Juventude em discurso nas políticas públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14914 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como questão norteadora a problematização da emergência dos jovens como objeto de investimento de políticas públicas. O trabalho de dissertação se inscreveu no campo de pesquisa em Psicologia Social. Tomou-se como referência teórico-metodológica conceitos e propostas de análise de Michel Foucault. Adicionalmente, foram consultadas obras de autores tais como Dreyfus, Rabinow, Castel e Bauman, e artigos de autores como Sposito, Castro, Rojas e Abramovay. Analisaram-se documentos de dois projetos de políticas públicas de juventude — um no Brasil, o Consórcio Social da Juventude, e outro na Inglaterra, o Northamptonshire Millennium Volunteers — que propõem ações nos campos da educação e/ou da formação profissional. Para a análise, considerou-se o contexto das políticas públicas de juventude nos dois países. Foi possível, ainda, dialogar com alguns gestores e executores dos dois projetos. Deste modo, buscouse visibilizar os enunciados e discursos sobre juventude que operam nos projetos de políticas públicas, além de destacar os modos de ser jovem que se constituem como emergências possíveis nos projetos analisados. A partir dos elementos elencados dos enunciados, definiram-se três eixos principais de análise: juventude voluntária, juventude vulnerável e juventude trabalhadora. A problematização desenvolvida permitiu falar de relações e de processos mais coletivos que destacam os modos como, na contemporaneidade, se constroem determinadas universalidades de juventudes. |
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Frezza, MarciaMaraschin, CleciSantos, Nair Iracema Silveira dos2008-12-24T04:13:09Z2008http://hdl.handle.net/10183/14914000672742A presente pesquisa teve como questão norteadora a problematização da emergência dos jovens como objeto de investimento de políticas públicas. O trabalho de dissertação se inscreveu no campo de pesquisa em Psicologia Social. Tomou-se como referência teórico-metodológica conceitos e propostas de análise de Michel Foucault. Adicionalmente, foram consultadas obras de autores tais como Dreyfus, Rabinow, Castel e Bauman, e artigos de autores como Sposito, Castro, Rojas e Abramovay. Analisaram-se documentos de dois projetos de políticas públicas de juventude — um no Brasil, o Consórcio Social da Juventude, e outro na Inglaterra, o Northamptonshire Millennium Volunteers — que propõem ações nos campos da educação e/ou da formação profissional. Para a análise, considerou-se o contexto das políticas públicas de juventude nos dois países. Foi possível, ainda, dialogar com alguns gestores e executores dos dois projetos. Deste modo, buscouse visibilizar os enunciados e discursos sobre juventude que operam nos projetos de políticas públicas, além de destacar os modos de ser jovem que se constituem como emergências possíveis nos projetos analisados. A partir dos elementos elencados dos enunciados, definiram-se três eixos principais de análise: juventude voluntária, juventude vulnerável e juventude trabalhadora. A problematização desenvolvida permitiu falar de relações e de processos mais coletivos que destacam os modos como, na contemporaneidade, se constroem determinadas universalidades de juventudes.The present dissertation had as research question the problematization of the emergence of young people as object of investment of government policies. This work is inserted in the field of research in Social Psychology. We adopted as theoretical and methodological reference concepts and analysis proposed by Michel Foucault. Additionally, concepts developed by Dreyfus, Rabinow, Castel, Bauman, Sposito, Castro, Rojas, Abramovay, among others, were proficuous for the analysis. We analysed documents of two projects of government policies designed for young people — one in Brazil, the Consórcio Social da Juventude, and another in England, the Northamptonshire Millennium Volunteers — that planned actions in the fields of education and/or professional training. For the analysis, we considered the context of government policies for young people in both countries. It was possible to establish contacts with some professionals who worked in the projects, which contributed for the research work and analysis. We examined the statements and discourses on young people that operate in the government policies. We sought to highlight the ways of being that emerged as possibilities for the young people who took part in the projects. Based on the elements culled from the statements, we defined three main axes for the process of analysis: volunteering youth, vulnerable youth and working youth. The developed problematization made it possible to speak of more collective processes and relations that highlight the ways how some youth generalities are constructed in the contemporaneity.application/pdfporPolíticas públicasAdolescenteVulnerabilidadeTrabalhoGovernment policiesYoung peopleVolunteeringVulnerabilityWorkJuventude em discurso nas políticas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2008mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000672742.pdf000672742.pdfTexto completoapplication/pdf667961http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14914/1/000672742.pdf601665f257bd9485c1e255dde1bfb171MD51TEXT000672742.pdf.txt000672742.pdf.txtExtracted Texttext/plain226212http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14914/2/000672742.pdf.txt1e62abd1f3a1113e8762dc1725f7a8aaMD52THUMBNAIL000672742.pdf.jpg000672742.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14914/3/000672742.pdf.jpg835631adf8afba4efd9985f2b16bbf45MD5310183/149142024-07-25 06:29:36.765788oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14914Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-25T09:29:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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