Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/185985 |
Resumo: | A proposta desta dissertação aborda o consumo de videogame entre os sexos e como essa relação, tipicamente econômica, perpassa padrões de gosto individuais e afeta a formação de uma relação simbólica: a identidade gamer. A grande área que permeia este estudo está no mundo virtual dos games, principalmente ao elaborar a caracterização e a tipologia dos avatares. Esta dissertação surgiu durante a leitura de material da sociologia britânica, no qual o sociólogo Garry Crawford destacou que existe uma diferenciação no consumo dos games entre homens e mulheres, e esta diferenciação ocorre pelo avatar. Destaca-se que este trabalho se compreende como um estudo interdisciplinar com foco sociológico e nele está presente literatura do game designer, filosofia, antropologia, educação, entre outras áreas que debatem e que teorizam o videogame. Utilizou-se de metodologia mista, quantitativa e qualitativa, para realizar a análise dos personagens e das entrevistas dos jogadores; por conseguinte, destaca-se um capítulo somente para a abordagem metodológica. Ressalta-se que, dos resultados encontrados, sobressaíram-se três caracterizações de avatares (uma inesperada), além da respectiva tipologia; bem como, das entrevistas, aponta-se para uma convergência no consumo dos videogames. Pode-se afirmar, categoricamente, que, na cidade de Porto Alegre, não há uma extensa diferenciação no consumo de games. |
id |
URGS_bfa1357f0caadc18f44d23be74336a1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185985 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Freitas, Gabriela Ramão deMocelin, Daniel Gustavo2018-12-06T02:45:05Z2017http://hdl.handle.net/10183/185985001081863A proposta desta dissertação aborda o consumo de videogame entre os sexos e como essa relação, tipicamente econômica, perpassa padrões de gosto individuais e afeta a formação de uma relação simbólica: a identidade gamer. A grande área que permeia este estudo está no mundo virtual dos games, principalmente ao elaborar a caracterização e a tipologia dos avatares. Esta dissertação surgiu durante a leitura de material da sociologia britânica, no qual o sociólogo Garry Crawford destacou que existe uma diferenciação no consumo dos games entre homens e mulheres, e esta diferenciação ocorre pelo avatar. Destaca-se que este trabalho se compreende como um estudo interdisciplinar com foco sociológico e nele está presente literatura do game designer, filosofia, antropologia, educação, entre outras áreas que debatem e que teorizam o videogame. Utilizou-se de metodologia mista, quantitativa e qualitativa, para realizar a análise dos personagens e das entrevistas dos jogadores; por conseguinte, destaca-se um capítulo somente para a abordagem metodológica. Ressalta-se que, dos resultados encontrados, sobressaíram-se três caracterizações de avatares (uma inesperada), além da respectiva tipologia; bem como, das entrevistas, aponta-se para uma convergência no consumo dos videogames. Pode-se afirmar, categoricamente, que, na cidade de Porto Alegre, não há uma extensa diferenciação no consumo de games.The proposal of this dissertation addresses the consumption of video game between the sexes, and this typically economic relation permeates individual patterns of taste and affects the formation of a symbolic relationship, the gamer identity. The great area that permeates this study is in the virtual world of games, especially when elaborating the characterization and typology of the avatars. This dissertation arose during the reading of material from British sociology, where the sociologist Garry Crawford, pointed out that there is a differentiation in the consumption of games between men and women; and this differentiation occurs by the avatar. It should be noted that this work is understood in an interdisciplinary study with a sociological focus, but there has literature of the designer game, philosophy, anthropology, education, among other areas that debate and theorize the video game. It was used the mixed methodology, quantitative and qualitative, of the analysis of the characters and interviews of the players; therefore, a chapter is only highlighted for the methodological approach. It should be emphasized that three avatars characterizations emerged from the results, an unexpected, besides the respective typology. As well as, from the interviews, one points to convergence in the consumption of video games. It can be affirmed, categorically, that in the city of Porto Alegre there is not an extensive differentiation in the consumption of games.application/pdfporIdentidadeVideogamesAvataresRepresentações do corpoRepresentações do femininoCorpo masculinoSociologiaGamer identityConsumptionAvatarJogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gênerosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001081863.pdf.txt001081863.pdf.txtExtracted Texttext/plain243308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185985/2/001081863.pdf.txtbae0ad8cb8004ab4e40b5e881cf06cdfMD52ORIGINAL001081863.pdfTexto completoapplication/pdf1751917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185985/1/001081863.pdf912b0b3aaf90f7e8682694fadacf5c40MD5110183/1859852018-12-07 02:50:27.502654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185985Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-12-07T04:50:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros |
title |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros |
spellingShingle |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros Freitas, Gabriela Ramão de Identidade Videogames Avatares Representações do corpo Representações do feminino Corpo masculino Sociologia Gamer identity Consumption Avatar |
title_short |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros |
title_full |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros |
title_fullStr |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros |
title_full_unstemmed |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros |
title_sort |
Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros |
author |
Freitas, Gabriela Ramão de |
author_facet |
Freitas, Gabriela Ramão de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Gabriela Ramão de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mocelin, Daniel Gustavo |
contributor_str_mv |
Mocelin, Daniel Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Videogames Avatares Representações do corpo Representações do feminino Corpo masculino Sociologia |
topic |
Identidade Videogames Avatares Representações do corpo Representações do feminino Corpo masculino Sociologia Gamer identity Consumption Avatar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Gamer identity Consumption Avatar |
description |
A proposta desta dissertação aborda o consumo de videogame entre os sexos e como essa relação, tipicamente econômica, perpassa padrões de gosto individuais e afeta a formação de uma relação simbólica: a identidade gamer. A grande área que permeia este estudo está no mundo virtual dos games, principalmente ao elaborar a caracterização e a tipologia dos avatares. Esta dissertação surgiu durante a leitura de material da sociologia britânica, no qual o sociólogo Garry Crawford destacou que existe uma diferenciação no consumo dos games entre homens e mulheres, e esta diferenciação ocorre pelo avatar. Destaca-se que este trabalho se compreende como um estudo interdisciplinar com foco sociológico e nele está presente literatura do game designer, filosofia, antropologia, educação, entre outras áreas que debatem e que teorizam o videogame. Utilizou-se de metodologia mista, quantitativa e qualitativa, para realizar a análise dos personagens e das entrevistas dos jogadores; por conseguinte, destaca-se um capítulo somente para a abordagem metodológica. Ressalta-se que, dos resultados encontrados, sobressaíram-se três caracterizações de avatares (uma inesperada), além da respectiva tipologia; bem como, das entrevistas, aponta-se para uma convergência no consumo dos videogames. Pode-se afirmar, categoricamente, que, na cidade de Porto Alegre, não há uma extensa diferenciação no consumo de games. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-06T02:45:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/185985 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001081863 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/185985 |
identifier_str_mv |
001081863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185985/2/001081863.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185985/1/001081863.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bae0ad8cb8004ab4e40b5e881cf06cdf 912b0b3aaf90f7e8682694fadacf5c40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085461296676864 |