As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16396 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa e dialética, baseado no referencial teórico marxista. Neste estudo se buscou analisar as mudanças ocorridas no currículo de um curso de Pedagogia, a partir da Resolução CNE/CES nº1 de 15/05/2006, onde foram instituídas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - Licenciatura. Através da análise do currículo atual e de currículos anteriores (da extinta habilitação magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental - EF), buscamos a origem da Pedagogia na história da Educação Brasileira e a constituição da profissão professora na escolarização inicial, dando ênfase principalmente, a feminilização da mesma ao longo dos anos. Para conhecer e compreender como se desenvolveu o currículo que hoje está em vigor na formação de professores deste curso de Pedagogia, procuramos também estudar como a LDBEN 9394/96 se constituiu enquanto movimento político e social dos educadores brasileiros. Apresentamos ainda as influências da política neoliberal, principalmente a partir dos anos 90, nas políticas educacionais de nosso país. Para realizar a pesquisa, utilizamos a revisão de bibliografia pertinente ao tema, observações de aulas e reuniões, além de entrevistas semiestruturadas com professoras e alunas do sexto semestre, por ser neste momento que se particularizam os estudos nos Anos Iniciais do EF. Os dados obtidos demonstram as representações sociais que alunas e professoras possuem a respeito dos assuntos abordados e confirmam a hipótese de que existe um distanciamento entre o que é proposto nos dispositivos legais e a prática nos cursos de Pedagogia. Ao final do estudo propomos alternativas para a reformulação da formação de professores dos Anos Iniciais do EF, buscando um currículo baseado no sólido conhecimento científico e na prática da pesquisa, além da realização de práticas de ensino durante todo o processo de formação. |
id |
URGS_c0598bb8ea080e9f7456c88fa557b3d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16396 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Moreira, Adriana LongoniSilva Triviños, Augusto Nibaldo2009-07-17T04:13:46Z2009http://hdl.handle.net/10183/16396000703829Esta dissertação apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa e dialética, baseado no referencial teórico marxista. Neste estudo se buscou analisar as mudanças ocorridas no currículo de um curso de Pedagogia, a partir da Resolução CNE/CES nº1 de 15/05/2006, onde foram instituídas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - Licenciatura. Através da análise do currículo atual e de currículos anteriores (da extinta habilitação magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental - EF), buscamos a origem da Pedagogia na história da Educação Brasileira e a constituição da profissão professora na escolarização inicial, dando ênfase principalmente, a feminilização da mesma ao longo dos anos. Para conhecer e compreender como se desenvolveu o currículo que hoje está em vigor na formação de professores deste curso de Pedagogia, procuramos também estudar como a LDBEN 9394/96 se constituiu enquanto movimento político e social dos educadores brasileiros. Apresentamos ainda as influências da política neoliberal, principalmente a partir dos anos 90, nas políticas educacionais de nosso país. Para realizar a pesquisa, utilizamos a revisão de bibliografia pertinente ao tema, observações de aulas e reuniões, além de entrevistas semiestruturadas com professoras e alunas do sexto semestre, por ser neste momento que se particularizam os estudos nos Anos Iniciais do EF. Os dados obtidos demonstram as representações sociais que alunas e professoras possuem a respeito dos assuntos abordados e confirmam a hipótese de que existe um distanciamento entre o que é proposto nos dispositivos legais e a prática nos cursos de Pedagogia. Ao final do estudo propomos alternativas para a reformulação da formação de professores dos Anos Iniciais do EF, buscando um currículo baseado no sólido conhecimento científico e na prática da pesquisa, além da realização de práticas de ensino durante todo o processo de formação.La disertación presenta un estudio de caso de carácter cualitativo y dialéctico, basada en el conocimiento teórico marxista. Este estudio trató de identificar los cambios en el currículo de un curso de pedagogía, después de la resolución CNE/ESC párrafo 1 del 15-05- 2006, donde se impusieron las Diretrices Curriculares Nacionales para el curso de pedagogía - Licenciatura. Mediante el análisis del currículo actual y de los currículos anteriores (el extinguido habilitación magistério de primeros años de la Educación Básica), se buscó el origen de la pedagogía en la historia de la Educación brasileña y la constitución de la profesión profesora, dando énfasis a la feminilização de la misma al largo de los años. Para conocer como se ha desarrollado el plan de estudios que hoy está en vigor en la capacitación de maestros de este curso de pedagogía, también estudiamos como la LDBEN 9394/96 se desenvolvió como un movimiento político y social de los educadores brasileños. Estudamos aun las influencias de la política neoliberal, desde el decenio de 1990, en las políticas educacionales de nuestro país. Para realizar la investigación, hemos utilizado la revisión de bibliografía pertinente al tema, observaciones de las clases y reuniones, además de las entrevistas semiestructuradas, con profesores y estudiantes del sexto semestre, pues es en este momento que si encuentran los estudios en los primeros años de la EF. Los datos obtenidos muestran las representaciones sociales que los alumnos y profesores tienen con respecto a los temas y confirman la hipótesis que hay un distanciamiento entre lo que se propone en los dispositivos legales y las prácticas en los cursos de Pedagogia. Al final del estudio proponemos alternativas a la reformulación de la capacitación de maestros en los primeros años de la EF, buscando un currículo basado en sólidos conocimientos científicos y en la práctica de la investigación, además del logro de las prácticas pedagógicas durante todo el proceso de formación.application/pdfporProfessorFormaçãoLicenciaturaReforma curricularNeoliberalismoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de PedagogiaLegislação do ensinoProfesorFormaciónLa reforma curricularLa educación legislaciónBrasilEl neoliberalismoFacultad de educaciónAs diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703829.pdf000703829.pdfTexto completoapplication/pdf8636037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16396/1/000703829.pdfb00e0658c50ed7cd9074a98787e30ef1MD51TEXT000703829.pdf.txt000703829.pdf.txtExtracted Texttext/plain385786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16396/2/000703829.pdf.txt2c8dd7b2f3069f84054cebc33ae0854eMD52THUMBNAIL000703829.pdf.jpg000703829.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16396/3/000703829.pdf.jpg75a472b2b142589f9e78ae2556755536MD5310183/163962022-02-22 04:50:39.860507oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS |
title |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS |
spellingShingle |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS Moreira, Adriana Longoni Professor Formação Licenciatura Reforma curricular Neoliberalismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia Legislação do ensino Profesor Formación La reforma curricular La educación legislación Brasil El neoliberalismo Facultad de educación |
title_short |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS |
title_full |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS |
title_fullStr |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS |
title_full_unstemmed |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS |
title_sort |
As diretrizes curriculares nacionais na prática de um curso de pedagogia : estudo de caso na Faculdade de Educação da UFRGS/Porto Alegre-RS |
author |
Moreira, Adriana Longoni |
author_facet |
Moreira, Adriana Longoni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Adriana Longoni |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Triviños, Augusto Nibaldo |
contributor_str_mv |
Silva Triviños, Augusto Nibaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Licenciatura Reforma curricular Neoliberalismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia Legislação do ensino |
topic |
Professor Formação Licenciatura Reforma curricular Neoliberalismo Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia Legislação do ensino Profesor Formación La reforma curricular La educación legislación Brasil El neoliberalismo Facultad de educación |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Profesor Formación La reforma curricular La educación legislación Brasil El neoliberalismo Facultad de educación |
description |
Esta dissertação apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa e dialética, baseado no referencial teórico marxista. Neste estudo se buscou analisar as mudanças ocorridas no currículo de um curso de Pedagogia, a partir da Resolução CNE/CES nº1 de 15/05/2006, onde foram instituídas as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia - Licenciatura. Através da análise do currículo atual e de currículos anteriores (da extinta habilitação magistério dos anos iniciais do Ensino Fundamental - EF), buscamos a origem da Pedagogia na história da Educação Brasileira e a constituição da profissão professora na escolarização inicial, dando ênfase principalmente, a feminilização da mesma ao longo dos anos. Para conhecer e compreender como se desenvolveu o currículo que hoje está em vigor na formação de professores deste curso de Pedagogia, procuramos também estudar como a LDBEN 9394/96 se constituiu enquanto movimento político e social dos educadores brasileiros. Apresentamos ainda as influências da política neoliberal, principalmente a partir dos anos 90, nas políticas educacionais de nosso país. Para realizar a pesquisa, utilizamos a revisão de bibliografia pertinente ao tema, observações de aulas e reuniões, além de entrevistas semiestruturadas com professoras e alunas do sexto semestre, por ser neste momento que se particularizam os estudos nos Anos Iniciais do EF. Os dados obtidos demonstram as representações sociais que alunas e professoras possuem a respeito dos assuntos abordados e confirmam a hipótese de que existe um distanciamento entre o que é proposto nos dispositivos legais e a prática nos cursos de Pedagogia. Ao final do estudo propomos alternativas para a reformulação da formação de professores dos Anos Iniciais do EF, buscando um currículo baseado no sólido conhecimento científico e na prática da pesquisa, além da realização de práticas de ensino durante todo o processo de formação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-07-17T04:13:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16396 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000703829 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16396 |
identifier_str_mv |
000703829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16396/1/000703829.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16396/2/000703829.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16396/3/000703829.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b00e0658c50ed7cd9074a98787e30ef1 2c8dd7b2f3069f84054cebc33ae0854e 75a472b2b142589f9e78ae2556755536 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085149178593280 |