Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Lenize Rodrigues da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267672
Resumo: O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nessa etapa escolar. Neste contexto, estudos recentes na área de neurociência têm destacado a importância da visualização no aprendizado de matemática. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com duas turmas de oitavo ano em uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma turma estudou o conteúdo de álgebra sem recursos visuais, enquanto a outra utilizou uma adaptação do material ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos por meio da relação com a geometria. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho de estudo de caso. Foram realizadas três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula com o uso dos recursos visuais e pós-teste. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mas revelaram uma tendência de melhora nos resultados do grupo que utilizou os recursos visuais. As análises indicam a necessidade de realizar novas pesquisas, com uma amostra maior de estudantes, a fim de investigar mais profundamente o impacto do uso de recursos visuais no ensino de álgebra. Em suma, este estudo contribui para a discussão sobre o ensino de álgebra e destaca a relevância dos recursos visuais como uma estratégia potencialmente eficaz para promover o aprendizado significativo de matemática.
id URGS_bd6440249fe1ae289d626977787fac35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267672
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Conceição, Lenize Rodrigues daWyse, Angela Terezinha de Souza2023-11-25T03:27:39Z2023http://hdl.handle.net/10183/267672001187606O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nessa etapa escolar. Neste contexto, estudos recentes na área de neurociência têm destacado a importância da visualização no aprendizado de matemática. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com duas turmas de oitavo ano em uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma turma estudou o conteúdo de álgebra sem recursos visuais, enquanto a outra utilizou uma adaptação do material ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos por meio da relação com a geometria. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho de estudo de caso. Foram realizadas três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula com o uso dos recursos visuais e pós-teste. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mas revelaram uma tendência de melhora nos resultados do grupo que utilizou os recursos visuais. As análises indicam a necessidade de realizar novas pesquisas, com uma amostra maior de estudantes, a fim de investigar mais profundamente o impacto do uso de recursos visuais no ensino de álgebra. Em suma, este estudo contribui para a discussão sobre o ensino de álgebra e destaca a relevância dos recursos visuais como uma estratégia potencialmente eficaz para promover o aprendizado significativo de matemática.The teaching of algebra in elementary school has often been based on memorization and repetition, resulting in a lack of connection to other content and everyday situations. This disconnected approach contributes to the difficulties students face at this stage of schooling. In this context, recent studies in neuroscience have highlighted the importance of visualization in learning mathematics. Based on this, this paper aims to investigate the influence of the use of visual aids in the teaching of algebra in elementary school. The study was carried out with two eighth grade classes in a public state school in the city of São Leopoldo/RS. Two eighth grade classes were used; one of them studied the algebraic content without the use of visual aids, while the other class used an adaptation of the ALGEPLAN material, which allows the visualization of algebraic concepts through the relationship with geometry. The study followed a quantitative approach, using a case study design. Three phases were carried out: pre-test, application of the lesson plans with the use of visual resources, and post-test. The Mann-Whitney test was used for statistical analysis. The results obtained did not show significant differences between the groups, but showed a tendency to improve the results of the group that used visual aids. These results indicate the need to conduct further research with a larger sample of students to further investigate the impact of using visual aids in the teaching of algebra. In conclusion, this study contributes to the discussion of algebra instruction and highlights the importance of visuals as a potentially effective strategy for promoting meaningful mathematics learning.application/pdfporÁlgebraEnsino fundamental e médioAprendizagemRecursos audiovisuaisAlgebra TeachingVisual Teaching AidElementary EducationAtividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001187606.pdf.txt001187606.pdf.txtExtracted Texttext/plain84310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267672/2/001187606.pdf.txtcfc378922d6c3356221326430252c2adMD52ORIGINAL001187606.pdfTexto parcialapplication/pdf1517295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267672/1/001187606.pdfdc484c1b519fff86080efa900101ef17MD5110183/2676722023-12-21 04:32:24.385677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267672Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-21T06:32:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
title Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
spellingShingle Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
Conceição, Lenize Rodrigues da
Álgebra
Ensino fundamental e médio
Aprendizagem
Recursos audiovisuais
Algebra Teaching
Visual Teaching Aid
Elementary Education
title_short Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
title_full Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
title_fullStr Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
title_sort Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
author Conceição, Lenize Rodrigues da
author_facet Conceição, Lenize Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Lenize Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wyse, Angela Terezinha de Souza
contributor_str_mv Wyse, Angela Terezinha de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra
Ensino fundamental e médio
Aprendizagem
Recursos audiovisuais
topic Álgebra
Ensino fundamental e médio
Aprendizagem
Recursos audiovisuais
Algebra Teaching
Visual Teaching Aid
Elementary Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Algebra Teaching
Visual Teaching Aid
Elementary Education
description O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui para as dificuldades enfrentadas pelos estudantes nessa etapa escolar. Neste contexto, estudos recentes na área de neurociência têm destacado a importância da visualização no aprendizado de matemática. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo investigar a influência da utilização de recursos visuais no ensino de álgebra no Ensino Fundamental. O estudo foi realizado com duas turmas de oitavo ano em uma escola pública estadual no município de São Leopoldo/RS. Uma turma estudou o conteúdo de álgebra sem recursos visuais, enquanto a outra utilizou uma adaptação do material ALGEPLAN, que possibilita a visualização dos conceitos algébricos por meio da relação com a geometria. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando um desenho de estudo de caso. Foram realizadas três etapas: pré-teste, aplicação dos planos de aula com o uso dos recursos visuais e pós-teste. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Os resultados obtidos não mostraram diferenças significativas entre os grupos, mas revelaram uma tendência de melhora nos resultados do grupo que utilizou os recursos visuais. As análises indicam a necessidade de realizar novas pesquisas, com uma amostra maior de estudantes, a fim de investigar mais profundamente o impacto do uso de recursos visuais no ensino de álgebra. Em suma, este estudo contribui para a discussão sobre o ensino de álgebra e destaca a relevância dos recursos visuais como uma estratégia potencialmente eficaz para promover o aprendizado significativo de matemática.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-25T03:27:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267672
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001187606
url http://hdl.handle.net/10183/267672
identifier_str_mv 001187606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267672/2/001187606.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267672/1/001187606.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cfc378922d6c3356221326430252c2ad
dc484c1b519fff86080efa900101ef17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085633918500864