Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Danielle de Macedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/225
Resumo: Este trabalho conceitua o processo narrativo autobiográfico dentro dos jogos digitais. Atualmente, os jogos têm apresentado histórias nas quais cada vez mais os jogadores têm a possibilidade de alterar a sequência e o desfecho. Essa característica permite ao jogador construir a sua identidade ao longo do jogo, sentindo-se imerso neste espaço e atraído pelas diversas possibilidades de saciar desejos e prazeres. Com base nisso, o objetivo é buscar os elementos e ferramentas que permitem essa “imersão identitária” do jogador no jogo, analisando a formação dos avatares e as histórias criadas pelos personagens a partir do gênero autobiográfico. O jogo The Sims 3 foi escolhido por ser um jogo digital de simulação da vida cotidiana com um variado leque de opções de interação com outros avatares e personificações. A hipótese é: todas as histórias e avatares criados no The Sims 3 apresentam elementos autobiográficos, mesmo se passando em ambientes não reais e não cotidianos dos jogadores. Para analisar as histórias e os avatares a partir do gênero autobiográfico, escolhemos as ferramentas do jogo como opção de carreira, aspiração ou desejos. A verificação de como se dá a interação com essas opções no jogo será feita em vídeos que os jogadores postam no Youtube. Foram selecionados dez jogadores e cinco vídeos de cada um deles, com cerca de 30 minutos de duração, totalizando 50 vídeos. Concluindo, percebe-se que o gênero autobiográfico veio se modificando com o passar dos anos e a evolução tecnológica. Os primeiros conceitos sobre a autobiografia o relacionavam com o simples contar de histórias pessoais através da escrita. Hoje, observa-se, que a autobiografia passou a ser criada através da representação de si, através de avatares, sem necessidade de ter que escrever sobre si para que os outros identifiquem a sua personalidade.
id UFJF_2ab2a3aeefd931383b2437bd0d8b9d2f
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/225
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Silveira Júnior, Potiguara Mendes dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5Falcão, Thiago Pereirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4526869Y8Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4318416J7Leite, Danielle de Macedo2015-12-15T15:45:46Z2015-12-152015-12-15T15:45:46Z2015-03-25https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/225Este trabalho conceitua o processo narrativo autobiográfico dentro dos jogos digitais. Atualmente, os jogos têm apresentado histórias nas quais cada vez mais os jogadores têm a possibilidade de alterar a sequência e o desfecho. Essa característica permite ao jogador construir a sua identidade ao longo do jogo, sentindo-se imerso neste espaço e atraído pelas diversas possibilidades de saciar desejos e prazeres. Com base nisso, o objetivo é buscar os elementos e ferramentas que permitem essa “imersão identitária” do jogador no jogo, analisando a formação dos avatares e as histórias criadas pelos personagens a partir do gênero autobiográfico. O jogo The Sims 3 foi escolhido por ser um jogo digital de simulação da vida cotidiana com um variado leque de opções de interação com outros avatares e personificações. A hipótese é: todas as histórias e avatares criados no The Sims 3 apresentam elementos autobiográficos, mesmo se passando em ambientes não reais e não cotidianos dos jogadores. Para analisar as histórias e os avatares a partir do gênero autobiográfico, escolhemos as ferramentas do jogo como opção de carreira, aspiração ou desejos. A verificação de como se dá a interação com essas opções no jogo será feita em vídeos que os jogadores postam no Youtube. Foram selecionados dez jogadores e cinco vídeos de cada um deles, com cerca de 30 minutos de duração, totalizando 50 vídeos. Concluindo, percebe-se que o gênero autobiográfico veio se modificando com o passar dos anos e a evolução tecnológica. Os primeiros conceitos sobre a autobiografia o relacionavam com o simples contar de histórias pessoais através da escrita. Hoje, observa-se, que a autobiografia passou a ser criada através da representação de si, através de avatares, sem necessidade de ter que escrever sobre si para que os outros identifiquem a sua personalidade.This work defines the autobiographical narrative process within digital games. Currently, the games have presented stories in which more and more players have the ability to change the sequence and the outcome. This feature allows the player to build their identity throughout the game, feeling immersed in this space and attracted by the various possibilities of satisfying desires and pleasures. Based on this, the goal is to seek the elements and tools that allow this "identity immersion" player in the game, analyzing the formation of the avatars and stories created by the characters from the autobiographical genre. The game The Sims 3 was chosen because it is a digital simulation game of everyday life with a wide range of interaction options with other avatars and impersonations. The hypothesis is: the whole history and avatar created in The Sims 3 have autobiographical elements, even if not passing in real environments and not everyday players. To analyze the stories and avatars from the autobiographical genre, choose set tools as a career option, aspiration or desire. The check how is the interaction with these options in the game will be videos that players post on Youtube. We selected ten players and five videos of each of them, about 30 minutes long, totaling 50 videos. In conclusion, one can see that the autobiographical genre came to changing over the years, and technological developments. The first concepts of the autobiography related with the simple tell personal stories through writing. Today, it is observed that the autobiography has become created by representing themselves through avatars, without having to write about yourself for others identify your personality.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAutobiografiaAvatarThe Sims 3Jogos eletrônicosAutobiographyAvatarThe Sims 3VideogamesAutobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTdanielledemacedoleite.pdf.txtdanielledemacedoleite.pdf.txtExtracted texttext/plain204731https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/3/danielledemacedoleite.pdf.txtb303061b5e84957d780aad78923a83d1MD53THUMBNAILdanielledemacedoleite.pdf.jpgdanielledemacedoleite.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/4/danielledemacedoleite.pdf.jpgf044865ad3f0c7adfb95dcd3f7dc7208MD54ORIGINALdanielledemacedoleite.pdfdanielledemacedoleite.pdfapplication/pdf1371333https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/1/danielledemacedoleite.pdf45e61c159067157d80a719dca2c175bcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/2252019-11-07 11:34:47.686oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:47Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
title Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
spellingShingle Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
Leite, Danielle de Macedo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Autobiografia
Avatar
The Sims 3
Jogos eletrônicos
Autobiography
Avatar
The Sims 3
Videogames
title_short Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
title_full Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
title_fullStr Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
title_full_unstemmed Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
title_sort Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3
author Leite, Danielle de Macedo
author_facet Leite, Danielle de Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira Júnior, Potiguara Mendes da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Falcão, Thiago Pereira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4526869Y8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4318416J7
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Danielle de Macedo
contributor_str_mv Silveira Júnior, Potiguara Mendes da
Falcão, Thiago Pereira
Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Autobiografia
Avatar
The Sims 3
Jogos eletrônicos
Autobiography
Avatar
The Sims 3
Videogames
dc.subject.por.fl_str_mv Autobiografia
Avatar
The Sims 3
Jogos eletrônicos
Autobiography
Avatar
The Sims 3
Videogames
description Este trabalho conceitua o processo narrativo autobiográfico dentro dos jogos digitais. Atualmente, os jogos têm apresentado histórias nas quais cada vez mais os jogadores têm a possibilidade de alterar a sequência e o desfecho. Essa característica permite ao jogador construir a sua identidade ao longo do jogo, sentindo-se imerso neste espaço e atraído pelas diversas possibilidades de saciar desejos e prazeres. Com base nisso, o objetivo é buscar os elementos e ferramentas que permitem essa “imersão identitária” do jogador no jogo, analisando a formação dos avatares e as histórias criadas pelos personagens a partir do gênero autobiográfico. O jogo The Sims 3 foi escolhido por ser um jogo digital de simulação da vida cotidiana com um variado leque de opções de interação com outros avatares e personificações. A hipótese é: todas as histórias e avatares criados no The Sims 3 apresentam elementos autobiográficos, mesmo se passando em ambientes não reais e não cotidianos dos jogadores. Para analisar as histórias e os avatares a partir do gênero autobiográfico, escolhemos as ferramentas do jogo como opção de carreira, aspiração ou desejos. A verificação de como se dá a interação com essas opções no jogo será feita em vídeos que os jogadores postam no Youtube. Foram selecionados dez jogadores e cinco vídeos de cada um deles, com cerca de 30 minutos de duração, totalizando 50 vídeos. Concluindo, percebe-se que o gênero autobiográfico veio se modificando com o passar dos anos e a evolução tecnológica. Os primeiros conceitos sobre a autobiografia o relacionavam com o simples contar de histórias pessoais através da escrita. Hoje, observa-se, que a autobiografia passou a ser criada através da representação de si, através de avatares, sem necessidade de ter que escrever sobre si para que os outros identifiquem a sua personalidade.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T15:45:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-15
2015-12-15T15:45:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/225
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/3/danielledemacedoleite.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/4/danielledemacedoleite.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/1/danielledemacedoleite.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/225/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b303061b5e84957d780aad78923a83d1
f044865ad3f0c7adfb95dcd3f7dc7208
45e61c159067157d80a719dca2c175bc
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661369403047936