Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Yan Gomes Gonzaga da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241
Resumo: Neste trabalho analisamos o que as pesquisas apresentam a respeito do ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental, a partir de nossas leituras. O estudo selecionou 15 artigos científicos publicados em periódicos de educação matemática, em que, a partir de recortes transversais, foram constituídas oito categorias a partir de temáticas que se destacaram: reflexões sobre práticas pedagógicas; Sobre a formação de professores; Competências e habilidades; Análise de erros; Recurso aos jogos; Atividade algébrica em séries iniciais; Pensamento aritmético-algébrico; e Concepções algébricas. As conclusões mostram que algumas categorias possuem relações entre si e que elas podem refletir sobre possíveis estruturas a serem investigadas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra. Os artigos apresentam metodologias de ensino, práticas pedagógicas, atividades e análises que contribuem com questionamentos, respostas e dúvidas a respeito do estudo, possibilitando a busca de futuras investigações. Ao final, foram utilizadas nuvens de palavras para cada estrutura para refletir acerca da pesquisa por meio de palavras-chave
id UFF-2_64361b9f84a9499993fb11d061434dad
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22241
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leituraÁlgebra escolarEnsino fundamentalEducação matemáticaEnsino de álgebraEnsino fundamentalFormação de professorSchool algebraElementary schoolAlgebraic knowledgeTeaching and learningNeste trabalho analisamos o que as pesquisas apresentam a respeito do ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental, a partir de nossas leituras. O estudo selecionou 15 artigos científicos publicados em periódicos de educação matemática, em que, a partir de recortes transversais, foram constituídas oito categorias a partir de temáticas que se destacaram: reflexões sobre práticas pedagógicas; Sobre a formação de professores; Competências e habilidades; Análise de erros; Recurso aos jogos; Atividade algébrica em séries iniciais; Pensamento aritmético-algébrico; e Concepções algébricas. As conclusões mostram que algumas categorias possuem relações entre si e que elas podem refletir sobre possíveis estruturas a serem investigadas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra. Os artigos apresentam metodologias de ensino, práticas pedagógicas, atividades e análises que contribuem com questionamentos, respostas e dúvidas a respeito do estudo, possibilitando a busca de futuras investigações. Ao final, foram utilizadas nuvens de palavras para cada estrutura para refletir acerca da pesquisa por meio de palavras-chaveIn this article, we analyze what the research presents about the teaching and learning of Algebra in Elementary School II. The study investigated 15 scientific articles published in journals with quality based on the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, in which, based on cross-sections, they were addressed through eight categories: Reflections on Pedagogical Practices, Teacher Training, Abilities and Skills, Errors Analysis, Resources and Games, Algebraic Activity in Initial Series, Arithmetic-Algebraic Knowledge and Algebraic Conceptions. The conclusions show that some categories are related to each other and they may reflect possible structures to be investigated about teaching and learning Algebra as a whole. The articles present teaching methodologies, pedagogical practices, activities and analyzes that contribute to questions, answers and doubts about the study, enabling the search for future investigations. Word clouds were used in each structure to reflect on the search using keywords71 f.Dassie, Bruno AlvesRezende, Wanderley MouraSouza, Fabiano dos SantosSilva, Yan Gomes Gonzaga da2021-05-31T17:37:10Z2021-05-31T17:37:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Yan Gomes Gonzaga da. Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental: elementos de uma leitura. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-25T22:41:47Zoai:app.uff.br:1/22241Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:04.115940Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
title Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
spellingShingle Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
Silva, Yan Gomes Gonzaga da
Álgebra escolar
Ensino fundamental
Educação matemática
Ensino de álgebra
Ensino fundamental
Formação de professor
School algebra
Elementary school
Algebraic knowledge
Teaching and learning
title_short Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
title_full Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
title_fullStr Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
title_full_unstemmed Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
title_sort Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
author Silva, Yan Gomes Gonzaga da
author_facet Silva, Yan Gomes Gonzaga da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
Rezende, Wanderley Moura
Souza, Fabiano dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Yan Gomes Gonzaga da
dc.subject.por.fl_str_mv Álgebra escolar
Ensino fundamental
Educação matemática
Ensino de álgebra
Ensino fundamental
Formação de professor
School algebra
Elementary school
Algebraic knowledge
Teaching and learning
topic Álgebra escolar
Ensino fundamental
Educação matemática
Ensino de álgebra
Ensino fundamental
Formação de professor
School algebra
Elementary school
Algebraic knowledge
Teaching and learning
description Neste trabalho analisamos o que as pesquisas apresentam a respeito do ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental, a partir de nossas leituras. O estudo selecionou 15 artigos científicos publicados em periódicos de educação matemática, em que, a partir de recortes transversais, foram constituídas oito categorias a partir de temáticas que se destacaram: reflexões sobre práticas pedagógicas; Sobre a formação de professores; Competências e habilidades; Análise de erros; Recurso aos jogos; Atividade algébrica em séries iniciais; Pensamento aritmético-algébrico; e Concepções algébricas. As conclusões mostram que algumas categorias possuem relações entre si e que elas podem refletir sobre possíveis estruturas a serem investigadas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra. Os artigos apresentam metodologias de ensino, práticas pedagógicas, atividades e análises que contribuem com questionamentos, respostas e dúvidas a respeito do estudo, possibilitando a busca de futuras investigações. Ao final, foram utilizadas nuvens de palavras para cada estrutura para refletir acerca da pesquisa por meio de palavras-chave
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-31T17:37:10Z
2021-05-31T17:37:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Yan Gomes Gonzaga da. Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental: elementos de uma leitura. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SILVA, Yan Gomes Gonzaga da. Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental: elementos de uma leitura. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823726254096384