A associação do desenho da figura humana com personalidade e problemas de comportamento em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bauermann, Mariana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258313
Resumo: O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma técnica gráfica com ampla aceitação em vários países do mundo. No Brasil, especialmente, é um teste psicológico muito utilizado pelos profissionais da Psicologia, em diferentes contextos. Além de permitir a avaliação do funcionamento cognitivo, estudos demonstram que o DFH possibilita a detecção de aspectos emocionais infantis. Dessa maneira, o Estudo 1 teve como objetivo verificar a associação entre índices do DFH e personalidade. Participaram do estudo 296 crianças, com idades entre 5 e 10 anos. Os participantes foram classificados em três perfis distintos de personalidade, de acordo com suas pontuações na Escala de Traços de Personalidade para Criancas (ETPC). O Estudo 2, por sua vez, buscou a identificação de indicadores emocionais nos desenhos de 163 crianças, com idades entre 6 e 12 anos. Os participantes foram classificados em grupos clínico e não clínico, de acordo com a amostra normativa do Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), o qual foi preenchido pelos pais e/ou cuidadores. O teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven foi utilizado em ambos os estudos para excluir os participantes com classificação deficiente. Todos os desenhos foram pontuados com base em uma lista de 114 indicadores emocionais encontrados na literatura sobre o tema, abrangendo autores como Machover, Koppitz, Buck e Naglieri. As análises estatísticas foram realizadas de acordo com o sexo da criança, portanto os resultados são diferentes para meninos e meninas. Inicialmente, foram levantados 30 desenhos para verificar a concordância entre as pontuações. Após a discussão dos pontos divergentes, a realização de um novo treinamento e a verificação da existência de concordância, cada uma das juízas procedeu as análises de maneira individual. Através desse estudo, foi possível a associação entre alguns itens do DFH e personalidade em crianças. O DFH também mostrou-se uma ferramenta de triagem importante na avaliação de problemas de comportamento infantil, em especial do tipo internalizante.
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spelling Bauermann, MarianaBandeira, Denise Ruschel2023-05-19T03:30:40Z2013http://hdl.handle.net/10183/258313000897378O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma técnica gráfica com ampla aceitação em vários países do mundo. No Brasil, especialmente, é um teste psicológico muito utilizado pelos profissionais da Psicologia, em diferentes contextos. Além de permitir a avaliação do funcionamento cognitivo, estudos demonstram que o DFH possibilita a detecção de aspectos emocionais infantis. Dessa maneira, o Estudo 1 teve como objetivo verificar a associação entre índices do DFH e personalidade. Participaram do estudo 296 crianças, com idades entre 5 e 10 anos. Os participantes foram classificados em três perfis distintos de personalidade, de acordo com suas pontuações na Escala de Traços de Personalidade para Criancas (ETPC). O Estudo 2, por sua vez, buscou a identificação de indicadores emocionais nos desenhos de 163 crianças, com idades entre 6 e 12 anos. Os participantes foram classificados em grupos clínico e não clínico, de acordo com a amostra normativa do Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), o qual foi preenchido pelos pais e/ou cuidadores. O teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven foi utilizado em ambos os estudos para excluir os participantes com classificação deficiente. Todos os desenhos foram pontuados com base em uma lista de 114 indicadores emocionais encontrados na literatura sobre o tema, abrangendo autores como Machover, Koppitz, Buck e Naglieri. As análises estatísticas foram realizadas de acordo com o sexo da criança, portanto os resultados são diferentes para meninos e meninas. Inicialmente, foram levantados 30 desenhos para verificar a concordância entre as pontuações. Após a discussão dos pontos divergentes, a realização de um novo treinamento e a verificação da existência de concordância, cada uma das juízas procedeu as análises de maneira individual. Através desse estudo, foi possível a associação entre alguns itens do DFH e personalidade em crianças. O DFH também mostrou-se uma ferramenta de triagem importante na avaliação de problemas de comportamento infantil, em especial do tipo internalizante.The Draw-A-Person test (DAP) is a graphic technique with a large acceptance in many countries. In Brazil, mainly, it is a psychological test frequently used by the psychologysts, in different contexts. In addition to permit the cognitive assessment, studies evidence that DAP enables the evaluation of emotional aspects in children. Thus, Study 1 set out to explore the association between DAP items and personality. The study sample consisted of 296 children, aged between 5-10 years old. The participants were classified in three personality clusters, according to their score at the Children Personality Traits Scale. On the other hand, Study 2 aimed the assessment of emotional indicators in the drawings of 163 children, aged between 6-12 years old. The participants were classified in clinical and non-clinical groups, according to the Child Behavior Checklist (CBCL 6/18). The Raven Progressive Matrices was used in both studies to exclude those participants with deficient classification. All the drawings were scored based on a list of 114 emotional indicators, which were found at the literature about DAP, based on authors as Machover, Koppitz, Buck and Naglieri. The statistical analysis was done according to the sex of the chid, therefore the results are different for boys and girls. The drawing analyses were made by three independent judges, trained by the author of this research. Firstly, 30 drawings were evaluated to verify the agreement between the ratings. After the discussion about the divergent aspects, the realization of a new training and the new agreement between judges, each judge continued the analysis individually. Through this research, it was possible the association between some DAP items and personality in children. DAP also showed to be an important screening tool in children`s emotional problems evaluation, specially the internalizing type.application/pdfporDesenho da figura humanaPersonalidadeCriançaAvaliação psicológicaComportamento infantilDraw-a-PersonPersonality traitsBehavior problemsPsychological assessmentChildrenA associação do desenho da figura humana com personalidade e problemas de comportamento em criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2013mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000897378.pdf.txt000897378.pdf.txtExtracted Texttext/plain142772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258313/2/000897378.pdf.txtf89fa1cdea9eadf32d3603d2987002f4MD52ORIGINAL000897378.pdfTexto parcialapplication/pdf977096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258313/1/000897378.pdf541a65a46984b1f1ff4b6f9030513771MD5110183/2583132023-05-20 03:35:27.460961oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-20T06:35:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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