Por uma pedagogia da arquitetura : formação crítica e tradição da profissão : fundamentação e discussão de uma proposta de prática crítica e reconstrutiva do ensino de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jantzen, Sylvio Arnoldo Dick
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256125
Resumo: Esta tese estuda as condições de possibilidade de um conhecimento arquitetônico. A pesquisa também propõe uma pedagogia da arquitetura oposta às tecnicidades ainda vigentes no ensino de arquitetura. O estudo articula filosofia, arquitetura e pedagogia. O problema epistemológico, ético e moral de ensinar as próximas gerações de arquitetos foi discutido através de um método hermenêutico. Essa abordagem metodológica analisa dois horizontes, nos quais a prática de ensino de arquitetura poderia ser realizada. O primeiro é o do campo profissional e o da autorepresentação do arquiteto como técnico, numa sociedade em que permanecem traços patrimonialistas. Todos esses problemas são abordados por uma crítica filosófica e sociológica. O segundo horizonte é o do campo acadêmico e dos reducionismos tecnicistas que convertem a prática de ensino de arquitetura no hábito pedagógico de Laissez-faire. Esse procedimento foi criticado pelo ponto de vista da crítica das ideologias do ensino. Essa análise retrospectiva dos tecnicismos na prática do ensino de arquitetura revelou interpretações falhas das tradições da prática profissional arquitetônica e ignorância de suas principais realizações, combinadas com a pulverização da teoria da arquitetura em várias especializações. Uma alternativa para a renovação humanística das práticas de ensino de arquitetura foi buscada através de uma metodologia reconstrutiva relacionada a práticas correntes de arquitetura, em vez de uma mera aplicação de técnicas pedagógicas. A tese propõe um atelier experimental alternativo, baseado naquelas análises críticas, no qual o valor cognitivo da tradição arquitetônica é reconstruído, colocando em marcha um processo de alargamento da racionalidade do ensino. Uma prática crítica e reflexiva de atelier procura romper a racionalidade técnico-instrumental, abrindo horizontes de reflexão ética e estética a respeito da arquitetura e seu ensino, integrando-os na sua própria tradição. As possibilidades de fusão de horizontes do presente com a tradição são intermediadas pela reabilitação dos estudos morfotipológicos em arquitetura, que permitem a vinculação entre teoria e prática, promovendo o encontro do conhecimento particular com o conhecimento teórico geral. A aprendizagem de arquitetura é então submetida a novas interpretações de problemas de prometo, que seriam possíveis por meio daquele alargamento de racionalidade. A educação profissional é considerada como um processo de aprendizagem social: aquisição de cultura arquitetônica, reciprocidade no lidar com a tradição, a tomada de consciência de valores de convívio implicados no prometo e na construção de assentamentos humanos são as principais realizações pretendidas. O desenvolvimento de um sentido para a apreensão estética dos artefatos arquitetânicos também é enfatizado. A tese desenvolveu a metodologia hermenêutica que poderia ser reduplicada como orientação para uma pedagogia crítica e reconstrutiva da arquitetura. Também é proposto que a prática de ensino torne possível uma revisão da consciência dos preconceitos, admitindo que não há uma verdade única em arquitetura, e mesmo que tal verdade fosse possível, ela não seria técnica, ainda que referências razoáveis possam ser encontradas em fusões de horizontes de novas gerações de arquitetos com sua tradição profissional.
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O segundo horizonte é o do campo acadêmico e dos reducionismos tecnicistas que convertem a prática de ensino de arquitetura no hábito pedagógico de Laissez-faire. Esse procedimento foi criticado pelo ponto de vista da crítica das ideologias do ensino. Essa análise retrospectiva dos tecnicismos na prática do ensino de arquitetura revelou interpretações falhas das tradições da prática profissional arquitetônica e ignorância de suas principais realizações, combinadas com a pulverização da teoria da arquitetura em várias especializações. Uma alternativa para a renovação humanística das práticas de ensino de arquitetura foi buscada através de uma metodologia reconstrutiva relacionada a práticas correntes de arquitetura, em vez de uma mera aplicação de técnicas pedagógicas. A tese propõe um atelier experimental alternativo, baseado naquelas análises críticas, no qual o valor cognitivo da tradição arquitetônica é reconstruído, colocando em marcha um processo de alargamento da racionalidade do ensino. Uma prática crítica e reflexiva de atelier procura romper a racionalidade técnico-instrumental, abrindo horizontes de reflexão ética e estética a respeito da arquitetura e seu ensino, integrando-os na sua própria tradição. As possibilidades de fusão de horizontes do presente com a tradição são intermediadas pela reabilitação dos estudos morfotipológicos em arquitetura, que permitem a vinculação entre teoria e prática, promovendo o encontro do conhecimento particular com o conhecimento teórico geral. A aprendizagem de arquitetura é então submetida a novas interpretações de problemas de prometo, que seriam possíveis por meio daquele alargamento de racionalidade. A educação profissional é considerada como um processo de aprendizagem social: aquisição de cultura arquitetônica, reciprocidade no lidar com a tradição, a tomada de consciência de valores de convívio implicados no prometo e na construção de assentamentos humanos são as principais realizações pretendidas. O desenvolvimento de um sentido para a apreensão estética dos artefatos arquitetânicos também é enfatizado. A tese desenvolveu a metodologia hermenêutica que poderia ser reduplicada como orientação para uma pedagogia crítica e reconstrutiva da arquitetura. Também é proposto que a prática de ensino torne possível uma revisão da consciência dos preconceitos, admitindo que não há uma verdade única em arquitetura, e mesmo que tal verdade fosse possível, ela não seria técnica, ainda que referências razoáveis possam ser encontradas em fusões de horizontes de novas gerações de arquitetos com sua tradição profissional.This thesis studies the conditions of possibility of an architectural knowledge. The research proposes also an architectural pedagogy opposed to the technicalities working yet in teachíng architecture. The study articulates philosophy, architecture and pedagogy. The epistemological, ethical and moral problem of teaching the forthcoming generations of architects was discussed through an hermeneutical method. This methodological approach analizes two horizons, under wich the practice of teaching architecture could be done. The first one is the horizon of the professional field and the self portrait of the architect as technician, in a society with remaining patrimonialist traits. All these problema are handled with philosophical and sociological critic. The second horizont is the one of academic field and the technicist reductionisms that results in a teaching practice as the pedagogical habitus of laissez-faire. This proceeding was criticized by the philosophical point of view of the critic of teaching ideologies. This retrospective analysis of technicalities in the teaching practice of architecture pointed out misinterpretations of the professional traditions of architecture and ignorante of its main deeds, combined with the shattering of architectural theory into many branches. The altenative for a humanistic renewal of architectural teaching practices was sought through critical and reconstructive methodology related to current practices of architecture instead of a mere application of new pedagogical procedures. The thesis proposes an alternative experimental atelier, grounded on those critical analysis, in wich the cognitive value of architectural tradition is reconstructed, putting forward a widening process of teaching rationality. A critical and reflective atelier practice attempts to disrupt the instrumental-technical rationality, opening ethical and aesthetical horizons of reflection about architecture and its teaching, integrating them in their own tradition. The horizon-fusion possibilities of the present with the tradition are intermediated by the winning back and updating morphotypologtcal studies in architecture that allow the link between theory and practice, promoting the links of particular knowledge with general theoretical knowledge. The architectural learning is then submitted to new interpretations of project problems that could be possible by that widening of rationality. The professional education is considered as a social-learning process: acquisition of architectural culture, reciprocity in dealing with tradition, bringing to consciousness of living together values that are implicated in project and construction of human settlements are the main deeds intended. The development of the sense of aesthetical apprehension of architectural artifacts is algo emphasized. The thesis developed the hermeneutical methodology wich could be reduplicated as orientation of a critical and reconstructive architectural pedagogy. It is also proposed that teaching practice makes it possible a reviewing of consciousness of prejudices, admitting that there is no unique truth in architecture and even if a truth like this were possible, it would not be a technical one, but nevertheless reasonable references may be found in horizon fusions of new generations of architects and their professional tradition.application/pdfporArquitetoProjeto arquitetônicoFilosofiaHermenêuticaPedagogia tecnicistaPor uma pedagogia da arquitetura : formação crítica e tradição da profissão : fundamentação e discussão de uma proposta de prática crítica e reconstrutiva do ensino de arquiteturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2001doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000306554.pdf.txt000306554.pdf.txtExtracted Texttext/plain690269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256125/3/000306554.pdf.txt2d1ad5b019dda8e8a0a88f9fd74c398dMD53000306554-02.pdf.txt000306554-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain753400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256125/4/000306554-02.pdf.txt346c42a57f6f7f8b3798e48609744a2cMD54ORIGINAL000306554.pdfVolume 1application/pdf32297615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256125/1/000306554.pdf627f6fa258c4b9779a081f7874f5948eMD51000306554-02.pdfVolume 2application/pdf36627962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256125/2/000306554-02.pdf1a4ad9191fd210de835557559d9bd8b0MD5210183/2561252023-04-21 03:22:34.932328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:22:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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