Perspectivas para a construção de uma universidade pública e popular : a experiência do Grupo De Trabalho Universidade Popular (GTUP/UFRGS)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202054 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais os pressupostos, perspectivas e implicações para a construção de uma universidade popular no atual momento brasileiro, a partir da experiência do Grupo de Trabalho Universidade Popular (GTUP/UFRGS). Tendo o materialismo histórico e dialético como teoria e método, traça um panorama histórico da universidade na América Latina e no Brasil, constrói um estado da questão a partir dos trabalhos apresentados no GT 11 da ANPED e, utiliza da análise de fontes midiáticas para elucidar o cenário atual da universidade brasileira. Como ferramenta metodológica para trazer a tona a experiência do GTUP realiza análise documental e entrevistas semi-estruturada com integrantes do grupo, evidenciando possibilidades, limites e desafios da construção de uma universidade popular. Apresenta como principais considerações que 1) as análises acerca da universidade não podem ser compreendida de forma isolada do contexto econômico, político e social; 2) que a construção de uma universidade popular só se efetivará com a construção de um outro modelo de sociedade, em que não haja divisão entre trabalho e educação, pois o conhecimento só será plenamente socializado com a socialização dos meios de produção, embora o movimento dialético da história permita tensionar a estrutura vigente e impulsionar a transformação; 3) faz-se necessário pensar um projeto de formação humana, numa perspectiva omnilateral, e não unilateral como tem se dado no capitalismo; 4) que o papel de uma universidade de fato popular é atentar para as problemáticas mais sentidas da população; e 5) que, diante do atual cenário brasileiro é necessário resgatar a legitimidade da universidade como produtora de conhecimento, ciência e tecnologia socialmente relevantes. |
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Medeiros, Tanise Baptista deZitkoski, Jaime José2019-11-26T03:54:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/202054001106388Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais os pressupostos, perspectivas e implicações para a construção de uma universidade popular no atual momento brasileiro, a partir da experiência do Grupo de Trabalho Universidade Popular (GTUP/UFRGS). Tendo o materialismo histórico e dialético como teoria e método, traça um panorama histórico da universidade na América Latina e no Brasil, constrói um estado da questão a partir dos trabalhos apresentados no GT 11 da ANPED e, utiliza da análise de fontes midiáticas para elucidar o cenário atual da universidade brasileira. Como ferramenta metodológica para trazer a tona a experiência do GTUP realiza análise documental e entrevistas semi-estruturada com integrantes do grupo, evidenciando possibilidades, limites e desafios da construção de uma universidade popular. Apresenta como principais considerações que 1) as análises acerca da universidade não podem ser compreendida de forma isolada do contexto econômico, político e social; 2) que a construção de uma universidade popular só se efetivará com a construção de um outro modelo de sociedade, em que não haja divisão entre trabalho e educação, pois o conhecimento só será plenamente socializado com a socialização dos meios de produção, embora o movimento dialético da história permita tensionar a estrutura vigente e impulsionar a transformação; 3) faz-se necessário pensar um projeto de formação humana, numa perspectiva omnilateral, e não unilateral como tem se dado no capitalismo; 4) que o papel de uma universidade de fato popular é atentar para as problemáticas mais sentidas da população; e 5) que, diante do atual cenário brasileiro é necessário resgatar a legitimidade da universidade como produtora de conhecimento, ciência e tecnologia socialmente relevantes.Esta investigación tiene como objetivo comprender cuáles son los presupuestos, perspectivas e implicaciones para la construcción de una universidad popular en el actual momento brasileño, a partir de la experiencia del Grupo de Trabajo Universidad Popular (GTUP/UFRGS). Con el materialismo histórico y dialéctico como teoría y método, traza un panorama histórico de la universidad en América Latina y en Brasil, construye un estado de la cuestión a partir de los trabajos presentados en el GT 11 de la ANPED y, utiliza del análisis de fuentes mediáticas para elucidar el tema en el escenario actual de la universidad brasileña. Como herramienta metodológica para traer a la superficie la experiencia del GTUP realiza análisis documental y entrevistas semiestructuradas con integrantes del grupo, evidenciando posibilidades, límites y desafíos de la construcción de una universidad popular. Presenta como principales consideraciones que 1) los análisis sobre la universidad no pueden entenderse aislados del contexto económico, político y social; 2) que la construcción de una universidad popular solo se efectuará con la construcción de otro modelo de sociedad, en el que no haya división entre trabajo y educación, porque el conocimiento solo se socializará completamente con la socialización de los medios de producción, aunque el movimiento dialéctico de la historia nos permite tensar la estructura actual e impulsar la transformación; 3) es necesario pensar en un proyecto de formación humana, desde una perspectiva omnilateral, no unilateral como lo ha sido en el capitalismo; 4) que el papel de una universidad verdaderamente popular es abordar los problemas más sentidos de la población; y 5) que, dado el escenario brasileño actual, es necesario recuperar la legitimidad de la universidad como productora de conocimiento, ciencia y tecnología socialmente relevantes.application/pdfporUniversidadeUniversidade públicaFormação humanaUniversidadUniversidad popularFormación humanaPerspectivas para a construção de uma universidade pública e popular : a experiência do Grupo De Trabalho Universidade Popular (GTUP/UFRGS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106388.pdf.txt001106388.pdf.txtExtracted Texttext/plain325298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202054/2/001106388.pdf.txtbca88be619886aed88bb422cbb8a6adaMD52ORIGINAL001106388.pdfTexto completoapplication/pdf1768095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202054/1/001106388.pdf96e6cf496d75f64be2bc0b1d59b14486MD5110183/2020542019-11-27 05:02:19.816155oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-27T07:02:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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