Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos o que as pesquisas apresentam a respeito do ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental, a partir de nossas leituras. O estudo selecionou 15 artigos científicos publicados em periódicos de educação matemática, em que, a partir de recortes transversais, foram constituídas oito categorias a partir de temáticas que se destacaram: reflexões sobre práticas pedagógicas; Sobre a formação de professores; Competências e habilidades; Análise de erros; Recurso aos jogos; Atividade algébrica em séries iniciais; Pensamento aritmético-algébrico; e Concepções algébricas. As conclusões mostram que algumas categorias possuem relações entre si e que elas podem refletir sobre possíveis estruturas a serem investigadas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra. Os artigos apresentam metodologias de ensino, práticas pedagógicas, atividades e análises que contribuem com questionamentos, respostas e dúvidas a respeito do estudo, possibilitando a busca de futuras investigações. Ao final, foram utilizadas nuvens de palavras para cada estrutura para refletir acerca da pesquisa por meio de palavras-chave |
id |
UFF-2_64361b9f84a9499993fb11d061434dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22241 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leituraÁlgebra escolarEnsino fundamentalEducação matemáticaEnsino de álgebraEnsino fundamentalFormação de professorSchool algebraElementary schoolAlgebraic knowledgeTeaching and learningNeste trabalho analisamos o que as pesquisas apresentam a respeito do ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental, a partir de nossas leituras. O estudo selecionou 15 artigos científicos publicados em periódicos de educação matemática, em que, a partir de recortes transversais, foram constituídas oito categorias a partir de temáticas que se destacaram: reflexões sobre práticas pedagógicas; Sobre a formação de professores; Competências e habilidades; Análise de erros; Recurso aos jogos; Atividade algébrica em séries iniciais; Pensamento aritmético-algébrico; e Concepções algébricas. As conclusões mostram que algumas categorias possuem relações entre si e que elas podem refletir sobre possíveis estruturas a serem investigadas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra. Os artigos apresentam metodologias de ensino, práticas pedagógicas, atividades e análises que contribuem com questionamentos, respostas e dúvidas a respeito do estudo, possibilitando a busca de futuras investigações. Ao final, foram utilizadas nuvens de palavras para cada estrutura para refletir acerca da pesquisa por meio de palavras-chaveIn this article, we analyze what the research presents about the teaching and learning of Algebra in Elementary School II. The study investigated 15 scientific articles published in journals with quality based on the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, in which, based on cross-sections, they were addressed through eight categories: Reflections on Pedagogical Practices, Teacher Training, Abilities and Skills, Errors Analysis, Resources and Games, Algebraic Activity in Initial Series, Arithmetic-Algebraic Knowledge and Algebraic Conceptions. The conclusions show that some categories are related to each other and they may reflect possible structures to be investigated about teaching and learning Algebra as a whole. The articles present teaching methodologies, pedagogical practices, activities and analyzes that contribute to questions, answers and doubts about the study, enabling the search for future investigations. Word clouds were used in each structure to reflect on the search using keywords71 f.Dassie, Bruno AlvesRezende, Wanderley MouraSouza, Fabiano dos SantosSilva, Yan Gomes Gonzaga da2021-05-31T17:37:10Z2021-05-31T17:37:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Yan Gomes Gonzaga da. Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental: elementos de uma leitura. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-25T22:41:47Zoai:app.uff.br:1/22241Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:04.115940Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura |
title |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura |
spellingShingle |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura Silva, Yan Gomes Gonzaga da Álgebra escolar Ensino fundamental Educação matemática Ensino de álgebra Ensino fundamental Formação de professor School algebra Elementary school Algebraic knowledge Teaching and learning |
title_short |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura |
title_full |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura |
title_fullStr |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura |
title_full_unstemmed |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura |
title_sort |
Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura |
author |
Silva, Yan Gomes Gonzaga da |
author_facet |
Silva, Yan Gomes Gonzaga da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dassie, Bruno Alves Rezende, Wanderley Moura Souza, Fabiano dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Yan Gomes Gonzaga da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra escolar Ensino fundamental Educação matemática Ensino de álgebra Ensino fundamental Formação de professor School algebra Elementary school Algebraic knowledge Teaching and learning |
topic |
Álgebra escolar Ensino fundamental Educação matemática Ensino de álgebra Ensino fundamental Formação de professor School algebra Elementary school Algebraic knowledge Teaching and learning |
description |
Neste trabalho analisamos o que as pesquisas apresentam a respeito do ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental, a partir de nossas leituras. O estudo selecionou 15 artigos científicos publicados em periódicos de educação matemática, em que, a partir de recortes transversais, foram constituídas oito categorias a partir de temáticas que se destacaram: reflexões sobre práticas pedagógicas; Sobre a formação de professores; Competências e habilidades; Análise de erros; Recurso aos jogos; Atividade algébrica em séries iniciais; Pensamento aritmético-algébrico; e Concepções algébricas. As conclusões mostram que algumas categorias possuem relações entre si e que elas podem refletir sobre possíveis estruturas a serem investigadas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra. Os artigos apresentam metodologias de ensino, práticas pedagógicas, atividades e análises que contribuem com questionamentos, respostas e dúvidas a respeito do estudo, possibilitando a busca de futuras investigações. Ao final, foram utilizadas nuvens de palavras para cada estrutura para refletir acerca da pesquisa por meio de palavras-chave |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-31T17:37:10Z 2021-05-31T17:37:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Yan Gomes Gonzaga da. Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental: elementos de uma leitura. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SILVA, Yan Gomes Gonzaga da. Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental: elementos de uma leitura. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823726254096384 |