Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Renato Martins das
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8153
Resumo: Este trabalho propõe um modelo de capacitação de gerentes intermediários de empresas de construção, baseado na abordagem da aprendizagem baseada em problemas - ABP (problem-based learning), para o desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem organizacional. Esta abordagem auxilia a integração da teoria e da prática através do relacionamento com situações da vida real, encorajando os gerentes a refletirem sobre a experiência prévia e o conhecimento. O elemento principal da ABP é o problema como foco da aprendizagem. O desenvolvimento do modelo foi baseado na realização de um estudo empírico em uma empresa de construção, no qual foram realizados vários ciclos de aprendizagem com um grupo de gerentes. Tais ciclos ocorreram através do processo de interação da aprendizagem individual, grupal e organizacional, uma vez que o desenvolvimento das competências organizacionais depende da combinação de competências coletivas (competências funcionais) e competências individuais. Como principais conclusões, este estudo indicou que a ABP pode ser adaptada ao contexto organizacional, sendo eficaz na capacitação dos gerentes: motiva a ação sobre um problema real; estimula a compreensão do contexto; impulsiona a busca da compreensão de como e por que os gerentes chegam a determinadas alternativas de soluções para o problema. Entretanto, os gerentes tiveram dificuldades em desenvolver um processo de aprendizagem auto-dirigido, indicando limitações dessa abordagem. Assim, é necessário o emprego de recursos externos para a aquisição de novos conhecimentos a fim de possibilitar que a organização seja mais eficaz no desenvolvimento de inovações.
id URGS_b761089211a1d536a6dd681afefcb280
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8153
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Neves, Renato Martins dasFormoso, Carlos Torres2007-06-06T19:13:35Z2006http://hdl.handle.net/10183/8153000569079Este trabalho propõe um modelo de capacitação de gerentes intermediários de empresas de construção, baseado na abordagem da aprendizagem baseada em problemas - ABP (problem-based learning), para o desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem organizacional. Esta abordagem auxilia a integração da teoria e da prática através do relacionamento com situações da vida real, encorajando os gerentes a refletirem sobre a experiência prévia e o conhecimento. O elemento principal da ABP é o problema como foco da aprendizagem. O desenvolvimento do modelo foi baseado na realização de um estudo empírico em uma empresa de construção, no qual foram realizados vários ciclos de aprendizagem com um grupo de gerentes. Tais ciclos ocorreram através do processo de interação da aprendizagem individual, grupal e organizacional, uma vez que o desenvolvimento das competências organizacionais depende da combinação de competências coletivas (competências funcionais) e competências individuais. Como principais conclusões, este estudo indicou que a ABP pode ser adaptada ao contexto organizacional, sendo eficaz na capacitação dos gerentes: motiva a ação sobre um problema real; estimula a compreensão do contexto; impulsiona a busca da compreensão de como e por que os gerentes chegam a determinadas alternativas de soluções para o problema. Entretanto, os gerentes tiveram dificuldades em desenvolver um processo de aprendizagem auto-dirigido, indicando limitações dessa abordagem. Assim, é necessário o emprego de recursos externos para a aquisição de novos conhecimentos a fim de possibilitar que a organização seja mais eficaz no desenvolvimento de inovações.Today, many companies are making an effort to become competitive. One of the factors that affect the level of competitiveness is the development of human resources. In this context, competency management has greatly contributed to the organizational development. The aim of this research work is to devise a model for the qualification of middle managers from construction companies, based on the Problem-based Learning approach – PBL, for the development managerial competencies and organizational learning. This approach enables the integration of theory and practice through a connection with real-life situations, encouraging managers to dwell on previous experience and knowledge. The key element in PBL is the problem as the focus of learning. The development of the model was based on an empirical study carried out in a construction company through various learning cycles involving a group of managers. Such cycles occurred through the process of individual, group and organizational learning interaction, since the development of organizational competencies depends on the combination of collective competencies (fuctional competencies) and individual competencies. As main conclusions, this study indicated that PBL may be adapted to an organization context, being effective in the qualification of managers: it triggers action over a real problem; it stimulates the understanding of the context; it helps understanding how and why managers find alternative solutions for the problem. Nevertheless, managers had difficulties in developing a self-oriented learning process indicating limitations to that approach. Thus, external resources should be used in the acquisition of new information that will enable the company to develop innovations more effectively.application/pdfporAprendizagem organizacionalConstrução civilGestãoCompetenciesOrganizational learningProblem-based learningDesenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2006doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000569079.pdf000569079.pdfTexto completoapplication/pdf2123916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8153/1/000569079.pdf205a51cc4d53bee4f6ea9be69f4c3473MD51TEXT000569079.pdf.txt000569079.pdf.txtExtracted Texttext/plain629711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8153/2/000569079.pdf.txt4dee5bd1676deccd0c75d6647fb8740bMD52THUMBNAIL000569079.pdf.jpg000569079.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8153/3/000569079.pdf.jpgd9ce6088d87683f8568a0f3f90948d00MD5310183/81532018-10-17 09:09:29.685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T12:09:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
title Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
spellingShingle Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
Neves, Renato Martins das
Aprendizagem organizacional
Construção civil
Gestão
Competencies
Organizational learning
Problem-based learning
title_short Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
title_full Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
title_fullStr Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
title_sort Desenvolvimento de competências de gerentes intermediários na construção civil através da adaptação da aprendizagem baseada em problemas -ABP
author Neves, Renato Martins das
author_facet Neves, Renato Martins das
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Renato Martins das
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Formoso, Carlos Torres
contributor_str_mv Formoso, Carlos Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Construção civil
Gestão
topic Aprendizagem organizacional
Construção civil
Gestão
Competencies
Organizational learning
Problem-based learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Competencies
Organizational learning
Problem-based learning
description Este trabalho propõe um modelo de capacitação de gerentes intermediários de empresas de construção, baseado na abordagem da aprendizagem baseada em problemas - ABP (problem-based learning), para o desenvolvimento de competências gerenciais e aprendizagem organizacional. Esta abordagem auxilia a integração da teoria e da prática através do relacionamento com situações da vida real, encorajando os gerentes a refletirem sobre a experiência prévia e o conhecimento. O elemento principal da ABP é o problema como foco da aprendizagem. O desenvolvimento do modelo foi baseado na realização de um estudo empírico em uma empresa de construção, no qual foram realizados vários ciclos de aprendizagem com um grupo de gerentes. Tais ciclos ocorreram através do processo de interação da aprendizagem individual, grupal e organizacional, uma vez que o desenvolvimento das competências organizacionais depende da combinação de competências coletivas (competências funcionais) e competências individuais. Como principais conclusões, este estudo indicou que a ABP pode ser adaptada ao contexto organizacional, sendo eficaz na capacitação dos gerentes: motiva a ação sobre um problema real; estimula a compreensão do contexto; impulsiona a busca da compreensão de como e por que os gerentes chegam a determinadas alternativas de soluções para o problema. Entretanto, os gerentes tiveram dificuldades em desenvolver um processo de aprendizagem auto-dirigido, indicando limitações dessa abordagem. Assim, é necessário o emprego de recursos externos para a aquisição de novos conhecimentos a fim de possibilitar que a organização seja mais eficaz no desenvolvimento de inovações.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:13:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8153
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000569079
url http://hdl.handle.net/10183/8153
identifier_str_mv 000569079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8153/1/000569079.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8153/2/000569079.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8153/3/000569079.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 205a51cc4d53bee4f6ea9be69f4c3473
4dee5bd1676deccd0c75d6647fb8740b
d9ce6088d87683f8568a0f3f90948d00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308942553743360