Narrativas vivas de memórias de/na infância : as crianças que (se) narram e suas experiências sociais em família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229886 |
Resumo: | A partir de narrativas das memórias de/na infância, na medida em que relacionadas a seus contextos familiares, o objetivo desta pesquisa foi o de problematizar os conceitos de memória e de narrativa nas crianças a partir de suas experiências em família – valendo-se, para isso, de diálogos tecidos com elas a partir de fotografias, na qualidade de “suportes de memória”. A fundamentação teórico-metodológica foi baseada, centralmente, nos conceitos de memória e de família, bem como em discussões sobre pesquisa com crianças e fotografia. Metodologicamente, foram realizados quatro encontros individuais com um conjunto de nove crianças entre 6 a 11 anos, valendo-se, para tanto, da estratégia da foto-elicitação (CLARK-IBAÑEZ, 2004). Para os encontros foram consideradas fotografias em família do acervo da pesquisadora, do acervo das crianças e aquelas derivadas da produção de fotos por meio do empréstimo de câmeras analógicas. A concepção de memória é trazida a partir de Walter Benjamin e de seus comentadores. Nela, destaca-se a importância dada ao ato de narrar para a produção de memórias e para o reconhecimento identitário individual e coletivo dos sujeitos. Por sua vez, o conceito social de família se organizou, na pesquisa, a partir de dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 e, ainda, com algumas projeções populacionais de anos mais recentes, a fim de contextualizar o cenário das famílias brasileiras, estatisticamente. Além disso, alguns conceitos como dinâmicas familiares (FONSECA, 2005) e parentescos do cotidiano (FONSECA, 2004) foram usados para definir um contexto atual de família que reconheça a diversidade das formas de a família se configurar hoje. Ao trabalho de transcrição/composição da fala da criança em texto operou-se com um processo aqui chamado de “transcriançar” – numa tentativa teórico-metodológica de apresentar uma relação inventiva que se dá entre o processo de escrita e de tradução das memórias das crianças na pesquisa. As análises que emergiram a partir das conversas com as crianças tratam especificamente sobre os modos de narrar memórias de infância na infância, considerando: 1) as interlocuções com o outro, durante (e também anteriormente) ao próprio ato de narrar, sendo esse outro um adulto ou até mesmo outra criança; e 2) o processo da imaginação vinculado à memória, em que as emoções e os devaneios infantis (BACHELARD, 1996) conduzem, de certa forma, o fio rememorativo. Também analiticamente, as descobertas da pesquisa entendem as narrativas das crianças sobre as relações familiares e sobre os processos de socialização, fruto das experiências compartilhadas, como estando ligadas, de modo inseparável, às dimensões de aprender, estar junto e ensinar. Além disso, as narrativas das crianças revelaram agrupamentos vinculados às redes de parentesco que elas mantêm. A partir desses elementos analíticos, compreende-se, em suma, que as memórias de infância na infância emergem a partir de uma história coletiva, vivida e narrada com emoção e imaginação, em que crianças e adultos compartilham olhares, experiências, linguagens e aprendizagens, por toda a vida, sem que se possa estabelecer uma forma única e atemporal de narrar. |
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Soares, Gisele RodriguesMarcello, Fabiana de Amorim2021-09-16T04:22:24Z2021http://hdl.handle.net/10183/229886001131507A partir de narrativas das memórias de/na infância, na medida em que relacionadas a seus contextos familiares, o objetivo desta pesquisa foi o de problematizar os conceitos de memória e de narrativa nas crianças a partir de suas experiências em família – valendo-se, para isso, de diálogos tecidos com elas a partir de fotografias, na qualidade de “suportes de memória”. A fundamentação teórico-metodológica foi baseada, centralmente, nos conceitos de memória e de família, bem como em discussões sobre pesquisa com crianças e fotografia. Metodologicamente, foram realizados quatro encontros individuais com um conjunto de nove crianças entre 6 a 11 anos, valendo-se, para tanto, da estratégia da foto-elicitação (CLARK-IBAÑEZ, 2004). Para os encontros foram consideradas fotografias em família do acervo da pesquisadora, do acervo das crianças e aquelas derivadas da produção de fotos por meio do empréstimo de câmeras analógicas. A concepção de memória é trazida a partir de Walter Benjamin e de seus comentadores. Nela, destaca-se a importância dada ao ato de narrar para a produção de memórias e para o reconhecimento identitário individual e coletivo dos sujeitos. Por sua vez, o conceito social de família se organizou, na pesquisa, a partir de dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 e, ainda, com algumas projeções populacionais de anos mais recentes, a fim de contextualizar o cenário das famílias brasileiras, estatisticamente. Além disso, alguns conceitos como dinâmicas familiares (FONSECA, 2005) e parentescos do cotidiano (FONSECA, 2004) foram usados para definir um contexto atual de família que reconheça a diversidade das formas de a família se configurar hoje. Ao trabalho de transcrição/composição da fala da criança em texto operou-se com um processo aqui chamado de “transcriançar” – numa tentativa teórico-metodológica de apresentar uma relação inventiva que se dá entre o processo de escrita e de tradução das memórias das crianças na pesquisa. As análises que emergiram a partir das conversas com as crianças tratam especificamente sobre os modos de narrar memórias de infância na infância, considerando: 1) as interlocuções com o outro, durante (e também anteriormente) ao próprio ato de narrar, sendo esse outro um adulto ou até mesmo outra criança; e 2) o processo da imaginação vinculado à memória, em que as emoções e os devaneios infantis (BACHELARD, 1996) conduzem, de certa forma, o fio rememorativo. Também analiticamente, as descobertas da pesquisa entendem as narrativas das crianças sobre as relações familiares e sobre os processos de socialização, fruto das experiências compartilhadas, como estando ligadas, de modo inseparável, às dimensões de aprender, estar junto e ensinar. Além disso, as narrativas das crianças revelaram agrupamentos vinculados às redes de parentesco que elas mantêm. A partir desses elementos analíticos, compreende-se, em suma, que as memórias de infância na infância emergem a partir de uma história coletiva, vivida e narrada com emoção e imaginação, em que crianças e adultos compartilham olhares, experiências, linguagens e aprendizagens, por toda a vida, sem que se possa estabelecer uma forma única e atemporal de narrar.Based on narratives from/in childhood memories, as far as related to their family contexts, the objective of this research is to problematize the concepts of memory and narrative in children from their family experiences - using, for this, dialogues woven with them from photographs (understood, themselves, in this research, as memory supports). To this end, the theoretical-methodological foundation is based, centrally, on the concepts of memory and family, as well as on discussions about research with children and photography, as a mediating element of meetings (here, held with a group of nine children between 6 and 11 years old). The methodology used is that of photo-elicitation (CLARK-IBAÑEZ, 2004). For the meetings, family photographs from the researcher's collection, from the children's collection, and those derived from their production of photos through the loan of analog cameras were considered. The conception of memory is brought from Walter Benjamin and his commentators. In it, the importance given to the act of narrating for the production of memories and for the individual and collective identity recognition of the subjects (infant or not) is highlighted. In turn, the social concept of family is organized based on data from the IBGE's Demographic Census of 2010 and, also, with some population projections from more recent years in order to contextualize the scenario and context of Brazilian families, statistically. In addition, some concepts such as family dynamics (FONSECA, 2005) and everyday kinship (FONSECA, 2004) emerge and are used to define a current family context that recognizes diversity as a participating public in the study. The process of transcribing/composing the child's speech into text was called, in the research, "transcriançar" [joining of the words “transcrever” and “criança”, turned into a verb] - in a theoretical-methodological attempt to present an inventive relationship that takes place between the process of writing and translating the children's memories in the research. The analyses that emerged from the conversations with the children deals specifically with the ways of narrating memories of childhood in childhood, considering 1) the interlocutions with the other, during (and also before) the actual act of narrating, being this other an adult or even another child, and 2) the process of imagination linked to memory, where emotions and child's daydreams (BACHELARD, 1996) lead, in a certain way, the rememorative thread. Also analytically, the research findings weave the children's narratives about family relationships and socialization processes that are the fruit of shared experiences, themselves gathered in the dimensions of learning, being together, and teaching. In addition, the children's narratives were able to reveal groupings linked to their kinship networks. And, after all, memories of childhood in childhood emerge from a collective story, lived and narrated with emotion and imagination, in which children and adults share looks, experiences, languages, and learning, throughout their whole lives, and there is not only one way to narrate these memories.application/pdfporPesquisa educacionalCriançaFamíliaNarrativaMemóriaFotografiaMemoryNarrativeResearch with childrenFamilyPhoto-elicitationNarrativas vivas de memórias de/na infância : as crianças que (se) narram e suas experiências sociais em famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131507.pdf.txt001131507.pdf.txtExtracted Texttext/plain485666http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229886/2/001131507.pdf.txtc8b42b0f6a9cc658fecd60dc49e2e56cMD52ORIGINAL001131507.pdfTexto completoapplication/pdf5089746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229886/1/001131507.pdf9209e4975f73c8f481bf38202b0f7c5fMD5110183/2298862021-09-19 04:34:33.16952oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229886Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-19T07:34:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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