A violência dos desenhos animados no comportamento das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2286 |
Resumo: | Vivemos numa era predominantemente marcada pela evolução tecnológica e científica, processada a um ritmo alucinante, modificando as nossas referências e testando simultaneamente as nossas competências de adaptação e adequação a novas realidades e a novos contextos, com incidência especial na educação. Segundo o Decreto-Lei nº. 30/2001, é da competência da escola “a valorização da diversidade de metodologias e estratégias de ensino e actividades de aprendizagem, em particular com recurso às novas tecnologias, visando o desenvolvimento de competências numa perspectiva de formação ao longo da vida.” Perante este entendimento, é nossa intenção aprofundar de que modo as crianças passam os seus tempos livres, o tipo de leitura que fazem, que filmes vêem, que programas televisivos escolhem e se existe ou não acompanhamento dos pais e professores em relação a estas temáticas. É fundamental o acompanhamento dos progenitores nas escolhas que os filhos realizam, de modo a não optarem por caminhos errados que mais tarde, de um modo ou outro, poderão repercutir-se nas suas vidas. Assim, o presente trabalho tem como objectivo saber de que maneira os alunos fazem as suas escolhas sobre o que lêem e o que vêem no cinema e na televisão, o que buscam na Internet durante o tempo em que estão em casa e na escola e se são devidamente encaminhados e acompanhados pelos professores. Para tal, foi realizado um referencial teórico e elaborados diversos questionários, que após distribuídos por vários alunos de duas escolas do concelho da Régua, foram preenchidos pelos mesmos. Estes questionários foram tratados e analisados e as conclusões a que chegámos são devidamente referenciadas ao longo e no final do mesmo. Assim, o estudo realizado é um contributo útil e sério para todos nós, e esperamos que cada vez mais alunos, docentes e encarregados de educação contribuam para aumentar o gosto pela leitura e programas televisivos, mas devidamente seleccionados para as idades em questão. |
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A violência dos desenhos animados no comportamento das crianças do 1º ciclo do Ensino BásicoEnsino básico 1º cicloCriançasComportamentoDesenhos animadosViolênciaVivemos numa era predominantemente marcada pela evolução tecnológica e científica, processada a um ritmo alucinante, modificando as nossas referências e testando simultaneamente as nossas competências de adaptação e adequação a novas realidades e a novos contextos, com incidência especial na educação. Segundo o Decreto-Lei nº. 30/2001, é da competência da escola “a valorização da diversidade de metodologias e estratégias de ensino e actividades de aprendizagem, em particular com recurso às novas tecnologias, visando o desenvolvimento de competências numa perspectiva de formação ao longo da vida.” Perante este entendimento, é nossa intenção aprofundar de que modo as crianças passam os seus tempos livres, o tipo de leitura que fazem, que filmes vêem, que programas televisivos escolhem e se existe ou não acompanhamento dos pais e professores em relação a estas temáticas. É fundamental o acompanhamento dos progenitores nas escolhas que os filhos realizam, de modo a não optarem por caminhos errados que mais tarde, de um modo ou outro, poderão repercutir-se nas suas vidas. Assim, o presente trabalho tem como objectivo saber de que maneira os alunos fazem as suas escolhas sobre o que lêem e o que vêem no cinema e na televisão, o que buscam na Internet durante o tempo em que estão em casa e na escola e se são devidamente encaminhados e acompanhados pelos professores. Para tal, foi realizado um referencial teórico e elaborados diversos questionários, que após distribuídos por vários alunos de duas escolas do concelho da Régua, foram preenchidos pelos mesmos. Estes questionários foram tratados e analisados e as conclusões a que chegámos são devidamente referenciadas ao longo e no final do mesmo. Assim, o estudo realizado é um contributo útil e sério para todos nós, e esperamos que cada vez mais alunos, docentes e encarregados de educação contribuam para aumentar o gosto pela leitura e programas televisivos, mas devidamente seleccionados para as idades em questão.We live in a time characterized by technological and scientific change, processed at an incredible speed, modifying our references and simultaneously testing our competencies for adaptation to new realities and new contexts, with special attention paid to education. According to Decree-Law 30/2001, it is up to the school to “value the diversity of teaching methodologies and strategies and learning activities, especially by using new technologies, with the aim of developing competencies in a perspective of education throughout life.” With regard to this understanding, it is our intention to find out how children spend their free time, the type of reading they do, what films they see, what television programs they choose, and if parents or teachers assist them or not in these areas. It is essential to have parents being a part of the choices that their children make, so that they don‟t choose wrong options that later, in one way or another, will reflect on their lives. Therefore, this project aims to know how students make their choices about what they read or what they see at the cinema or on television, what they search for on the internet during the time they are at home and at school and if they are properly directed and assisted by their teachers. For this purpose, a theoretical reference system and several questionnaires were created to be handed out and filled in by several students from two schools from the city of Régua. These questionnaires were analysed and the conclusions reached were noted both during and at the end of the process. Therefore, the study carried out has been a useful and serious contribution for all of us, and we hope that more and more students, teachers, and parents will contribute to increase the love of reading and television programs, however correctly selected for the ages in question.2012-12-13T12:53:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2286pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Cândida Maria Sousa dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:20.727939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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