Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199584
Resumo: A presente tese tem como finalidade elaborar um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial. O objetivo é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico em cursos de design. Como base teórica abordou-se a concepção da educação por competências. O método realizado caracterizou-se como qualitativo e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico e a análise de trabalhos correlatos. Após, efetuou-se o mapeamento das competências do desenho técnico, da habilidade espacial bem como a integração entre os dois. Através da realização de grupo focal com professores de desenho técnico e especialistas em competências, possibilitou-se a avaliação dos referidos mapeamentos. Na sequência, foram designados estilos de atividades para o desenvolvimento de cada habilidade espacial específica. Também realizou-se a seleção de exercícios, já consagrados no meio científico, que correspondessem a essas categorias. Com base nesses procedimentos, elaborou-se um instrumento de avaliação, constituído por 22 questões, uma lista de atividades organizada por HE específica, assim como o gabarito dos exercícios. A partir da integração entre esses materiais, concebeu-se um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial (MADHE). O seu processo de avaliação ocorreu através de grupo focal com professores de desenho técnico e pesquisadores na área da educação. A partir dos dados coletados com essa prática, foi possível aprimorar o modelo, constituindo a sua versão final. Criou-se ainda, a versão Web do MADHE, sendo livremente disponibilizada em endereço eletrônico. O intuito é disponibilizar a professores e alunos um recurso educacional que possa contribuir com o desenvolvimento da habilidade espacial e o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico.
id URGS_bbebdfaa1bddb79c3e9288f53cedd570
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199584
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Torrezzan, Cristina Alba WildtBernardes, Mauricio Moreira e Silva2019-09-20T03:47:26Z2019http://hdl.handle.net/10183/199584001100477A presente tese tem como finalidade elaborar um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial. O objetivo é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico em cursos de design. Como base teórica abordou-se a concepção da educação por competências. O método realizado caracterizou-se como qualitativo e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico e a análise de trabalhos correlatos. Após, efetuou-se o mapeamento das competências do desenho técnico, da habilidade espacial bem como a integração entre os dois. Através da realização de grupo focal com professores de desenho técnico e especialistas em competências, possibilitou-se a avaliação dos referidos mapeamentos. Na sequência, foram designados estilos de atividades para o desenvolvimento de cada habilidade espacial específica. Também realizou-se a seleção de exercícios, já consagrados no meio científico, que correspondessem a essas categorias. Com base nesses procedimentos, elaborou-se um instrumento de avaliação, constituído por 22 questões, uma lista de atividades organizada por HE específica, assim como o gabarito dos exercícios. A partir da integração entre esses materiais, concebeu-se um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial (MADHE). O seu processo de avaliação ocorreu através de grupo focal com professores de desenho técnico e pesquisadores na área da educação. A partir dos dados coletados com essa prática, foi possível aprimorar o modelo, constituindo a sua versão final. Criou-se ainda, a versão Web do MADHE, sendo livremente disponibilizada em endereço eletrônico. O intuito é disponibilizar a professores e alunos um recurso educacional que possa contribuir com o desenvolvimento da habilidade espacial e o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico.The present thesis aims to elaborate a model for the evaluation and the development of the space skill. The objective is to collaborate with the teaching and learning process of technical drawing in design courses. Theoretical basis was the conception of education by competences. The method was characterized as qualitative and quantitative. First, a systematic review was carried out on the concepts involved, constituting the theoretical reference and the analysis of related works. Afterwards, the mapping of the competencies of the technical drawing, the spatial skill as well as the integration between the two were performed. Through the realization of a focus group with teachers of technical design and specialists in competencies, it was possible to evaluate these mappings. In the sequence, activity styles were designated for the development of each specific spatial skills. Also, the selection of exercises, already consecrated in the scientific environment, that corresponded to these categories. Based on these procedures, an evaluation tool was developed, consisting of 22 questions, a list of activities organized by specific SS, as well as the answers of exercises. From the integration between these materials, a model for the evaluation and the development of the spatial skills (MEDSS) was conceived. The evaluation process was carried out through a focus group with technical drawing teachers and researchers in the area of education. From the data collected with this practice, it was possible to improve the model, constituting its final version. The web version of MEDSS was also created, being freely available in electronic address. The purpose is to provide teachers and students with an educational resource that can contribute to the development of space skills and the teaching and learning process of technical drawing.application/pdfporDesenho técnicoEnsino e aprendizagemSpace skillTechnical drawingEducation by competenciesModelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100477.pdf.txt001100477.pdf.txtExtracted Texttext/plain382202http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/2/001100477.pdf.txtb7b41d6c779ad7354381c04c52a9395eMD52ORIGINAL001100477.pdfTexto completoapplication/pdf9822616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/1/001100477.pdf83832ddc7c40e8f7ae30cc03b572414fMD5110183/1995842019-09-21 03:41:35.662207oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-21T06:41:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
title Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
spellingShingle Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Desenho técnico
Ensino e aprendizagem
Space skill
Technical drawing
Education by competencies
title_short Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
title_full Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
title_fullStr Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
title_full_unstemmed Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
title_sort Modelo para avaliação e desenvolvimento da habilidade espacial em desenho técnico (MADHE)
author Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author_facet Torrezzan, Cristina Alba Wildt
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrezzan, Cristina Alba Wildt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
contributor_str_mv Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho técnico
Ensino e aprendizagem
topic Desenho técnico
Ensino e aprendizagem
Space skill
Technical drawing
Education by competencies
dc.subject.eng.fl_str_mv Space skill
Technical drawing
Education by competencies
description A presente tese tem como finalidade elaborar um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial. O objetivo é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico em cursos de design. Como base teórica abordou-se a concepção da educação por competências. O método realizado caracterizou-se como qualitativo e quantitativo. Primeiramente realizou-se uma revisão sistemática sobre os conceitos envolvidos, constituindo o referencial teórico e a análise de trabalhos correlatos. Após, efetuou-se o mapeamento das competências do desenho técnico, da habilidade espacial bem como a integração entre os dois. Através da realização de grupo focal com professores de desenho técnico e especialistas em competências, possibilitou-se a avaliação dos referidos mapeamentos. Na sequência, foram designados estilos de atividades para o desenvolvimento de cada habilidade espacial específica. Também realizou-se a seleção de exercícios, já consagrados no meio científico, que correspondessem a essas categorias. Com base nesses procedimentos, elaborou-se um instrumento de avaliação, constituído por 22 questões, uma lista de atividades organizada por HE específica, assim como o gabarito dos exercícios. A partir da integração entre esses materiais, concebeu-se um modelo para a avaliação e o desenvolvimento da habilidade espacial (MADHE). O seu processo de avaliação ocorreu através de grupo focal com professores de desenho técnico e pesquisadores na área da educação. A partir dos dados coletados com essa prática, foi possível aprimorar o modelo, constituindo a sua versão final. Criou-se ainda, a versão Web do MADHE, sendo livremente disponibilizada em endereço eletrônico. O intuito é disponibilizar a professores e alunos um recurso educacional que possa contribuir com o desenvolvimento da habilidade espacial e o processo de ensino e aprendizagem de desenho técnico.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T03:47:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199584
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100477
url http://hdl.handle.net/10183/199584
identifier_str_mv 001100477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/2/001100477.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199584/1/001100477.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b7b41d6c779ad7354381c04c52a9395e
83832ddc7c40e8f7ae30cc03b572414f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085498797948928