Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Vinícius
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/134479
Resumo: A crise dos suportes tradicionais do jornalismo, especialmente o papel, leva à questão de como sustentar financeiramente as iniciativas jornalísticas digitais. O presente artigo pretende mostrar como alguns veículos que migraram de suporte e outros desenvolvidos diretamente na Web encontram, ou não, os recursos necessários para suas atividades. Paywall, crowdfunding, doações, assinaturas e diversos tipos de publicidade estão entre as alternativas. Além das experiências pessoais do autor são usadas outras referências teóricas como Jorge, Ferrari, Felinto e Marcondes Filho.
id USP-34_4451aae46353c16718a5f84d3efb2460
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/134479
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitaismodelo de negóciomídia digitalcrowdfundingpaywalljornalismoA crise dos suportes tradicionais do jornalismo, especialmente o papel, leva à questão de como sustentar financeiramente as iniciativas jornalísticas digitais. O presente artigo pretende mostrar como alguns veículos que migraram de suporte e outros desenvolvidos diretamente na Web encontram, ou não, os recursos necessários para suas atividades. Paywall, crowdfunding, doações, assinaturas e diversos tipos de publicidade estão entre as alternativas. Além das experiências pessoais do autor são usadas outras referências teóricas como Jorge, Ferrari, Felinto e Marcondes Filho.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/134479Alterjor Journal; Vol. 16 No. 2 (2017): Jornalismo popular e alternativo; 81-95Revista Alterjor; v. 16 n. 2 (2017): Jornalismo popular e alternativo; 81-952176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/134479/131035Souza, Viníciusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-19T11:02:52Zoai:revistas.usp.br:article/134479Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:13.958796Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
title Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
spellingShingle Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
Souza, Vinícius
modelo de negócio
mídia digital
crowdfunding
paywall
jornalismo
title_short Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
title_full Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
title_fullStr Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
title_full_unstemmed Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
title_sort Quem é que vai pagar por isso? Um olhar sobre os modelos de negócio no Jornalismo em mídias digitais
author Souza, Vinícius
author_facet Souza, Vinícius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de negócio
mídia digital
crowdfunding
paywall
jornalismo
topic modelo de negócio
mídia digital
crowdfunding
paywall
jornalismo
description A crise dos suportes tradicionais do jornalismo, especialmente o papel, leva à questão de como sustentar financeiramente as iniciativas jornalísticas digitais. O presente artigo pretende mostrar como alguns veículos que migraram de suporte e outros desenvolvidos diretamente na Web encontram, ou não, os recursos necessários para suas atividades. Paywall, crowdfunding, doações, assinaturas e diversos tipos de publicidade estão entre as alternativas. Além das experiências pessoais do autor são usadas outras referências teóricas como Jorge, Ferrari, Felinto e Marcondes Filho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/134479
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/134479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/134479/131035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 16 No. 2 (2017): Jornalismo popular e alternativo; 81-95
Revista Alterjor; v. 16 n. 2 (2017): Jornalismo popular e alternativo; 81-95
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019441131520