Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwantes, Lavinia
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2314
Resumo: A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais somente a escola que faz isso. No caso do ensino de Ciências, os museus são considerados uma destas instituições. Freqüentemente, estes museus ensinam muito mais que somente o conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é analisar os ensinamentos produzidos no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul —MCT-PUCRS—, o qual se caracteriza principalmente pela qualidade das instalações e materiais expostos e pela interatividade que proporciona aos visitantes. Nessa análise, considero dois aspectos principais: a poética e a política envolvida nas exposições do MCT-PUCRS. Para isso, valho-me da vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Ao descrever e analisar várias seções do Museu, demonstro que ele faz muito mais do que tão somente ensinar ou divulgar conhecimentos científicos aos visitantes. Meu argumento principal é que, justamente graças à sua qualidade e ao seu caráter interativo, o MCT-PUCRS produz sujeitos bem adequados e conformados ao mundo de hoje.
id URGS_b85d3124176ff41da6df00a1aeeda13b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2314
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schwantes, LaviniaVeiga-Neto, Alfredo José da2007-06-06T17:21:22Z2002http://hdl.handle.net/10183/2314000317623A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais somente a escola que faz isso. No caso do ensino de Ciências, os museus são considerados uma destas instituições. Freqüentemente, estes museus ensinam muito mais que somente o conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é analisar os ensinamentos produzidos no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul —MCT-PUCRS—, o qual se caracteriza principalmente pela qualidade das instalações e materiais expostos e pela interatividade que proporciona aos visitantes. Nessa análise, considero dois aspectos principais: a poética e a política envolvida nas exposições do MCT-PUCRS. Para isso, valho-me da vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Ao descrever e analisar várias seções do Museu, demonstro que ele faz muito mais do que tão somente ensinar ou divulgar conhecimentos científicos aos visitantes. Meu argumento principal é que, justamente graças à sua qualidade e ao seu caráter interativo, o MCT-PUCRS produz sujeitos bem adequados e conformados ao mundo de hoje.application/pdfporMuseu universitárioMuseuHistóriaCiênciasEnsinoBrasilPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia.Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000317623.pdf000317623.pdfTexto completoapplication/pdf812748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/1/000317623.pdf640ce00b29a58a00bbcf774fbf7074fdMD51TEXT000317623.pdf.txt000317623.pdf.txtExtracted Texttext/plain271495http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/2/000317623.pdf.txt6b736117d0d18bab51d3024991812e0bMD52THUMBNAIL000317623.pdf.jpg000317623.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/3/000317623.pdf.jpgb5fce01df4feeb43877925c66da15364MD5310183/23142018-10-16 07:59:58.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T10:59:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
title Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
spellingShingle Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
Schwantes, Lavinia
Museu universitário
Museu
História
Ciências
Ensino
Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia.
title_short Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
title_full Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
title_fullStr Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
title_full_unstemmed Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
title_sort Educação e lazer : a produtividade do Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS
author Schwantes, Lavinia
author_facet Schwantes, Lavinia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwantes, Lavinia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
contributor_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Museu universitário
Museu
História
Ciências
Ensino
Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia.
topic Museu universitário
Museu
História
Ciências
Ensino
Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Museu de Ciências e Tecnologia.
description A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais somente a escola que faz isso. No caso do ensino de Ciências, os museus são considerados uma destas instituições. Freqüentemente, estes museus ensinam muito mais que somente o conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é analisar os ensinamentos produzidos no Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul —MCT-PUCRS—, o qual se caracteriza principalmente pela qualidade das instalações e materiais expostos e pela interatividade que proporciona aos visitantes. Nessa análise, considero dois aspectos principais: a poética e a política envolvida nas exposições do MCT-PUCRS. Para isso, valho-me da vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Ao descrever e analisar várias seções do Museu, demonstro que ele faz muito mais do que tão somente ensinar ou divulgar conhecimentos científicos aos visitantes. Meu argumento principal é que, justamente graças à sua qualidade e ao seu caráter interativo, o MCT-PUCRS produz sujeitos bem adequados e conformados ao mundo de hoje.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2314
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000317623
url http://hdl.handle.net/10183/2314
identifier_str_mv 000317623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/1/000317623.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/2/000317623.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2314/3/000317623.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 640ce00b29a58a00bbcf774fbf7074fd
6b736117d0d18bab51d3024991812e0b
b5fce01df4feeb43877925c66da15364
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085014201696256