Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ravelli, Ana Paula Xavier
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3435
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e, Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante experiencia utilizar a música no processo de ensino/aprendizado em pré-natal. Foram sete gestantes primíparas, vivenciando terceiro trimestre gestacional no pré-natal. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e, no salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Estado do Paraná. Para a coleta, utilizou a dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical; Entrevista semi-estruturada e Observação. Revelaram-se seis categorias e subcategorias, sendo-as: Desvelando Saberes; Ritos e Mitos da Família; Corporeidade e seus Significados; Prazer; Percepções e Sentimentos acerca do Convívio no Grupo de Gestantes e Solfejar das Participantes. Os resultados revelaram que a música foi um recurso facilitador no processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo e sonoro, propício à formação de vínculos, bem como educandos/gestantes na compreensão do processo gestacional vivido, sendo sujeitos e não objetos na prática educativa.
id URGS_baf4e4f43511d7862e0d540345a37012
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3435
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ravelli, Ana Paula XavierMotta, Maria da Graça Corso da2007-06-06T17:28:30Z2004http://hdl.handle.net/10183/3435000400476Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e, Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante experiencia utilizar a música no processo de ensino/aprendizado em pré-natal. Foram sete gestantes primíparas, vivenciando terceiro trimestre gestacional no pré-natal. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e, no salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Estado do Paraná. Para a coleta, utilizou a dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical; Entrevista semi-estruturada e Observação. Revelaram-se seis categorias e subcategorias, sendo-as: Desvelando Saberes; Ritos e Mitos da Família; Corporeidade e seus Significados; Prazer; Percepções e Sentimentos acerca do Convívio no Grupo de Gestantes e Solfejar das Participantes. Os resultados revelaram que a música foi um recurso facilitador no processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo e sonoro, propício à formação de vínculos, bem como educandos/gestantes na compreensão do processo gestacional vivido, sendo sujeitos e não objetos na prática educativa.application/pdfporGestantesGravidezMúsicaCuidado pré-natalCuidados de enfermagemEducação em saúdePercepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000400476.pdf000400476.pdfTexto completoapplication/pdf2256093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/1/000400476.pdf4ab8813d43b9bcd955aff88ef672c0b9MD51TEXT000400476.pdf.txt000400476.pdf.txtExtracted Texttext/plain300045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/2/000400476.pdf.txt7f5d88d90f82b066e1a2e7c504959d67MD52THUMBNAIL000400476.pdf.jpg000400476.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/3/000400476.pdf.jpg46644e6d9133d02c38fcd1b907905d41MD5310183/34352018-10-09 08:27:03.964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:27:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
title Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
spellingShingle Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
Ravelli, Ana Paula Xavier
Gestantes
Gravidez
Música
Cuidado pré-natal
Cuidados de enfermagem
Educação em saúde
title_short Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
title_full Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
title_fullStr Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
title_full_unstemmed Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
title_sort Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
author Ravelli, Ana Paula Xavier
author_facet Ravelli, Ana Paula Xavier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ravelli, Ana Paula Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Maria da Graça Corso da
contributor_str_mv Motta, Maria da Graça Corso da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestantes
Gravidez
Música
Cuidado pré-natal
Cuidados de enfermagem
Educação em saúde
topic Gestantes
Gravidez
Música
Cuidado pré-natal
Cuidados de enfermagem
Educação em saúde
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e, Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante experiencia utilizar a música no processo de ensino/aprendizado em pré-natal. Foram sete gestantes primíparas, vivenciando terceiro trimestre gestacional no pré-natal. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e, no salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Estado do Paraná. Para a coleta, utilizou a dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical; Entrevista semi-estruturada e Observação. Revelaram-se seis categorias e subcategorias, sendo-as: Desvelando Saberes; Ritos e Mitos da Família; Corporeidade e seus Significados; Prazer; Percepções e Sentimentos acerca do Convívio no Grupo de Gestantes e Solfejar das Participantes. Os resultados revelaram que a música foi um recurso facilitador no processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo e sonoro, propício à formação de vínculos, bem como educandos/gestantes na compreensão do processo gestacional vivido, sendo sujeitos e não objetos na prática educativa.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:28:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3435
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000400476
url http://hdl.handle.net/10183/3435
identifier_str_mv 000400476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/1/000400476.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/2/000400476.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/3/000400476.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ab8813d43b9bcd955aff88ef672c0b9
7f5d88d90f82b066e1a2e7c504959d67
46644e6d9133d02c38fcd1b907905d41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308918941908992