Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2314 |
Resumo: | A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais somente a escola que faz isso. No caso do ensino de Ciências, os museus são considerados uma destas instituições. Freqüentemente, estes museus ensinam muito mais que somente o conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é analisar os ensinamentos produzidos no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul —MCT-PUCRS—, o qual se caracteriza principalmente pela qualidade das instalações e materiais expostos e pela interatividade que proporciona aos visitantes. Nessa análise, considero dois aspectos principais: a poética e a política envolvida nas exposições do MCT-PUCRS. Para isso, valho-me da vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Ao descrever e analisar várias seções do Museu, demonstro que ele faz muito mais do que tão somente ensinar ou divulgar conhecimentos científicos aos visitantes. Meu argumento principal é que, justamente graças à sua qualidade e ao seu caráter interativo, o MCT-PUCRS produz sujeitos bem adequados e conformados ao mundo de hoje. |
id |
URGS_b85d3124176ff41da6df00a1aeeda13b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2314 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Schwantes, LaviniaVeiga-Neto, Alfredo José da2007-06-06T17:21:22Z2002http://hdl.handle.net/10183/2314000317623A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais somente a escola que faz isso. No caso do ensino de Ciências, os museus são considerados uma destas instituições. Freqüentemente, estes museus ensinam muito mais que somente o conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é analisar os ensinamentos produzidos no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul —MCT-PUCRS—, o qual se caracteriza principalmente pela qualidade das instalações e materiais expostos e pela interatividade que proporciona aos visitantes. Nessa análise, considero dois aspectos principais: a poética e a política envolvida nas exposições do MCT-PUCRS. Para isso, valho-me da vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Ao descrever e analisar várias seções do Museu, demonstro que ele faz muito mais do que tão somente ensinar ou divulgar conhecimentos científicos aos visitantes. Meu argumento principal é que, justamente graças à sua qualidade e ao seu caráter interativo, o MCT-PUCRS produz sujeitos bem adequados e conformados ao mundo de hoje.application/pdfporMuseu universitárioMuseuHistóriaCiênciasEnsinoBrasilPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia.Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000317623.pdf000317623.pdfTexto completoapplication/pdf812748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/1/000317623.pdf640ce00b29a58a00bbcf774fbf7074fdMD51TEXT000317623.pdf.txt000317623.pdf.txtExtracted Texttext/plain271495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/2/000317623.pdf.txt6b736117d0d18bab51d3024991812e0bMD52THUMBNAIL000317623.pdf.jpg000317623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/3/000317623.pdf.jpgb5fce01df4feeb43877925c66da15364MD5310183/23142018-10-16 07:59:58.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T10:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS |
title |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS |
spellingShingle |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS Schwantes, Lavinia Museu universitário Museu História Ciências Ensino Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia. |
title_short |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS |
title_full |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS |
title_fullStr |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS |
title_full_unstemmed |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS |
title_sort |
Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS |
author |
Schwantes, Lavinia |
author_facet |
Schwantes, Lavinia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwantes, Lavinia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Veiga-Neto, Alfredo José da |
contributor_str_mv |
Veiga-Neto, Alfredo José da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu universitário Museu História Ciências Ensino Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia. |
topic |
Museu universitário Museu História Ciências Ensino Brasil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia. |
description |
A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais somente a escola que faz isso. No caso do ensino de Ciências, os museus são considerados uma destas instituições. Freqüentemente, estes museus ensinam muito mais que somente o conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é analisar os ensinamentos produzidos no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul —MCT-PUCRS—, o qual se caracteriza principalmente pela qualidade das instalações e materiais expostos e pela interatividade que proporciona aos visitantes. Nessa análise, considero dois aspectos principais: a poética e a política envolvida nas exposições do MCT-PUCRS. Para isso, valho-me da vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Ao descrever e analisar várias seções do Museu, demonstro que ele faz muito mais do que tão somente ensinar ou divulgar conhecimentos científicos aos visitantes. Meu argumento principal é que, justamente graças à sua qualidade e ao seu caráter interativo, o MCT-PUCRS produz sujeitos bem adequados e conformados ao mundo de hoje. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:21:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2314 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000317623 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2314 |
identifier_str_mv |
000317623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/1/000317623.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/2/000317623.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/3/000317623.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
640ce00b29a58a00bbcf774fbf7074fd 6b736117d0d18bab51d3024991812e0b b5fce01df4feeb43877925c66da15364 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736752953458688 |