Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corte Real, Luciane Magalhães
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11094
Resumo: A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. Parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola Municipal de Porto Alegre, construida na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, batepapos, perfis, diários de bordo. Os PAs e as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada. As conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para a constituição de um domínio cooperativo para o que exista uma aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza em um processo de descentração cognitiva e afetiva. Fundar um domínio de ações de cooperação, pode fundar um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.
id URGS_c0b6434fd13eec5e0d92263b00a657a2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11094
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Corte Real, Luciane MagalhãesMaraschin, CleciAxt, Margarete2007-11-01T05:12:29Z2007http://hdl.handle.net/10183/11094000605560A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. Parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola Municipal de Porto Alegre, construida na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, batepapos, perfis, diários de bordo. Os PAs e as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada. As conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para a constituição de um domínio cooperativo para o que exista uma aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza em um processo de descentração cognitiva e afetiva. Fundar um domínio de ações de cooperação, pode fundar um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.The thesis proposes the idea of an affective learning based on the principles proposed in Learning Biology of Humberto Maturana, in the theory of Genetics Episthemology proposed by Jean Piaget and on the thoughts of Michel Serres. It is about an intervention research experience carried out in a Public School in Porto Alegre city named 'Escola Municipal de Porto Alegre'. The methodology is based on Learning Projects and on some digital technologies. The data has been registered in diaries and in the spaces provided by TELEDUC, an educational plataform. Conclusions show the importance affectivity plays in the conversational net for the construction of a cooperative work which accepts the other as a legitimate other and that operates in a process of cognitive and affective descentration. To build a cooperation environment implies the inclusion of affectivity, and affective learning.application/pdfporMaturana Romecin, Humberto, 1928-2021Piaget, Jean, 1896-1980Serres, Michel, 1930-2019Informática na educaçãoComputador na educaçãoRelação humanaInternetAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualInformáticaEducaçãoAprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000605560.pdf000605560.pdfTexto completoapplication/pdf788072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/1/000605560.pdfb0038a3d727225e36c30d28f1f432086MD51TEXT000605560.pdf.txt000605560.pdf.txtExtracted Texttext/plain326106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/2/000605560.pdf.txt27b192e8cbd99e29503881ad4aef9aceMD52THUMBNAIL000605560.pdf.jpg000605560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/3/000605560.pdf.jpgb3a5252b9693d9c13adf80b796758a68MD5310183/110942024-01-25 04:52:13.253793oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-25T06:52:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
title Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
spellingShingle Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
Corte Real, Luciane Magalhães
Maturana Romecin, Humberto, 1928-2021
Piaget, Jean, 1896-1980
Serres, Michel, 1930-2019
Informática na educação
Computador na educação
Relação humana
Internet
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática
Educação
title_short Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
title_full Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
title_fullStr Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
title_full_unstemmed Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
title_sort Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
author Corte Real, Luciane Magalhães
author_facet Corte Real, Luciane Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maraschin, Cleci
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Axt, Margarete
contributor_str_mv Maraschin, Cleci
Axt, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Maturana Romecin, Humberto, 1928-2021
Piaget, Jean, 1896-1980
Serres, Michel, 1930-2019
Informática na educação
Computador na educação
Relação humana
Internet
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática
Educação
topic Maturana Romecin, Humberto, 1928-2021
Piaget, Jean, 1896-1980
Serres, Michel, 1930-2019
Informática na educação
Computador na educação
Relação humana
Internet
Ambiente de aprendizagem
Ambiente virtual
Informática
Educação
description A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. Parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola Municipal de Porto Alegre, construida na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, batepapos, perfis, diários de bordo. Os PAs e as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada. As conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para a constituição de um domínio cooperativo para o que exista uma aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza em um processo de descentração cognitiva e afetiva. Fundar um domínio de ações de cooperação, pode fundar um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-11-01T05:12:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000605560
url http://hdl.handle.net/10183/11094
identifier_str_mv 000605560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/1/000605560.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/2/000605560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/3/000605560.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b0038a3d727225e36c30d28f1f432086
27b192e8cbd99e29503881ad4aef9ace
b3a5252b9693d9c13adf80b796758a68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085104744136704