Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152 |
Resumo: | O trabalho buscou analisar as proposituras das reformas educacionais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus desdobramentos, atravessamentos no currículo e na formação de professores(as) no contexto neoliberal. Assim, nos ancoramos nos estudos de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar e Dourado, para compreendermos a cinesia reformista na educação e sua relação com os imperativos das políticas econômicas, que desconsidera a cultura e a diversidade da escola pública, as necessidades e condições reais dos estabelecimentos de ensino. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Objetivamente é exploratória, e documental quanto as fontes, visto que intentamos compreender o fenômeno doravante ao contexto sociopolítico. Destarte, apontamos a desvalorização das experiências dos profissionais que trabalharam na escola, compreendendo a BNCC como um documento homogêneo, prescritivo e (re)produtor de desigualdades. Assim, observou-se há discrepância entre o que o documento exige e realidade das escolas públicas brasileiras. No entanto, a partir da mudança do contexto político, houve abertura para diálogo e discussão acerca da necessidade de revogação da BNC-Formação. |
id |
UNIFEI_22452e6b2c3ce0400e25659f768c90bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45152 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democráticoCurriculum policies and teacher training: Between reformist perspectives and possibilities in a democratic contextPolíticas curriculares y formación docente: Entre perspectivas reformistas y posibilidades en un contexto democráticoPolíticas educativasReforma curricularFormación de profesores.Políticas educacionaisReforma curricularFormação docente.Educational policiesCurriculum reformTeacher training.O trabalho buscou analisar as proposituras das reformas educacionais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus desdobramentos, atravessamentos no currículo e na formação de professores(as) no contexto neoliberal. Assim, nos ancoramos nos estudos de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar e Dourado, para compreendermos a cinesia reformista na educação e sua relação com os imperativos das políticas econômicas, que desconsidera a cultura e a diversidade da escola pública, as necessidades e condições reais dos estabelecimentos de ensino. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Objetivamente é exploratória, e documental quanto as fontes, visto que intentamos compreender o fenômeno doravante ao contexto sociopolítico. Destarte, apontamos a desvalorização das experiências dos profissionais que trabalharam na escola, compreendendo a BNCC como um documento homogêneo, prescritivo e (re)produtor de desigualdades. Assim, observou-se há discrepância entre o que o documento exige e realidade das escolas públicas brasileiras. No entanto, a partir da mudança do contexto político, houve abertura para diálogo e discussão acerca da necessidade de revogação da BNC-Formação.The work sought to analyze the proposals for educational reforms based on the Common National Curriculum Base (BNCC), their developments, changes in the curriculum and teacher training in the neoliberal context. Thus, we are anchored in the studies of Ball, Apple, Arroyo, Aguiar and Dourado, to understand the reformist kinesis in education and its relationship with the imperatives of economic policies, which disregards the culture and diversity of public schools, the real needs and conditions of educational establishments. Methodologically, the research presents a qualitative approach. Objectively it is exploratory, and documentary in terms of sources, as we intend to understand the phenomenon from now on in the sociopolitical context. Therefore, we point out the devaluation of the experiences of professionals who worked at the school, understanding the BNCC as a homogeneous, prescriptive and (re)producing document of inequalities. Thus, it was observed that there is a discrepancy between what the document requires and the reality of Brazilian public schools. However, following the change in the political context, there was an opening for dialogue and discussion about the need to revoke the BNC-Formação.El trabajo buscó analizar las propuestas de reformas educativas basadas en el Base Curricular Nacional Común (BNCC), sus desarrollos, cambios en el currículo y la formación docente en el contexto neoliberal. Así, nos basamos en los estudios de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar y Dourado, para comprender la kinesis reformista en la educación y su relación con los imperativos de las políticas económicas, que desconoce la cultura y diversidad de las escuelas públicas, las necesidades y condiciones reales de los establecimientos educativos. Metodológicamente la investigación presenta un enfoque cualitativo. Objetivamente es exploratoria y documental en cuanto a las fuentes, ya que pretendemos comprender el fenómeno de ahora en adelante. contexto sociopolítico, por lo que señalamos la desvalorización de las experiencias de los profesionales que actuaron en la escuela, entendiendo el BNCC como un documento homogéneo, prescriptivo y (re)productor de desigualdades, así, se observó que existe una discrepancia entre lo que exige el documento y la realidad de las escuelas públicas brasileñas, sin embargo, tras el cambio en el contexto político, hubo una apertura para el diálogo y la discusión sobre la necesidad de revocar el BNC-Formação.Research, Society and Development2024-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4515210.33448/rsd-v13i3.45152Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e0413345152Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e0413345152Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e04133451522525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152/36048Copyright (c) 2024 Maraiane Pinto de Sousa; Gessica Mayara de Oliveira Souza; Maria Zuleide da Costa Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maraiane Pinto de Souza, Gessica Mayara de Oliveira Pereira, Maria Zuleide da Costa 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45152Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático Curriculum policies and teacher training: Between reformist perspectives and possibilities in a democratic context Políticas curriculares y formación docente: Entre perspectivas reformistas y posibilidades en un contexto democrático |
title |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático |
spellingShingle |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático Sousa, Maraiane Pinto de Políticas educativas Reforma curricular Formación de profesores. Políticas educacionais Reforma curricular Formação docente. Educational policies Curriculum reform Teacher training. |
title_short |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático |
title_full |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático |
title_fullStr |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático |
title_full_unstemmed |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático |
title_sort |
Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático |
author |
Sousa, Maraiane Pinto de |
author_facet |
Sousa, Maraiane Pinto de Souza, Gessica Mayara de Oliveira Pereira, Maria Zuleide da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Gessica Mayara de Oliveira Pereira, Maria Zuleide da Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maraiane Pinto de Souza, Gessica Mayara de Oliveira Pereira, Maria Zuleide da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educativas Reforma curricular Formación de profesores. Políticas educacionais Reforma curricular Formação docente. Educational policies Curriculum reform Teacher training. |
topic |
Políticas educativas Reforma curricular Formación de profesores. Políticas educacionais Reforma curricular Formação docente. Educational policies Curriculum reform Teacher training. |
description |
O trabalho buscou analisar as proposituras das reformas educacionais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus desdobramentos, atravessamentos no currículo e na formação de professores(as) no contexto neoliberal. Assim, nos ancoramos nos estudos de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar e Dourado, para compreendermos a cinesia reformista na educação e sua relação com os imperativos das políticas econômicas, que desconsidera a cultura e a diversidade da escola pública, as necessidades e condições reais dos estabelecimentos de ensino. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Objetivamente é exploratória, e documental quanto as fontes, visto que intentamos compreender o fenômeno doravante ao contexto sociopolítico. Destarte, apontamos a desvalorização das experiências dos profissionais que trabalharam na escola, compreendendo a BNCC como um documento homogêneo, prescritivo e (re)produtor de desigualdades. Assim, observou-se há discrepância entre o que o documento exige e realidade das escolas públicas brasileiras. No entanto, a partir da mudança do contexto político, houve abertura para diálogo e discussão acerca da necessidade de revogação da BNC-Formação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152 10.33448/rsd-v13i3.45152 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v13i3.45152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152/36048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e0413345152 Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e0413345152 Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e0413345152 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052638367318016 |