Variações pedagógicas entre aulas teóricas e práticas de ciências naturais para o ensino fundamental (8.º ano) no sistema municipal de ensino de Bauru-SP e suas implicações na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghetti, Eliége Terezinha da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25149/tde-11112021-110122/
Resumo: O objetivo deste trabalho foi testar a influência da inclusão de Atividades Práticas Experimentais no ensino de Ciências Naturais aplicadas em diferentes momentos pedagógicos, durante o ano letivo do 8.º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal da cidade de Bauru-SP. Este estudo experimental, randomizado e cruzado, foi realizado na EMEF Santa Maria, da cidade de Bauru-SP. Para compor a amostra do estudo, foram selecionados 42 alunos dos 8.os anos A, B e C do ano letivo de 2019 que, aleatoriamente, passaram pelas seguintes sequências didáticas de forma cruzada: 1. Aula Teórica Anterior à Atividade Prática Experimental (TP); 2. Atividade Prática Experimental Anterior à Aula Teórica (PT); 3. Apenas Aula Teórica (T). Os temas abordados em cada sequência didática, seguindo o calendário escolar, foram: Sistema Urinário, Visão e Sistema Esquelético. As aulas teóricas foram ministradas de maneira expositiva dialogada, utilizando lousa, giz e livros didáticos no tempo de quatro períodos de aula (50 min cada um). Já as aulas práticas envolveram a realização de atividades experimentais sobre os temas propostos em grupos de 5 alunos aproximadamente, utilizando para tal dois períodos de aula (50 min cada um). A aprendizagem foi avaliada individualmente a partir da aplicação de uma prova escrita contendo 5 questões objetivas e 5 questões dissertativas, previamente ao início do trabalho (PI levantamento de concepções prévias) e uma semana após o término de cada sequência didática (PF síntese de conteúdos adquiridos). Para a verificação de aprendizagem significativa, foi desenvolvido um Mapa Conceitual sobre os assuntos, individualmente e em grupos, dois meses após o término de cada sequência didática. Os dados quantitativos das provas escritas e dos mapas conceituais foram estatisticamente comparados utilizando ANOVA a dois critérios de medidas repetidas e Tukey, respectivamente, considerando p<0,05. Houve diferenças significativas entre as turmas (p=0,022029) e os temas abordados (p=0,000001), sem interação entre os fatores (p=0,323295). Em relação às sequências didáticas, a diferença entre elas dependeu da turma na qual foi aplicada (p=0,000004). Os mapas conceituais apontaram aprendizagem significativa para a sequência TP (média= 8,3 ± 0,6) em comparação à T (média= 5,3 ± 0,6), sendo ambas similares à PT (média= 7,3 ± 1,5; p= 0,027), o que foi coerente com a análise qualitativa dos mapas. Não houve diferenças entre os conteúdos na análise dos mapas. Conclui-se que a adição da atividade experimental após a teoria pode não ter impacto na aprendizagem significativa imediata, porém tem efeito positivo na aprendizagem significativa a médio prazo.
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Aula Teórica Anterior à Atividade Prática Experimental (TP); 2. Atividade Prática Experimental Anterior à Aula Teórica (PT); 3. Apenas Aula Teórica (T). Os temas abordados em cada sequência didática, seguindo o calendário escolar, foram: Sistema Urinário, Visão e Sistema Esquelético. As aulas teóricas foram ministradas de maneira expositiva dialogada, utilizando lousa, giz e livros didáticos no tempo de quatro períodos de aula (50 min cada um). Já as aulas práticas envolveram a realização de atividades experimentais sobre os temas propostos em grupos de 5 alunos aproximadamente, utilizando para tal dois períodos de aula (50 min cada um). A aprendizagem foi avaliada individualmente a partir da aplicação de uma prova escrita contendo 5 questões objetivas e 5 questões dissertativas, previamente ao início do trabalho (PI levantamento de concepções prévias) e uma semana após o término de cada sequência didática (PF síntese de conteúdos adquiridos). Para a verificação de aprendizagem significativa, foi desenvolvido um Mapa Conceitual sobre os assuntos, individualmente e em grupos, dois meses após o término de cada sequência didática. Os dados quantitativos das provas escritas e dos mapas conceituais foram estatisticamente comparados utilizando ANOVA a dois critérios de medidas repetidas e Tukey, respectivamente, considerando p<0,05. Houve diferenças significativas entre as turmas (p=0,022029) e os temas abordados (p=0,000001), sem interação entre os fatores (p=0,323295). Em relação às sequências didáticas, a diferença entre elas dependeu da turma na qual foi aplicada (p=0,000004). Os mapas conceituais apontaram aprendizagem significativa para a sequência TP (média= 8,3 ± 0,6) em comparação à T (média= 5,3 ± 0,6), sendo ambas similares à PT (média= 7,3 ± 1,5; p= 0,027), o que foi coerente com a análise qualitativa dos mapas. Não houve diferenças entre os conteúdos na análise dos mapas. Conclui-se que a adição da atividade experimental após a teoria pode não ter impacto na aprendizagem significativa imediata, porém tem efeito positivo na aprendizagem significativa a médio prazo.The objective of the present work was to test the influence of the inclusion of practical experimental activities in the teaching of Natural Sciences in different pedagogical moments during the 8th year of the elementary school. This experimental, randomized and cross-over study was carried out in EMEF Santa Maria in the city of Bauru/SP. To compose the studys sample, 42 students from the 8th years A, B and C of the 2019 school year were selected, and randomly allocated to the following didactic sequences in a cross-over way: Theoretical Class Prior to the Practical Experimental Activity (TP); 2. Practical Experimental Activity Prior to the Theoretical Class (PT); 3. Theoretical class only (T). The topics covered in each didactic sequence, following the school calendar, were: Urinary System, Vision and Skeletal System. Theoretical classes were taught in expository dialog way, using chalkboard, chalk and textbooks during 4 class periods (50 min each). The practical classes involved the experimental activities on the proposed themes performed in groups of approximately 5 students, using 2 class periods (50 minutes each). The immediate learning was assessed individually based on the application of an exam containing 5 objective questions and 5 open questions, prior to the beginning of the work (PI survey of previous conceptions) and 1 week after its completion (PF synthesis of acquired knowledge). For the verification of significant mediate learning, a map of concepts on the subjects was developed, individually and in groups, two months after the end of each didactic sequence. Quantitative data from the exams and concept maps were statistically compared using 2-way ANOVA/Tukey and ANOVA/Tukey, respectively, considering p<0.05. Significant differences were found among the topics covered with the students (p=0.000001) and among the classes (p=0.,022029), without any interaction between both factors (p=0.323295). With respect to the didactic sequences, there were significant differences between them, depending on the class in which they were applied (p= 0.000004); for class A the best performance was found for the PT sequence (without difference to T sequence) and for class B, the best performance was seen for TP sequence (with difference to T sequence). The concept maps indicated significant learning for the TP sequence (mean= 8.3 ± 0.6) compared to T (mean= 5.3 ± 0.6), both being similar to PT (mean= 7.3 ± 1.5; p= 0.027), which was consistent with the qualitative analysis. There were no differences between the contents in the analysis of the maps. It was concluded that adding activitie experimental after theory may not have an impact on immediate meaningful learning, but has a positive effect on medium-term meaningful learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMagalhães, Ana CarolinaMeneghetti, Eliége Terezinha da Silva2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25149/tde-11112021-110122/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-02T12:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-11112021-110122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-02T12:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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