Educada a suportar : um atlas ao corpo-cariátide
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203852 |
Resumo: | Trata do estudo de figuras femininas sobrecarregadas, o qual compreende os corpos figurados para além de sua dimensão estético-formal. O recorte da pesquisa contempla uma montagem constelatória de imagens de corpos femininos com elementos apoiados em suas cabeças, que vão desde os ornamentos antropomórficos encontrados em exemplares da Arquitetura clássica e neoclássica, obras de arte, até as artes gráficas e produções literárias da contemporaneidade. Busca uma episteme ao conceito de “corpo-cariátide” a partir de um plano de montagem visual alinhado ao modo do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e da sua visada transdisciplinar. Com o auxílio dos estudos de Georges Didi-Huberman a respeito das experiências significativas da emoção provocadas pelas obras de arte e dos conceitos warburguianos de nachleben e de pathosformel, propõe considerar as dimensões poética e político-pedagógica para historicizar imagens e evidenciar argumentos interimagéticos a figuras de mulheres que carregam a sobrevivência da sua manifestação expressiva: o corpo feminino submisso, secundário, sobrecarregado, educado e disciplinado a um modo de vida servil. Junto às perspectivas da Filosofia da Diferença, que pensa a imagem enquanto presença, para mover sentidos e ensinar outros modos de ser, de existir e de viver, este estudo propõe outras maneiras de estar diante das imagens investigadas e de revelar saberes transversais constituídos nas intersecções entre a Educação, a Filosofia, as Artes Visuais e a História da Arte. |
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Fleck, Débora BalzanZordan, Paola2019-12-27T04:04:12Z2019http://hdl.handle.net/10183/203852001109325Trata do estudo de figuras femininas sobrecarregadas, o qual compreende os corpos figurados para além de sua dimensão estético-formal. O recorte da pesquisa contempla uma montagem constelatória de imagens de corpos femininos com elementos apoiados em suas cabeças, que vão desde os ornamentos antropomórficos encontrados em exemplares da Arquitetura clássica e neoclássica, obras de arte, até as artes gráficas e produções literárias da contemporaneidade. Busca uma episteme ao conceito de “corpo-cariátide” a partir de um plano de montagem visual alinhado ao modo do Atlas Mnemosyne de Aby Warburg e da sua visada transdisciplinar. Com o auxílio dos estudos de Georges Didi-Huberman a respeito das experiências significativas da emoção provocadas pelas obras de arte e dos conceitos warburguianos de nachleben e de pathosformel, propõe considerar as dimensões poética e político-pedagógica para historicizar imagens e evidenciar argumentos interimagéticos a figuras de mulheres que carregam a sobrevivência da sua manifestação expressiva: o corpo feminino submisso, secundário, sobrecarregado, educado e disciplinado a um modo de vida servil. Junto às perspectivas da Filosofia da Diferença, que pensa a imagem enquanto presença, para mover sentidos e ensinar outros modos de ser, de existir e de viver, este estudo propõe outras maneiras de estar diante das imagens investigadas e de revelar saberes transversais constituídos nas intersecções entre a Educação, a Filosofia, as Artes Visuais e a História da Arte.This study is about overloaded female figures, which comprehends figurative bodies beyond their aesthetic-formal dimension. The research includes a constellation of images of female bodies with elements resting on their heads, ranging from anthropomorphic ornaments found in examples of classical and neoclassical architecture, works of art, to graphic arts and contemporary literary productions. It seeks an episteme of the concept of “caryatid body” from a visual assembly plan aligned with the mode of Aby Warburg's Atlas Mnemosyne and his transdisciplinary vision. With the help of Georges Didi-Huberman's studies on the significant experiences of emotion brought about by works of art and the warburguian concepts of nachleben and pathosformel, it is proposed to consider the poetic and political-pedagogical dimensions to historicize images and highlight their interimagetic arguments for the female figures that carry the survival of their expressive manifestation: the submissive, secondary, overworked, educated and disciplined female body to a servile way of life. Along with the perspectives of the Philosophy of Difference, which thinks the image as presence, to move senses and teach other ways of being, existing and living, this study proposes other ways of being in front of the investigated images and revealing transversal knowledge constituted at the intersections between Education, Philosophy, the Visual Arts and the History of Art.application/pdfporArteCorpoImagemArtBody figureMontageImagetic atlasCaryatidEducada a suportar : um atlas ao corpo-cariátideinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109325.pdf.txt001109325.pdf.txtExtracted Texttext/plain399924http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203852/2/001109325.pdf.txtac735f9a63068ad7125fe5771a5c7f21MD52ORIGINAL001109325.pdfTexto completoapplication/pdf4616739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203852/1/001109325.pdf3c633b7120b0dcdb5c00295201c430c3MD5110183/2038522019-12-28 05:03:04.068094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203852Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-28T07:03:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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