identifier_str_mv |
000270785 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83551/1/000270785.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83551/2/000270785.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83551/3/000270785.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6e3e004bd4c3ffb3cdc7f72669cbdc1a f0d3dbfe1fd906a0fb7e6ba1ebfcacc6 8344779ebc08a89eb4b790e61cf1ee41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085275122008064 |