Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267672 |
Resumo: | O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nessa etapa escolar. Neste contexto, estudos recentes na área de neurociência têm destacado a importância da visualização no aprendizado de matemática. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com duas turmas de oitavo ano em uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma turma estudou o conteúdo de álgebra sem recursos visuais, enquanto a outra utilizou uma adaptação do material ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos por meio da relação com a geometria. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho de estudo de caso. Foram realizadas três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula com o uso dos recursos visuais e pós-teste. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mas revelaram uma tendência de melhora nos resultados do grupo que utilizou os recursos visuais. As análises indicam a necessidade de realizar novas pesquisas, com uma amostra maior de estudantes, a fim de investigar mais profundamente o impacto do uso de recursos visuais no ensino de álgebra. Em suma, este estudo contribui para a discussão sobre o ensino de álgebra e destaca a relevância dos recursos visuais como uma estratégia potencialmente eficaz para promover o aprendizado significativo de matemática. |
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Conceição, Lenize Rodrigues daWyse, Angela Terezinha de Souza2023-11-25T03:27:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/267672001187606O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nessa etapa escolar. Neste contexto, estudos recentes na área de neurociência têm destacado a importância da visualização no aprendizado de matemática. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com duas turmas de oitavo ano em uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma turma estudou o conteúdo de álgebra sem recursos visuais, enquanto a outra utilizou uma adaptação do material ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos por meio da relação com a geometria. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho de estudo de caso. Foram realizadas três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula com o uso dos recursos visuais e pós-teste. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mas revelaram uma tendência de melhora nos resultados do grupo que utilizou os recursos visuais. As análises indicam a necessidade de realizar novas pesquisas, com uma amostra maior de estudantes, a fim de investigar mais profundamente o impacto do uso de recursos visuais no ensino de álgebra. Em suma, este estudo contribui para a discussão sobre o ensino de álgebra e destaca a relevância dos recursos visuais como uma estratégia potencialmente eficaz para promover o aprendizado significativo de matemática.The teaching of algebra in elementary school has often been based on memorization and repetition, resulting in a lack of connection to other content and everyday situations. This disconnected approach contributes to the difficulties students face at this stage of schooling. In this context, recent studies in neuroscience have highlighted the importance of visualization in learning mathematics. Based on this, this paper aims to investigate the influence of the use of visual aids in the teaching of algebra in elementary school. The study was carried out with two eighth grade classes in a public state school in the city of São Leopoldo/RS. Two eighth grade classes were used; one of them studied the algebraic content without the use of visual aids, while the other class used an adaptation of the ALGEPLAN material, which allows the visualization of algebraic concepts through the relationship with geometry. The study followed a quantitative approach, using a case study design. Three phases were carried out: pre-test, application of the lesson plans with the use of visual resources, and post-test. The Mann-Whitney test was used for statistical analysis. The results obtained did not show significant differences between the groups, but showed a tendency to improve the results of the group that used visual aids. These results indicate the need to conduct further research with a larger sample of students to further investigate the impact of using visual aids in the teaching of algebra. In conclusion, this study contributes to the discussion of algebra instruction and highlights the importance of visuals as a potentially effective strategy for promoting meaningful mathematics learning.application/pdfporÁlgebraEnsino fundamental e médioAprendizagemRecursos audiovisuaisAlgebra TeachingVisual Teaching AidElementary EducationAtividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187606.pdf.txt001187606.pdf.txtExtracted Texttext/plain84310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267672/2/001187606.pdf.txtcfc378922d6c3356221326430252c2adMD52ORIGINAL001187606.pdfTexto parcialapplication/pdf1517295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267672/1/001187606.pdfdc484c1b519fff86080efa900101ef17MD5110183/2676722023-12-21 04:32:24.385677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-21T06:32:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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