Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199584 |
Resumo: | A presente tese tem como finalidade elaborar um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial. O objetivo é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico em cursos de design. Como base teórica abordou-se a concepção da educação por competências. O método realizado caracterizou-se como qualitativo e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico e a análise de trabalhos correlatos. Após, efetuou-se o mapeamento das competências do desenho técnico, da habilidade espacial bem como a integração entre os dois. Através da realização de grupo focal com professores de desenho técnico e especialistas em competências, possibilitou-se a avaliação dos referidos mapeamentos. Na sequência, foram designados estilos de atividades para o desenvolvimento de cada habilidade espacial específica. Também realizou-se a seleção de exercícios, já consagrados no meio científico, que correspondessem a essas categorias. Com base nesses procedimentos, elaborou-se um instrumento de avaliação, constituído por 22 questões, uma lista de atividades organizada por HE específica, assim como o gabarito dos exercícios. A partir da integração entre esses materiais, concebeu-se um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial (MADHE). O seu processo de avaliação ocorreu através de grupo focal com professores de desenho técnico e pesquisadores na área da educação. A partir dos dados coletados com essa prática, foi possível aprimorar o modelo, constituindo a sua versão final. Criou-se ainda, a versão Web do MADHE, sendo livremente disponibilizada em endereço eletrônico. O intuito é disponibilizar a professores e alunos um recurso educacional que possa contribuir com o desenvolvimento da habilidade espacial e o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico. |
id |
URGS_bbebdfaa1bddb79c3e9288f53cedd570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199584 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Torrezzan, Cristina Alba WildtBernardes, Mauricio Moreira e Silva2019-09-20T03:47:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/199584001100477A presente tese tem como finalidade elaborar um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial. O objetivo é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico em cursos de design. Como base teórica abordou-se a concepção da educação por competências. O método realizado caracterizou-se como qualitativo e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico e a análise de trabalhos correlatos. Após, efetuou-se o mapeamento das competências do desenho técnico, da habilidade espacial bem como a integração entre os dois. Através da realização de grupo focal com professores de desenho técnico e especialistas em competências, possibilitou-se a avaliação dos referidos mapeamentos. Na sequência, foram designados estilos de atividades para o desenvolvimento de cada habilidade espacial específica. Também realizou-se a seleção de exercícios, já consagrados no meio científico, que correspondessem a essas categorias. Com base nesses procedimentos, elaborou-se um instrumento de avaliação, constituído por 22 questões, uma lista de atividades organizada por HE específica, assim como o gabarito dos exercícios. A partir da integração entre esses materiais, concebeu-se um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial (MADHE). O seu processo de avaliação ocorreu através de grupo focal com professores de desenho técnico e pesquisadores na área da educação. A partir dos dados coletados com essa prática, foi possível aprimorar o modelo, constituindo a sua versão final. Criou-se ainda, a versão Web do MADHE, sendo livremente disponibilizada em endereço eletrônico. O intuito é disponibilizar a professores e alunos um recurso educacional que possa contribuir com o desenvolvimento da habilidade espacial e o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico.The present thesis aims to elaborate a model for the evaluation and the development of the space skill. The objective is to collaborate with the teaching and learning process of technical drawing in design courses. Theoretical basis was the conception of education by competences. The method was characterized as qualitative and quantitative. First, a systematic review was carried out on the concepts involved, constituting the theoretical reference and the analysis of related works. Afterwards, the mapping of the competencies of the technical drawing, the spatial skill as well as the integration between the two were performed. Through the realization of a focus group with teachers of technical design and specialists in competencies, it was possible to evaluate these mappings. In the sequence, activity styles were designated for the development of each specific spatial skills. Also, the selection of exercises, already consecrated in the scientific environment, that corresponded to these categories. Based on these procedures, an evaluation tool was developed, consisting of 22 questions, a list of activities organized by specific SS, as well as the answers of exercises. From the integration between these materials, a model for the evaluation and the development of the spatial skills (MEDSS) was conceived. The evaluation process was carried out through a focus group with technical drawing teachers and researchers in the area of education. From the data collected with this practice, it was possible to improve the model, constituting its final version. The web version of MEDSS was also created, being freely available in electronic address. The purpose is to provide teachers and students with an educational resource that can contribute to the development of space skills and the teaching and learning process of technical drawing.application/pdfporDesenho técnicoEnsino e aprendizagemSpace skillTechnical drawingEducation by competenciesModelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100477.pdf.txt001100477.pdf.txtExtracted Texttext/plain382202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/2/001100477.pdf.txtb7b41d6c779ad7354381c04c52a9395eMD52ORIGINAL001100477.pdfTexto completoapplication/pdf9822616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/1/001100477.pdf83832ddc7c40e8f7ae30cc03b572414fMD5110183/1995842019-09-21 03:41:35.662207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-21T06:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) |
title |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) |
spellingShingle |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) Torrezzan, Cristina Alba Wildt Desenho técnico Ensino e aprendizagem Space skill Technical drawing Education by competencies |
title_short |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) |
title_full |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) |
title_fullStr |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) |
title_full_unstemmed |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) |
title_sort |
Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE) |
author |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
author_facet |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torrezzan, Cristina Alba Wildt |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
contributor_str_mv |
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho técnico Ensino e aprendizagem |
topic |
Desenho técnico Ensino e aprendizagem Space skill Technical drawing Education by competencies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Space skill Technical drawing Education by competencies |
description |
A presente tese tem como finalidade elaborar um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial. O objetivo é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico em cursos de design. Como base teórica abordou-se a concepção da educação por competências. O método realizado caracterizou-se como qualitativo e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico e a análise de trabalhos correlatos. Após, efetuou-se o mapeamento das competências do desenho técnico, da habilidade espacial bem como a integração entre os dois. Através da realização de grupo focal com professores de desenho técnico e especialistas em competências, possibilitou-se a avaliação dos referidos mapeamentos. Na sequência, foram designados estilos de atividades para o desenvolvimento de cada habilidade espacial específica. Também realizou-se a seleção de exercícios, já consagrados no meio científico, que correspondessem a essas categorias. Com base nesses procedimentos, elaborou-se um instrumento de avaliação, constituído por 22 questões, uma lista de atividades organizada por HE específica, assim como o gabarito dos exercícios. A partir da integração entre esses materiais, concebeu-se um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial (MADHE). O seu processo de avaliação ocorreu através de grupo focal com professores de desenho técnico e pesquisadores na área da educação. A partir dos dados coletados com essa prática, foi possível aprimorar o modelo, constituindo a sua versão final. Criou-se ainda, a versão Web do MADHE, sendo livremente disponibilizada em endereço eletrônico. O intuito é disponibilizar a professores e alunos um recurso educacional que possa contribuir com o desenvolvimento da habilidade espacial e o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:47:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199584 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100477 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199584 |
identifier_str_mv |
001100477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/2/001100477.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/1/001100477.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7b41d6c779ad7354381c04c52a9395e 83832ddc7c40e8f7ae30cc03b572414f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085498797948928 |