Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Cícera Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/153263
Resumo: No contexto atual, o ensino de ciências favorece a construção de conteúdo, o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para a formação da cidadania. Nessa perspectiva, o trabalho fundamente-se na observação por uma prévia teorização em sala, possibilitando despertar no educando o senso de responsabilidade para uma futura intervenção e transformação do seu meio. A pesquisa aborda as contribuições da aula de campo parceira na construção do processo de ensino e aprendizagem dos educandos. O trabalho é resultado de questionários aplicados a 5 professores (3 do Fundamental I e 2 Fundamental II) e, 56 alunos do Fundamental I 5º ano. Os dados mostraram que os professores consideram a aula de campo uma boa estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Destarte, através dos questionários aplicados, antes da aula prática na área de Caatinga, os alunos assinalaram duas ou mais opções negativas, demonstrando senso comum e mostrando noções estereotipado da mesma a partir do conhecimento dela pelos meios de comunicação. Entretanto, após a aula de campo, as opções assinaladas diminuíram consideravelmente, alguns continuam com a ideia de que não gostariam de morar na Caatinga, demonstrando que os mesmos não se veem como parte integrante desse ambiente e, infelizmente uma aula de campo não é suficiente para desmistificar essa visão pré-concebida Assim, há a necessidade de a aula prática (de campo) sobre os ecossistemas locais deixem de ser um momento pontual, e venha a fazer parte, algum dia, regularmente do ensino nas escolas do município do Crato- Ceará, levando os educandos dessa região, desde o Ensino Fundamental a compreender a importância da Caatinga para poder viver melhor nela e com ela. Esse é um problema que só poderá ser resolvido pelo poder público. Desta forma, notou-se um ganho no processo de ensino e aprendizagem, além de um aumento da autoestima dos educandos a partir da comparação dos desenhos por eles realizados para representar a caatinga. Portanto, o referido trabalho pretende contribuir como elemento formador dos futuros pesquisadores da área ou aqueles que pretende transformar suas aulas mais dinâmicas e produtivas.
id URGS_bd0e86c903a6778b479f1df89fa2d565
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153263
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Guedes, Cícera AlvesSaraiva, Antônio Alamo Feitosa2017-03-16T02:20:41Z2016http://hdl.handle.net/10183/153263001014286No contexto atual, o ensino de ciências favorece a construção de conteúdo, o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para a formação da cidadania. Nessa perspectiva, o trabalho fundamente-se na observação por uma prévia teorização em sala, possibilitando despertar no educando o senso de responsabilidade para uma futura intervenção e transformação do seu meio. A pesquisa aborda as contribuições da aula de campo parceira na construção do processo de ensino e aprendizagem dos educandos. O trabalho é resultado de questionários aplicados a 5 professores (3 do Fundamental I e 2 Fundamental II) e, 56 alunos do Fundamental I 5º ano. Os dados mostraram que os professores consideram a aula de campo uma boa estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Destarte, através dos questionários aplicados, antes da aula prática na área de Caatinga, os alunos assinalaram duas ou mais opções negativas, demonstrando senso comum e mostrando noções estereotipado da mesma a partir do conhecimento dela pelos meios de comunicação. Entretanto, após a aula de campo, as opções assinaladas diminuíram consideravelmente, alguns continuam com a ideia de que não gostariam de morar na Caatinga, demonstrando que os mesmos não se veem como parte integrante desse ambiente e, infelizmente uma aula de campo não é suficiente para desmistificar essa visão pré-concebida Assim, há a necessidade de a aula prática (de campo) sobre os ecossistemas locais deixem de ser um momento pontual, e venha a fazer parte, algum dia, regularmente do ensino nas escolas do município do Crato- Ceará, levando os educandos dessa região, desde o Ensino Fundamental a compreender a importância da Caatinga para poder viver melhor nela e com ela. Esse é um problema que só poderá ser resolvido pelo poder público. Desta forma, notou-se um ganho no processo de ensino e aprendizagem, além de um aumento da autoestima dos educandos a partir da comparação dos desenhos por eles realizados para representar a caatinga. Portanto, o referido trabalho pretende contribuir como elemento formador dos futuros pesquisadores da área ou aqueles que pretende transformar suas aulas mais dinâmicas e produtivas.In the current context, the teaching of Science favors the construction of the subject, the development of skills and proper competences to the formation of citizenship. In this perspective, the work has its fundament in the observation for a previous theory in class, allowing the awakening of a sense of responsibility in the learner for a future intervention and transformation of his environment. The work discusses the contributions of a practical field class, as a partner in the construction of a teaching process and student learning. The work is a result of questionnaires applied to 5 teachers (3 from Elementary School and 2 from Middle School and to 56 students from 5th grade). The data shows that teachers consider practical outdoor class a good strategy in the process of teaching and learning. Thus, by the questionnaires applied before the practical field class in the Caatinga Biome area, the students pointed out two or more negative options, demonstrating common sense and showing stereotyped notions of it based on their knowledge of the media. However, after the field lesson, the options indicated have decreased considerably, some continue with the idea that they would not like to live in the Caatinga, demonstrating that they do not see themselves as an integral part of this environment and, unfortunately, a field class is not enough to demystify this preconceived vision Thus, there is a need for a practical (field) class on local ecosystems stop being an occasional moment, and becoming a regular part of teaching in schools in Crato-Ceará, taking students from that region, since Elementary School, to understand the importance of the Caatinga in order to live better in it and with it. This is a problem that can only be solved by the governement. In this way, a gain was observed in the teaching and learning process, as well as an increase in the students' self-esteem, based on the comparison of the drawings they made to represent the Caatinga. Therefore, this work intends to contribute as a formative element of the future researchers of the area or those who intend to transform their classes in more dynamic and productive ones.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalTeaching of ScienceElementary and Middle TeachingDevelopmentLearning and LearnAulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001014286.pdf001014286.pdfTexto completoapplication/pdf3035208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153263/1/001014286.pdf01e513a14f61d8ead4aa740d8711f4f2MD51TEXT001014286.pdf.txt001014286.pdf.txtExtracted Texttext/plain95037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153263/2/001014286.pdf.txt0ee3ca1e2fe5a8d610135c87e5fe267cMD52THUMBNAIL001014286.pdf.jpg001014286.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153263/3/001014286.pdf.jpge2192464b7c2e18eec78b56dbe8ddc66MD5310183/1532632018-10-22 08:21:04.399oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153263Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:21:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
title Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
spellingShingle Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
Guedes, Cícera Alves
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Teaching of Science
Elementary and Middle Teaching
Development
Learning and Learn
title_short Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_fullStr Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
title_sort Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
author Guedes, Cícera Alves
author_facet Guedes, Cícera Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Cícera Alves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saraiva, Antônio Alamo Feitosa
contributor_str_mv Saraiva, Antônio Alamo Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
topic Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Teaching of Science
Elementary and Middle Teaching
Development
Learning and Learn
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of Science
Elementary and Middle Teaching
Development
Learning and Learn
description No contexto atual, o ensino de ciências favorece a construção de conteúdo, o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para a formação da cidadania. Nessa perspectiva, o trabalho fundamente-se na observação por uma prévia teorização em sala, possibilitando despertar no educando o senso de responsabilidade para uma futura intervenção e transformação do seu meio. A pesquisa aborda as contribuições da aula de campo parceira na construção do processo de ensino e aprendizagem dos educandos. O trabalho é resultado de questionários aplicados a 5 professores (3 do Fundamental I e 2 Fundamental II) e, 56 alunos do Fundamental I 5º ano. Os dados mostraram que os professores consideram a aula de campo uma boa estratégia metodológica no processo de ensino aprendizagem. Destarte, através dos questionários aplicados, antes da aula prática na área de Caatinga, os alunos assinalaram duas ou mais opções negativas, demonstrando senso comum e mostrando noções estereotipado da mesma a partir do conhecimento dela pelos meios de comunicação. Entretanto, após a aula de campo, as opções assinaladas diminuíram consideravelmente, alguns continuam com a ideia de que não gostariam de morar na Caatinga, demonstrando que os mesmos não se veem como parte integrante desse ambiente e, infelizmente uma aula de campo não é suficiente para desmistificar essa visão pré-concebida Assim, há a necessidade de a aula prática (de campo) sobre os ecossistemas locais deixem de ser um momento pontual, e venha a fazer parte, algum dia, regularmente do ensino nas escolas do município do Crato- Ceará, levando os educandos dessa região, desde o Ensino Fundamental a compreender a importância da Caatinga para poder viver melhor nela e com ela. Esse é um problema que só poderá ser resolvido pelo poder público. Desta forma, notou-se um ganho no processo de ensino e aprendizagem, além de um aumento da autoestima dos educandos a partir da comparação dos desenhos por eles realizados para representar a caatinga. Portanto, o referido trabalho pretende contribuir como elemento formador dos futuros pesquisadores da área ou aqueles que pretende transformar suas aulas mais dinâmicas e produtivas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-16T02:20:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/153263
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001014286
url http://hdl.handle.net/10183/153263
identifier_str_mv 001014286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153263/1/001014286.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153263/2/001014286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153263/3/001014286.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 01e513a14f61d8ead4aa740d8711f4f2
0ee3ca1e2fe5a8d610135c87e5fe267c
e2192464b7c2e18eec78b56dbe8ddc66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085395871825920