O pré-vestibular popular esperança popular da Restinga : formação humana de estudantes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Edvânia da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/178682
Resumo: A presente pesquisa disserta sobre a relação da universidade com a comunidade que se manifesta através da experiência do Pré-Vestibular Popular Esperança Popular da Restinga (PVPEPR) na formação humana dos professores-alunos envolvidos neste projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, que acontece num bairro da periferia da capital, Porto Alegre. O estudo sobre o tema é construído inicialmente identificando o conceito de universidade e sua busca por uma reforma emancipatória no Brasil, investigando e levantando questões sobre a proteção social e a democratização desenvolvida no país e os primeiros impactos da Política de Inclusão do Ensino Superior. O principal tema estudado é a universidade e a formação humana. A ação de extensão e o compromisso da universidade com a sociedade/comunidade. Para tanto, se faz necessário falar também sobre o processo de ingresso no ensino superior, o vestibular e os cursinhos preparatórios populares que surgiram com o Programa Conexões de Saberes. A construção metodológica se dá pela análise de dados qualitativos levantados no campo de pesquisa, análise de documentos e as entrevistas para trazer a ótica dos professores-alunos na experiência, com suas percepções sob seu processo de formação. A partir do resgate histórico da experiência sobre a ótica dos professores-alunos percebe-se a relevância da relação entre a comunidade e a universidade para a transformação de uma realidade através da formação humana, foco da pesquisa nesse espaço de educação popular. A experiência do PVPEPR no período em que esteve vinculado a UFRGS, por ser um projeto realizado dentro da comunidade, que foi constituído a partir da demanda da Restinga, contribui desta forma para o processo formativo dos professores-alunos na perspectiva da formação humana. Os professores do cursinho, alunos da Universidade, percebem na sua atuação no PVPEPR, na relação com a comunidade e os beneficiados, a formação para além da preparação para ingresso no ensino superior.
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Para tanto, se faz necessário falar também sobre o processo de ingresso no ensino superior, o vestibular e os cursinhos preparatórios populares que surgiram com o Programa Conexões de Saberes. A construção metodológica se dá pela análise de dados qualitativos levantados no campo de pesquisa, análise de documentos e as entrevistas para trazer a ótica dos professores-alunos na experiência, com suas percepções sob seu processo de formação. A partir do resgate histórico da experiência sobre a ótica dos professores-alunos percebe-se a relevância da relação entre a comunidade e a universidade para a transformação de uma realidade através da formação humana, foco da pesquisa nesse espaço de educação popular. A experiência do PVPEPR no período em que esteve vinculado a UFRGS, por ser um projeto realizado dentro da comunidade, que foi constituído a partir da demanda da Restinga, contribui desta forma para o processo formativo dos professores-alunos na perspectiva da formação humana. Os professores do cursinho, alunos da Universidade, percebem na sua atuação no PVPEPR, na relação com a comunidade e os beneficiados, a formação para além da preparação para ingresso no ensino superior.La presente investigación diserta sobre la relación de la universidad con la comunidad que se manifiesta a través de la experiencia del Pré-Vestibular Popular Esperança Popular da Restinga (PVPEPR) en la formación humana de los profesores/alumnos involucrados en este proyecto de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, que se realiza en un barrio de la periferia de la capital, Porto Alegre. El estudio sobre el tema es construido inicialmente identificando el concepto de universidad y su búsqueda por una reforma emancipatoria en Brasil, investigando y planteando cuestiones sobre la protección social y la democratización desarrollada en el país y los primeros impactos de la Política de Inclusión de la Enseñanza Superior. El principal tema estudiado es la universidad y la formación humana. La acción de extensión y el compromiso de la universidad con la sociedad/comunidad. Para ello, se hace necesario hablar también sobre el proceso de ingreso en la enseñanza superior, el vestibular y los cursillos preparatorios populares que surgieron con el Programa Conexões de Saberes. La construcción metodológica se da por el análisis de datos cualitativos levantados en el campo de investigación, análisis de documentos y las entrevistas para traer la óptica de los sujetos involucrados en la experiencia, con sus percepciones bajo su proceso de formación. A partir del rescate histórico de la experiencia sobre la óptica de los sujetos involucrados se percibe la relevancia de la relación entre la comunidad y la universidad para la transformación de una realidad a través de la formación humana, foco de la investigación en ese espacio de educación popular. La experiencia del PVPEPR en el período en que estuvo vinculado a la UFRGS, por ser un proyecto realizado dentro de la comunidad, que fue constituido a partir de la demanda de la Restinga, contribuye de esta forma al proceso formativo de los sujetos involucrados en la perspectiva de la formación humana. 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