Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/11094 |
Resumo: | A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. Parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola Municipal de Porto Alegre, construida na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, batepapos, perfis, diários de bordo. Os PAs e as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada. As conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para a constituição de um domínio cooperativo para o que exista uma aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza em um processo de descentração cognitiva e afetiva. Fundar um domínio de ações de cooperação, pode fundar um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas. |
id |
URGS_c0b6434fd13eec5e0d92263b00a657a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11094 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Corte Real, Luciane MagalhãesMaraschin, CleciAxt, Margarete2007-11-01T05:12:29Z2007http://hdl.handle.net/10183/11094000605560A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. Parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola Municipal de Porto Alegre, construida na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, batepapos, perfis, diários de bordo. Os PAs e as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada. As conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para a constituição de um domínio cooperativo para o que exista uma aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza em um processo de descentração cognitiva e afetiva. Fundar um domínio de ações de cooperação, pode fundar um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.The thesis proposes the idea of an affective learning based on the principles proposed in Learning Biology of Humberto Maturana, in the theory of Genetics Episthemology proposed by Jean Piaget and on the thoughts of Michel Serres. It is about an intervention research experience carried out in a Public School in Porto Alegre city named 'Escola Municipal de Porto Alegre'. The methodology is based on Learning Projects and on some digital technologies. The data has been registered in diaries and in the spaces provided by TELEDUC, an educational plataform. Conclusions show the importance affectivity plays in the conversational net for the construction of a cooperative work which accepts the other as a legitimate other and that operates in a process of cognitive and affective descentration. To build a cooperation environment implies the inclusion of affectivity, and affective learning.application/pdfporMaturana Romecin, Humberto, 1928-2021Piaget, Jean, 1896-1980Serres, Michel, 1930-2019Informática na educaçãoComputador na educaçãoRelação humanaInternetAmbiente de aprendizagemAmbiente virtualInformáticaEducaçãoAprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000605560.pdf000605560.pdfTexto completoapplication/pdf788072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/1/000605560.pdfb0038a3d727225e36c30d28f1f432086MD51TEXT000605560.pdf.txt000605560.pdf.txtExtracted Texttext/plain326106http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/2/000605560.pdf.txt27b192e8cbd99e29503881ad4aef9aceMD52THUMBNAIL000605560.pdf.jpg000605560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/3/000605560.pdf.jpgb3a5252b9693d9c13adf80b796758a68MD5310183/110942024-01-25 04:52:13.253793oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-25T06:52:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital |
title |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital |
spellingShingle |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital Corte Real, Luciane Magalhães Maturana Romecin, Humberto, 1928-2021 Piaget, Jean, 1896-1980 Serres, Michel, 1930-2019 Informática na educação Computador na educação Relação humana Internet Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática Educação |
title_short |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital |
title_full |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital |
title_fullStr |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital |
title_sort |
Aprendizagem amorosa na interface escola - projeto de aprendizagem e tecnologia digital |
author |
Corte Real, Luciane Magalhães |
author_facet |
Corte Real, Luciane Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maraschin, Cleci |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Axt, Margarete |
contributor_str_mv |
Maraschin, Cleci Axt, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Maturana Romecin, Humberto, 1928-2021 Piaget, Jean, 1896-1980 Serres, Michel, 1930-2019 Informática na educação Computador na educação Relação humana Internet Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática Educação |
topic |
Maturana Romecin, Humberto, 1928-2021 Piaget, Jean, 1896-1980 Serres, Michel, 1930-2019 Informática na educação Computador na educação Relação humana Internet Ambiente de aprendizagem Ambiente virtual Informática Educação |
description |
A Tese propõe a idéia da Aprendizagem Amorosa que nasce na confluência do conversar com a Biologia do Conhecer de Humberto Maturana, com a Epistemologia Genética Jean Piaget e com o pensamento de outramento de Michel Serres. Parte de uma experiência de intervenção, realizada em uma Escola Municipal de Porto Alegre, construida na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PAs) e Tecnologias Digitais. A experiência foi registrada em diários de campo e em espaços de um ambiente de aprendizagem (Teleduc), nos fóruns, batepapos, perfis, diários de bordo. Os PAs e as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada. As conclusões apontam para a importância do emocionar presente na rede de conversação para a constituição de um domínio cooperativo para o que exista uma aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza em um processo de descentração cognitiva e afetiva. Fundar um domínio de ações de cooperação, pode fundar um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-11-01T05:12:29Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/11094 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000605560 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/11094 |
identifier_str_mv |
000605560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/1/000605560.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/2/000605560.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11094/3/000605560.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b0038a3d727225e36c30d28f1f432086 27b192e8cbd99e29503881ad4aef9ace b3a5252b9693d9c13adf80b796758a68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085104744136704 |