A violência dos desenhos animados no comportamento das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Cândida Maria Sousa da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2286
Resumo: Vivemos numa era predominantemente marcada pela evolução tecnológica e científica, processada a um ritmo alucinante, modificando as nossas referências e testando simultaneamente as nossas competências de adaptação e adequação a novas realidades e a novos contextos, com incidência especial na educação. Segundo o Decreto-Lei nº. 30/2001, é da competência da escola “a valorização da diversidade de metodologias e estratégias de ensino e actividades de aprendizagem, em particular com recurso às novas tecnologias, visando o desenvolvimento de competências numa perspectiva de formação ao longo da vida.” Perante este entendimento, é nossa intenção aprofundar de que modo as crianças passam os seus tempos livres, o tipo de leitura que fazem, que filmes vêem, que programas televisivos escolhem e se existe ou não acompanhamento dos pais e professores em relação a estas temáticas. É fundamental o acompanhamento dos progenitores nas escolhas que os filhos realizam, de modo a não optarem por caminhos errados que mais tarde, de um modo ou outro, poderão repercutir-se nas suas vidas. Assim, o presente trabalho tem como objectivo saber de que maneira os alunos fazem as suas escolhas sobre o que lêem e o que vêem no cinema e na televisão, o que buscam na Internet durante o tempo em que estão em casa e na escola e se são devidamente encaminhados e acompanhados pelos professores. Para tal, foi realizado um referencial teórico e elaborados diversos questionários, que após distribuídos por vários alunos de duas escolas do concelho da Régua, foram preenchidos pelos mesmos. Estes questionários foram tratados e analisados e as conclusões a que chegámos são devidamente referenciadas ao longo e no final do mesmo. Assim, o estudo realizado é um contributo útil e sério para todos nós, e esperamos que cada vez mais alunos, docentes e encarregados de educação contribuam para aumentar o gosto pela leitura e programas televisivos, mas devidamente seleccionados para as idades em questão.
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