Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maraiane Pinto de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Souza, Gessica Mayara de Oliveira, Pereira, Maria Zuleide da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152
Resumo: O trabalho buscou analisar as proposituras das reformas educacionais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus desdobramentos, atravessamentos no currículo e na formação de professores(as) no contexto neoliberal. Assim, nos ancoramos nos estudos de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar e Dourado, para compreendermos a cinesia reformista na educação e sua relação com os imperativos das políticas econômicas, que desconsidera a cultura e a diversidade da escola pública, as necessidades e condições reais dos estabelecimentos de ensino. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Objetivamente é exploratória, e documental quanto as fontes, visto que intentamos compreender o fenômeno doravante ao contexto sociopolítico. Destarte, apontamos a desvalorização das experiências dos profissionais que trabalharam na escola, compreendendo a BNCC como um documento homogêneo, prescritivo e (re)produtor de desigualdades. Assim, observou-se há discrepância entre o que o documento exige e realidade das escolas públicas brasileiras. No entanto, a partir da mudança do contexto político, houve abertura para diálogo e discussão acerca da necessidade de revogação da BNC-Formação.
id UNIFEI_22452e6b2c3ce0400e25659f768c90bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45152
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democráticoCurriculum policies and teacher training: Between reformist perspectives and possibilities in a democratic contextPolíticas curriculares y formación docente: Entre perspectivas reformistas y posibilidades en un contexto democráticoPolíticas educativasReforma curricularFormación de profesores.Políticas educacionaisReforma curricularFormação docente.Educational policiesCurriculum reformTeacher training.O trabalho buscou analisar as proposituras das reformas educacionais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus desdobramentos, atravessamentos no currículo e na formação de professores(as) no contexto neoliberal. Assim, nos ancoramos nos estudos de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar e Dourado, para compreendermos a cinesia reformista na educação e sua relação com os imperativos das políticas econômicas, que desconsidera a cultura e a diversidade da escola pública, as necessidades e condições reais dos estabelecimentos de ensino. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Objetivamente é exploratória, e documental quanto as fontes, visto que intentamos compreender o fenômeno doravante ao contexto sociopolítico. Destarte, apontamos a desvalorização das experiências dos profissionais que trabalharam na escola, compreendendo a BNCC como um documento homogêneo, prescritivo e (re)produtor de desigualdades. Assim, observou-se há discrepância entre o que o documento exige e realidade das escolas públicas brasileiras. No entanto, a partir da mudança do contexto político, houve abertura para diálogo e discussão acerca da necessidade de revogação da BNC-Formação.The work sought to analyze the proposals for educational reforms based on the Common National Curriculum Base (BNCC), their developments, changes in the curriculum and teacher training in the neoliberal context. Thus, we are anchored in the studies of Ball, Apple, Arroyo, Aguiar and Dourado, to understand the reformist kinesis in education and its relationship with the imperatives of economic policies, which disregards the culture and diversity of public schools, the real needs and conditions of educational establishments. Methodologically, the research presents a qualitative approach. Objectively it is exploratory, and documentary in terms of sources, as we intend to understand the phenomenon from now on in the sociopolitical context. Therefore, we point out the devaluation of the experiences of professionals who worked at the school, understanding the BNCC as a homogeneous, prescriptive and (re)producing document of inequalities. Thus, it was observed that there is a discrepancy between what the document requires and the reality of Brazilian public schools. However, following the change in the political context, there was an opening for dialogue and discussion about the need to revoke the BNC-Formação.El trabajo buscó analizar las propuestas de reformas educativas basadas en el Base Curricular Nacional Común (BNCC), sus desarrollos, cambios en el currículo y la formación docente en el contexto neoliberal. Así, nos basamos en los estudios de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar y Dourado, para comprender la kinesis reformista en la educación y su relación con los imperativos de las políticas económicas, que desconoce la cultura y diversidad de las escuelas públicas, las necesidades y condiciones reales de los establecimientos educativos. Metodológicamente la investigación presenta un enfoque cualitativo. Objetivamente es exploratoria y documental en cuanto a las fuentes, ya que pretendemos comprender el fenómeno de ahora en adelante. contexto sociopolítico, por lo que señalamos la desvalorización de las experiencias de los profesionales que actuaron en la escuela, entendiendo el BNCC como un documento homogéneo, prescriptivo y (re)productor de desigualdades, así, se observó que existe una discrepancia entre lo que exige el documento y la realidad de las escuelas públicas brasileñas, sin embargo, tras el cambio en el contexto político, hubo una apertura para el diálogo y la discusión sobre la necesidad de revocar el BNC-Formação.Research, Society and Development2024-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4515210.33448/rsd-v13i3.45152Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e0413345152Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e0413345152Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e04133451522525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152/36048Copyright (c) 2024 Maraiane Pinto de Sousa; Gessica Mayara de Oliveira Souza; Maria Zuleide da Costa Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Maraiane Pinto de Souza, Gessica Mayara de Oliveira Pereira, Maria Zuleide da Costa 2024-04-04T18:36:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/45152Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-04-04T18:36:46Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
Curriculum policies and teacher training: Between reformist perspectives and possibilities in a democratic context
Políticas curriculares y formación docente: Entre perspectivas reformistas y posibilidades en un contexto democrático
title Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
spellingShingle Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
Sousa, Maraiane Pinto de
Políticas educativas
Reforma curricular
Formación de profesores.
Políticas educacionais
Reforma curricular
Formação docente.
Educational policies
Curriculum reform
Teacher training.
title_short Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
title_full Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
title_fullStr Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
title_full_unstemmed Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
title_sort Políticas de currículo e formação docente: Entre perspectivas reformistas e possibilidades em contexto democrático
author Sousa, Maraiane Pinto de
author_facet Sousa, Maraiane Pinto de
Souza, Gessica Mayara de Oliveira
Pereira, Maria Zuleide da Costa
author_role author
author2 Souza, Gessica Mayara de Oliveira
Pereira, Maria Zuleide da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maraiane Pinto de
Souza, Gessica Mayara de Oliveira
Pereira, Maria Zuleide da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educativas
Reforma curricular
Formación de profesores.
Políticas educacionais
Reforma curricular
Formação docente.
Educational policies
Curriculum reform
Teacher training.
topic Políticas educativas
Reforma curricular
Formación de profesores.
Políticas educacionais
Reforma curricular
Formação docente.
Educational policies
Curriculum reform
Teacher training.
description O trabalho buscou analisar as proposituras das reformas educacionais a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seus desdobramentos, atravessamentos no currículo e na formação de professores(as) no contexto neoliberal. Assim, nos ancoramos nos estudos de Ball, Apple, Arroyo, Aguiar e Dourado, para compreendermos a cinesia reformista na educação e sua relação com os imperativos das políticas econômicas, que desconsidera a cultura e a diversidade da escola pública, as necessidades e condições reais dos estabelecimentos de ensino. Metodologicamente, a pesquisa apresenta abordagem qualitativa. Objetivamente é exploratória, e documental quanto as fontes, visto que intentamos compreender o fenômeno doravante ao contexto sociopolítico. Destarte, apontamos a desvalorização das experiências dos profissionais que trabalharam na escola, compreendendo a BNCC como um documento homogêneo, prescritivo e (re)produtor de desigualdades. Assim, observou-se há discrepância entre o que o documento exige e realidade das escolas públicas brasileiras. No entanto, a partir da mudança do contexto político, houve abertura para diálogo e discussão acerca da necessidade de revogação da BNC-Formação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152
10.33448/rsd-v13i3.45152
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v13i3.45152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/45152/36048
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 13 No. 3; e0413345152
Research, Society and Development; Vol. 13 Núm. 3; e0413345152
Research, Society and Development; v. 13 n. 3; e0413345152
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052638367318016