Relação pais-criança e problemas de comportamento externalizantes : contribuições de uma intervenção para pais baseada na Terapia Cognitiva Focada em Esquemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolini, Marcela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253593
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições da 'Terapia Cognitiva Focada em Esquemas para pais de crianças com problemas externalizantes – TEPPE' (Bortolini, Wainer & Piccinini, 2016) para crianças pré-escolares com problemas de comportamento externalizantes. Para tanto, foram realizados dois estudos. O Estudo I investigou as contribuições da TEPPE nas percepções dos pais sobre os problemas de comportamento externalizantes do filho, nas práticas educativas parentais e nos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs). Já o Estudo II investigou as contribuições da TEPPE para a interação mãe-criança e pai-criança com problemas de comportamento externalizantes. Participaram seis casais, constituídos de mãe e pai, cujos filhos pré-escolares apresentavam problemas de comportamento externalizantes. As mães e os pais participaram individualmente das quinze sessões propostas pela TEPPE, e realizaram as avaliações pré, pós-intervenção e follow-up. Os resultados de ambos os estudos apoiaram parcialmente as expectativas iniciais. Os resultados do Estudo I, revelaram diferenças significativas nas médias do grupo, entre o pré, pós e follow-up, nas percepções sobre os problemas de comportamento da criança e nas práticas educativas parentais. Além disto, as análises intra-sujeito indicaram melhorias clínicas em quase todas as crianças em relação aos problemas de comportamento. Mesmo em relação aos EIDs, sobre os quais não eram esperadas mudanças, os resultados revelaram mudanças nos EIDs pertencentes do Domínio de Supervigilância e Inibição. Com relação aos resultados do Estudo II, a análise temática das sessões de observação revelou que quatro famílias apresentaram mudanças mais expressiva nas avaliações do pós e follow-up. Estas diferenças nas mudanças foram compreendidas à luz da compreensão clínica dos EIDs e MEs (Modos esquemáticos), Necessidades Emocionais e da teoria que embasou o estudo. Além disto, as análises das sessões de observações também revelaram mudanças significativas, na direção esperada, para as Práticas Educativas Facilitadoras e para as Práticas Educativas não Facilitadoras nas avaliações entre pré e pós-intervenção, e entre pré e follow-up, bem como para Comportamentos positivos da criança entre pré e follow-up. Juntos, os resultados dos dois estudos, revelaram tendências consistentes nas diferentes analises realizadas, com relação às contribuições da TEPPE para atender as demandas das famílias. Embora é importante se ter cautela na interpretação destes resulados [preliminares], as evidências sugerem que a TEPPE configura-se como uma possibilidade de intervenção e prevenção de problemas de comportamentos externalizantes em crianças pré-escolares.
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As mães e os pais participaram individualmente das quinze sessões propostas pela TEPPE, e realizaram as avaliações pré, pós-intervenção e follow-up. Os resultados de ambos os estudos apoiaram parcialmente as expectativas iniciais. Os resultados do Estudo I, revelaram diferenças significativas nas médias do grupo, entre o pré, pós e follow-up, nas percepções sobre os problemas de comportamento da criança e nas práticas educativas parentais. Além disto, as análises intra-sujeito indicaram melhorias clínicas em quase todas as crianças em relação aos problemas de comportamento. Mesmo em relação aos EIDs, sobre os quais não eram esperadas mudanças, os resultados revelaram mudanças nos EIDs pertencentes do Domínio de Supervigilância e Inibição. Com relação aos resultados do Estudo II, a análise temática das sessões de observação revelou que quatro famílias apresentaram mudanças mais expressiva nas avaliações do pós e follow-up. Estas diferenças nas mudanças foram compreendidas à luz da compreensão clínica dos EIDs e MEs (Modos esquemáticos), Necessidades Emocionais e da teoria que embasou o estudo. Além disto, as análises das sessões de observações também revelaram mudanças significativas, na direção esperada, para as Práticas Educativas Facilitadoras e para as Práticas Educativas não Facilitadoras nas avaliações entre pré e pós-intervenção, e entre pré e follow-up, bem como para Comportamentos positivos da criança entre pré e follow-up. Juntos, os resultados dos dois estudos, revelaram tendências consistentes nas diferentes analises realizadas, com relação às contribuições da TEPPE para atender as demandas das famílias. Embora é importante se ter cautela na interpretação destes resulados [preliminares], as evidências sugerem que a TEPPE configura-se como uma possibilidade de intervenção e prevenção de problemas de comportamentos externalizantes em crianças pré-escolares.The aim of this study was to investigate contributions of 'Schema Therapy for parents of children with externalizing behavior problems - TEPPE' (Bortolini, Wainer & Piccinini, 2016) to preschool children with externalizing behavior problems. For this purpose, two studies were developed. The First study investigated the contributions of TEPPE to parents' perceptions about the child's externalizing behavioral problems, parental practices, and the Early Maladaptive Schemas (EMS). The Second study investigated contributions of TEPPE to mother-child and parent-child interaction with externalizing behavior problems. Participants included six couples, consisting of mother and father, whose preschool children had externalizing behavior problems. Mothers and fathers participated individually in the fifteen sessions of TEPPE, and participated to pre and post-intervention, and follow-up evaluations. The results of both studies partially supported initial prospects. Regarding the results of the First study, the analysis of the group means, involving all families, revealed significant differences for the child behavior problems and parental practices. In addition, intra-subject analysis indicated clinical improvements in almost all children for behavioral problems, suggesting changes in expected direction according the perception of the parents. Regarding the EMS, no changes were expected according the reduced number of TEPPE sessions. However, there were changes in the Domain belong to Supervision and Inhibition Domain. Regarding the results of the Second Study, the Thematic Analysis of observation sessions revealed that four families had more expressive changes, according to the post and follow-up evaluations. These differences in changes were understood in the light of the clinical understanding of EMS and SM (Schema Modes), Emotional Needs, and of the theory underlying the study. The analysis of the observation sessions revealed significant changes, in the expected direction, for the Facilitating Educational Practices and for the Non-Facilitating Educational Practices in the pre and post-intervention evaluations, and between the pre and follow-up evaluations. The pre and follow-up evaluations also revealed significant changes in the child's Positive Behaviors. Therefore, although the results require a weighting in their interpretation, they showed very consistent trends in the different analysis performed, and that the theoretical bases of the TEPPE were appropriate to meet the demands of the families. It was concluded that the evidence from the two studies indicated that TEPPE is a potential approach for the intervention and prevention of externalizing behavior problems in preschool children.application/pdfporRelação pais-filhosTerapia cognitivo-comportamentalCriancas pre-escolaresPráticas educativasPsicologiaExternalizing behavior problemsPreschool childrenCognitive therapy focused on schemasIntervention for parentsRelação pais-criança e problemas de comportamento externalizantes : contribuições de uma intervenção para pais baseada na Terapia Cognitiva Focada em Esquemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001074910.pdf.txt001074910.pdf.txtExtracted Texttext/plain744991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253593/2/001074910.pdf.txt5282991b803bc178a119c47c0362d6b7MD52ORIGINAL001074910.pdfTexto parcialapplication/pdf2332505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253593/1/001074910.pdfc9cb976ea7192bac7866b2d1af4a734aMD5110183/2535932023-01-13 06:03:21.916672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253593Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-13T08:03:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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