Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163778 |
Resumo: | A receita publicitária, historicamente a principal fonte de monetização na indústria de mídia, está se reduzindo em âmbito global. Por outro lado, a receita de circulação, cuja origem é diretamente o consumidor final, cresce anualmente nessa indústria. Paralelamente, observa-se uma mudança no comportamento do consumidor, que demonstra maior preferência por soluções digitais. Esse contexto exige que empresas de mídia repensem seus modelos de negócios e sua estratégia de monetização. Esse estudo propõe um modelo de receita digital adequado ao contexto de uma indústria de mídia do Sul do Brasil. Para alcançar esse objetivo, o método utilizado foi baseado em quatro etapas: (i) revisão da literatura acadêmica e fontes não acadêmicas; (ii) classificação dos modelos encontrados com base em critérios previamente definidos; (iii) desenvolvimento de uma estrutura e (iv) aplicação da estrutura criada, a partir de entrevistas com especialistas, bem como a recomendação de implementação de um modelo. Considerando o caso de uma rádio que concentra sua atuação em esporte e notícias, obteve-se como resultado a recomendação de implementação de um modelo combinado de Assinaturas e Publicidade Online. |
id |
URGS_bf8f7bb4714dad3945c275eb3e64f374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163778 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kremer, Ana Paula SchneiderRibeiro, Jose Luis Duarte2017-07-06T02:47:57Z2017http://hdl.handle.net/10183/163778001024659A receita publicitária, historicamente a principal fonte de monetização na indústria de mídia, está se reduzindo em âmbito global. Por outro lado, a receita de circulação, cuja origem é diretamente o consumidor final, cresce anualmente nessa indústria. Paralelamente, observa-se uma mudança no comportamento do consumidor, que demonstra maior preferência por soluções digitais. Esse contexto exige que empresas de mídia repensem seus modelos de negócios e sua estratégia de monetização. Esse estudo propõe um modelo de receita digital adequado ao contexto de uma indústria de mídia do Sul do Brasil. Para alcançar esse objetivo, o método utilizado foi baseado em quatro etapas: (i) revisão da literatura acadêmica e fontes não acadêmicas; (ii) classificação dos modelos encontrados com base em critérios previamente definidos; (iii) desenvolvimento de uma estrutura e (iv) aplicação da estrutura criada, a partir de entrevistas com especialistas, bem como a recomendação de implementação de um modelo. Considerando o caso de uma rádio que concentra sua atuação em esporte e notícias, obteve-se como resultado a recomendação de implementação de um modelo combinado de Assinaturas e Publicidade Online.Historically, advertising revenue have been the main source of monetization in the publisher industry, but it´s globally decreasing. On the other hand, circulation revenue, whose origin is directly from final consumer, grows annually in this industry. At the same time, consumer behavior is changing, showing preference for digital solutions. This context requires publishers to rethink their business models and monetizing strategy. This study proposes a digital business revenue appropriate to the context of a publisher in South Brazil. To achieve this goal, a four steps method was empployed: (i) review of the academic literature and non-academic sources; (ii) classification of the models found based on previously defined criteria; (iii) development of a structure and (iv) application of the structure created, based on interviews with experts, as well as the model implement recommendation. Considering the context of a radio that concentrates its activity in sport and news, the result was the recommendation of implementation of a combined model of Subscription and Online Advertising.application/pdfporModelo de negócioMídia digitalPublicidade onlineBusiness modelRevenue modelDigitalPublisherRadioSubscriptionOnline advertisingModelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024659.pdf001024659.pdfTexto completoapplication/pdf1933599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163778/1/001024659.pdf41a253121516dd5d5ccb2d77076a0953MD51TEXT001024659.pdf.txt001024659.pdf.txtExtracted Texttext/plain192713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163778/2/001024659.pdf.txt6cfdab041d3ce7e5d21e3df1e998ebf8MD52THUMBNAIL001024659.pdf.jpg001024659.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163778/3/001024659.pdf.jpgd56174025fdab25bf944997b0b352400MD5310183/1637782023-04-19 03:26:51.385034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163778Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-19T06:26:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia |
title |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia |
spellingShingle |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia Kremer, Ana Paula Schneider Modelo de negócio Mídia digital Publicidade online Business model Revenue model Digital Publisher Radio Subscription Online advertising |
title_short |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia |
title_full |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia |
title_fullStr |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia |
title_full_unstemmed |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia |
title_sort |
Modelos de receitas digitais : um estudo aplicado na indústria de mídia |
author |
Kremer, Ana Paula Schneider |
author_facet |
Kremer, Ana Paula Schneider |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kremer, Ana Paula Schneider |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelo de negócio Mídia digital Publicidade online |
topic |
Modelo de negócio Mídia digital Publicidade online Business model Revenue model Digital Publisher Radio Subscription Online advertising |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Business model Revenue model Digital Publisher Radio Subscription Online advertising |
description |
A receita publicitária, historicamente a principal fonte de monetização na indústria de mídia, está se reduzindo em âmbito global. Por outro lado, a receita de circulação, cuja origem é diretamente o consumidor final, cresce anualmente nessa indústria. Paralelamente, observa-se uma mudança no comportamento do consumidor, que demonstra maior preferência por soluções digitais. Esse contexto exige que empresas de mídia repensem seus modelos de negócios e sua estratégia de monetização. Esse estudo propõe um modelo de receita digital adequado ao contexto de uma indústria de mídia do Sul do Brasil. Para alcançar esse objetivo, o método utilizado foi baseado em quatro etapas: (i) revisão da literatura acadêmica e fontes não acadêmicas; (ii) classificação dos modelos encontrados com base em critérios previamente definidos; (iii) desenvolvimento de uma estrutura e (iv) aplicação da estrutura criada, a partir de entrevistas com especialistas, bem como a recomendação de implementação de um modelo. Considerando o caso de uma rádio que concentra sua atuação em esporte e notícias, obteve-se como resultado a recomendação de implementação de um modelo combinado de Assinaturas e Publicidade Online. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-06T02:47:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/163778 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001024659 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/163778 |
identifier_str_mv |
001024659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163778/1/001024659.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163778/2/001024659.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163778/3/001024659.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41a253121516dd5d5ccb2d77076a0953 6cfdab041d3ce7e5d21e3df1e998ebf8 d56174025fdab25bf944997b0b352400 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085411615145984 |