Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3435 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e, Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante experiencia utilizar a música no processo de ensino/aprendizado em pré-natal. Foram sete gestantes primíparas, vivenciando terceiro trimestre gestacional no pré-natal. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e, no salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Estado do Paraná. Para a coleta, utilizou a dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical; Entrevista semi-estruturada e Observação. Revelaram-se seis categorias e subcategorias, sendo-as: Desvelando Saberes; Ritos e Mitos da Família; Corporeidade e seus Significados; Prazer; Percepções e Sentimentos acerca do Convívio no Grupo de Gestantes e Solfejar das Participantes. Os resultados revelaram que a música foi um recurso facilitador no processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo e sonoro, propício à formação de vínculos, bem como educandos/gestantes na compreensão do processo gestacional vivido, sendo sujeitos e não objetos na prática educativa. |
id |
URGS_baf4e4f43511d7862e0d540345a37012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3435 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ravelli, Ana Paula XavierMotta, Maria da Graça Corso da2007-06-06T17:28:30Z2004http://hdl.handle.net/10183/3435000400476Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e, Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante experiencia utilizar a música no processo de ensino/aprendizado em pré-natal. Foram sete gestantes primíparas, vivenciando terceiro trimestre gestacional no pré-natal. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e, no salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Estado do Paraná. Para a coleta, utilizou a dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical; Entrevista semi-estruturada e Observação. Revelaram-se seis categorias e subcategorias, sendo-as: Desvelando Saberes; Ritos e Mitos da Família; Corporeidade e seus Significados; Prazer; Percepções e Sentimentos acerca do Convívio no Grupo de Gestantes e Solfejar das Participantes. Os resultados revelaram que a música foi um recurso facilitador no processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo e sonoro, propício à formação de vínculos, bem como educandos/gestantes na compreensão do processo gestacional vivido, sendo sujeitos e não objetos na prática educativa.application/pdfporGestantesGravidezMúsicaCuidado pré-natalCuidados de enfermagemEducação em saúdePercepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000400476.pdf000400476.pdfTexto completoapplication/pdf2256093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/1/000400476.pdf4ab8813d43b9bcd955aff88ef672c0b9MD51TEXT000400476.pdf.txt000400476.pdf.txtExtracted Texttext/plain300045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/2/000400476.pdf.txt7f5d88d90f82b066e1a2e7c504959d67MD52THUMBNAIL000400476.pdf.jpg000400476.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/3/000400476.pdf.jpg46644e6d9133d02c38fcd1b907905d41MD5310183/34352018-10-09 08:27:03.964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3435Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:27:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional |
title |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional |
spellingShingle |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional Ravelli, Ana Paula Xavier Gestantes Gravidez Música Cuidado pré-natal Cuidados de enfermagem Educação em saúde |
title_short |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional |
title_full |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional |
title_fullStr |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional |
title_full_unstemmed |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional |
title_sort |
Percepções de gestantes sobre a contribuição da música no processo de compreensão da vivência gestacional |
author |
Ravelli, Ana Paula Xavier |
author_facet |
Ravelli, Ana Paula Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ravelli, Ana Paula Xavier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Motta, Maria da Graça Corso da |
contributor_str_mv |
Motta, Maria da Graça Corso da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestantes Gravidez Música Cuidado pré-natal Cuidados de enfermagem Educação em saúde |
topic |
Gestantes Gravidez Música Cuidado pré-natal Cuidados de enfermagem Educação em saúde |
description |
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando Método Criativo e Sensível e, Análise de Conteúdo. Objetiva conhecer como a gestante experiencia utilizar a música no processo de ensino/aprendizado em pré-natal. Foram sete gestantes primíparas, vivenciando terceiro trimestre gestacional no pré-natal. O estudo aconteceu na Unidade Básica de Saúde e, no salão paroquial, ambos em Ponta Grossa, Estado do Paraná. Para a coleta, utilizou a dinâmica de criatividade e sensibilidade denominada dinâmica musical; Entrevista semi-estruturada e Observação. Revelaram-se seis categorias e subcategorias, sendo-as: Desvelando Saberes; Ritos e Mitos da Família; Corporeidade e seus Significados; Prazer; Percepções e Sentimentos acerca do Convívio no Grupo de Gestantes e Solfejar das Participantes. Os resultados revelaram que a música foi um recurso facilitador no processo ensino/aprendizado, favorecendo educador/enfermeiro nas atividades educativas, promovendo ambiente interativo e sonoro, propício à formação de vínculos, bem como educandos/gestantes na compreensão do processo gestacional vivido, sendo sujeitos e não objetos na prática educativa. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:28:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3435 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000400476 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3435 |
identifier_str_mv |
000400476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/1/000400476.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/2/000400476.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3435/3/000400476.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ab8813d43b9bcd955aff88ef672c0b9 7f5d88d90f82b066e1a2e7c504959d67 46644e6d9133d02c38fcd1b907905d41 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085027821649920 |