Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Ricardo Martins
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2738
Resumo: Foi realizado um estudo de caso exploratório, visando mapear a demanda por informações em um site Web mantido por uma organização de P&D para o agronegócio. Os dados utilizados consistiram na seqüência de clicks (clickstream) realizados por visitantes entre as páginas do site, e nas palavras-chave (keywords) inseridas no seu mecanismo de busca. Procurou-se abordar a análise considerando as estatísticas gerais de acesso oriundas do domínio ".br", as primeiras ações dos visitantes ao acessar a página principal e as necessidades explícitas por informações, simbolizadas pelas palavras-chaves utilizadas para busca no site. A discussão dos resultados foi orientada à descoberta de conhecimentos que pudessem elevar o nível de personalização e customização do site estudado, ressaltando-se, entre os quais, o mapeamento das origens das visitas ao site, da distribuição das sessões ao longo de diferentes janelas de tempo, das preferências primárias de navegação dos visitantes através dos links do site e das necessidades explícitas por informação relacionada ao tema do site. Considerando o contexto atual, onde cada vez mais as organizações tenderão a buscar e interagir com clientes e parceiros através da Web, pode-se concluir que o estudo revelou aspectos úteis relacionados as atividades de transferência de tecnologia e marketing para a organização em estudo.
id URGS_bf89732be1a03211b194f7bf0c3ad7ae
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2738
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bernardes, Ricardo MartinsFreitas, Henrique Mello Rodrigues de2007-06-06T17:23:45Z2001http://hdl.handle.net/10183/2738000325596Foi realizado um estudo de caso exploratório, visando mapear a demanda por informações em um site Web mantido por uma organização de P&D para o agronegócio. Os dados utilizados consistiram na seqüência de clicks (clickstream) realizados por visitantes entre as páginas do site, e nas palavras-chave (keywords) inseridas no seu mecanismo de busca. Procurou-se abordar a análise considerando as estatísticas gerais de acesso oriundas do domínio ".br", as primeiras ações dos visitantes ao acessar a página principal e as necessidades explícitas por informações, simbolizadas pelas palavras-chaves utilizadas para busca no site. A discussão dos resultados foi orientada à descoberta de conhecimentos que pudessem elevar o nível de personalização e customização do site estudado, ressaltando-se, entre os quais, o mapeamento das origens das visitas ao site, da distribuição das sessões ao longo de diferentes janelas de tempo, das preferências primárias de navegação dos visitantes através dos links do site e das necessidades explícitas por informação relacionada ao tema do site. Considerando o contexto atual, onde cada vez mais as organizações tenderão a buscar e interagir com clientes e parceiros através da Web, pode-se concluir que o estudo revelou aspectos úteis relacionados as atividades de transferência de tecnologia e marketing para a organização em estudo.application/pdfporInformaçãoAgronegócio : BrasilInternetNegócio eletrônicoWeb : DesenvolvimentoTransferencia : TecnologiaUm estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2001mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000325596.pdf000325596.pdfTexto completoapplication/pdf529869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2738/1/000325596.pdff34d9a25dc95c12e72baabaf0a7aa5ffMD51TEXT000325596.pdf.txt000325596.pdf.txtExtracted Texttext/plain163083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2738/2/000325596.pdf.txte0af42589a5fbfb99956508f5f64bb88MD52THUMBNAIL000325596.pdf.jpg000325596.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2738/3/000325596.pdf.jpg65d26cdd626b52572a3709c2ea36508aMD5310183/27382018-10-16 08:59:39.728oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:59:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
title Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
spellingShingle Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
Bernardes, Ricardo Martins
Informação
Agronegócio : Brasil
Internet
Negócio eletrônico
Web : Desenvolvimento
Transferencia : Tecnologia
title_short Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
title_full Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
title_fullStr Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
title_full_unstemmed Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
title_sort Um estudo sobre a demanda de informações em sites web : o caso de uma unidade de pesquisa de uma empresa de P&D para o agronegócio brasileiro
author Bernardes, Ricardo Martins
author_facet Bernardes, Ricardo Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Ricardo Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
contributor_str_mv Freitas, Henrique Mello Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
Agronegócio : Brasil
Internet
Negócio eletrônico
Web : Desenvolvimento
Transferencia : Tecnologia
topic Informação
Agronegócio : Brasil
Internet
Negócio eletrônico
Web : Desenvolvimento
Transferencia : Tecnologia
description Foi realizado um estudo de caso exploratório, visando mapear a demanda por informações em um site Web mantido por uma organização de P&D para o agronegócio. Os dados utilizados consistiram na seqüência de clicks (clickstream) realizados por visitantes entre as páginas do site, e nas palavras-chave (keywords) inseridas no seu mecanismo de busca. Procurou-se abordar a análise considerando as estatísticas gerais de acesso oriundas do domínio ".br", as primeiras ações dos visitantes ao acessar a página principal e as necessidades explícitas por informações, simbolizadas pelas palavras-chaves utilizadas para busca no site. A discussão dos resultados foi orientada à descoberta de conhecimentos que pudessem elevar o nível de personalização e customização do site estudado, ressaltando-se, entre os quais, o mapeamento das origens das visitas ao site, da distribuição das sessões ao longo de diferentes janelas de tempo, das preferências primárias de navegação dos visitantes através dos links do site e das necessidades explícitas por informação relacionada ao tema do site. Considerando o contexto atual, onde cada vez mais as organizações tenderão a buscar e interagir com clientes e parceiros através da Web, pode-se concluir que o estudo revelou aspectos úteis relacionados as atividades de transferência de tecnologia e marketing para a organização em estudo.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:23:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2738
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000325596
url http://hdl.handle.net/10183/2738
identifier_str_mv 000325596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2738/1/000325596.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2738/2/000325596.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2738/3/000325596.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f34d9a25dc95c12e72baabaf0a7aa5ff
e0af42589a5fbfb99956508f5f64bb88
65d26cdd626b52572a3709c2ea36508a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085019653242880