Tecnologia da informação e gestão do conhecimento : análise contingencial do impacto da videoconferência nas variáveis estratégicas organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spíndola Júnior, Nilton
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16346
Resumo: Muitas organizações têm adotado tecnologias da informação no sentido de favorecer a criação ou manutenção de vantagens competitivas. No entanto, à medida que o conhecimento organizacional, resultado da interação entre as pessoas, é reconhecido como a principal fonte destas vantagens, verifica-se a crescente adoção de uma tecnologia em particular: a videoconferência. O objetivo deste trabalho é compreender como a adoção desta tecnologia, num contexto de gestão do conhecimento, interfere na estratégia organizacional. Para isto, foi realizada uma análise contingencial dos impactos da videoconferência nas variáveis estratégicas de duas organizações. Os resultados indicam que a videoconferência promove modificações em fatores cognitivos e organizacionais das empresas estudadas. Estas modificações, em conjunto, ao aumentarem a capacidade absortiva de indivíduos e grupos, impactam positivamente em suas variáveis estratégicas.
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spelling Spíndola Júnior, NiltonVargas, Lilia Maria2009-07-11T04:12:53Z2006http://hdl.handle.net/10183/16346000702030Muitas organizações têm adotado tecnologias da informação no sentido de favorecer a criação ou manutenção de vantagens competitivas. No entanto, à medida que o conhecimento organizacional, resultado da interação entre as pessoas, é reconhecido como a principal fonte destas vantagens, verifica-se a crescente adoção de uma tecnologia em particular: a videoconferência. O objetivo deste trabalho é compreender como a adoção desta tecnologia, num contexto de gestão do conhecimento, interfere na estratégia organizacional. Para isto, foi realizada uma análise contingencial dos impactos da videoconferência nas variáveis estratégicas de duas organizações. Os resultados indicam que a videoconferência promove modificações em fatores cognitivos e organizacionais das empresas estudadas. Estas modificações, em conjunto, ao aumentarem a capacidade absortiva de indivíduos e grupos, impactam positivamente em suas variáveis estratégicas.It has much time that organizations have been adopting information technology objectifying to follow the accented speed with that the information currently multiplies and, in the direction to react fast and efficiently to the ambient threats and chances, through the creation or maintenance of competitive advantages front its competitors. While organizational knowledge, result of the interaction between the people, is recognized as the main source of these advantages, the use of a collaborative technology with high quality of the information and raised level of social presence grows: the videoconference. Understand how this technology, adopted inside a context of knowledge management, impact in the organizational strategy is the objective of this work. For this, a contingencial analysis of the videoconferencing organizational strategic variables provoked impacts id done in two organizations: One that used it to get external knowledge and other to spread out the internal knowledge. The results indicate that the collaborative technology videoconference, being adopted with the objective to favor the organizational knowledge, impact positively in strategic variables when promoting alterations in cognitive and organizational factors, that, in set, increase the absorptive capacity of individuals and groups of the institution.application/pdfporGestão do conhecimentoTecnologia da informaçãoEstratégia organizacionalVideoconferênciaTecnologia da informação e gestão do conhecimento : análise contingencial do impacto da videoconferência nas variáveis estratégicas organizacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000702030.pdf000702030.pdfTexto completoapplication/pdf873661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16346/1/000702030.pdf36094fe8e84c469cc473d6fdc2d9e548MD51TEXT000702030.pdf.txt000702030.pdf.txtExtracted Texttext/plain277492http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16346/2/000702030.pdf.txta3c025b27a4eae56c80ae21889839915MD52THUMBNAIL000702030.pdf.jpg000702030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16346/3/000702030.pdf.jpg053371ecc77acd901a5e2f8daa910776MD5310183/163462018-10-08 07:56:51.509oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16346Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:56:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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