O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71264
Resumo: Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca pela inclusão tecnológica, que se realiza por meio de iniciativas governamentais e da escola privada. No entanto, a tecnologia ainda é vista mais como um meio de transmissão de conhecimentos do que um recurso para reconstruir o seu fazer pedagógico. Esta tese propõe uma outra visão sobre os processos comunicacionais que se estabelecem em ambientes de aprendizagem envolvendo tecnologias. Aqui a tecnologia é analisada como um recurso que pode constituir o próprio ambiente de aprendizagem e interferir diretamente na prática pedagógica do professor. Esta pesquisa analisa as possibilidades de constituição de novos domínios de aprendizagem através dos acoplamentos tecnológicos que podem surgir neste processo. Tendo como referenciais a teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e a visão de Michael Reddy sobre a comunicação, foram estudadas diferentes experiências pedagógicas com o uso diferenciado de recursos tecnológicos. Os mapas das interações gerados a partir destes estudos mostraram que a comunicação pode ser vista como um processo que se constitui na interação de seus participantes e nos acoplamentos tecnológicos e sociais que ali se estabelecem. Destaca-se também a identificação das oscilações que surgem nas trocas comunicacionais ao longo do tempo, mostrando que as emoções envolvidas nos processos comunicativos determinam a passagem de um domínio comunicacional para outro.
id URGS_c11cc639ff33f461583f4974b52b2e67
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71264
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Carneiro, Mára Lúcia FernandesMaraschin, CleciTarouco, Liane Margarida Rockenbach2013-05-07T01:49:41Z2003http://hdl.handle.net/10183/71264000417895Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca pela inclusão tecnológica, que se realiza por meio de iniciativas governamentais e da escola privada. No entanto, a tecnologia ainda é vista mais como um meio de transmissão de conhecimentos do que um recurso para reconstruir o seu fazer pedagógico. Esta tese propõe uma outra visão sobre os processos comunicacionais que se estabelecem em ambientes de aprendizagem envolvendo tecnologias. Aqui a tecnologia é analisada como um recurso que pode constituir o próprio ambiente de aprendizagem e interferir diretamente na prática pedagógica do professor. Esta pesquisa analisa as possibilidades de constituição de novos domínios de aprendizagem através dos acoplamentos tecnológicos que podem surgir neste processo. Tendo como referenciais a teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e a visão de Michael Reddy sobre a comunicação, foram estudadas diferentes experiências pedagógicas com o uso diferenciado de recursos tecnológicos. Os mapas das interações gerados a partir destes estudos mostraram que a comunicação pode ser vista como um processo que se constitui na interação de seus participantes e nos acoplamentos tecnológicos e sociais que ali se estabelecem. Destaca-se também a identificação das oscilações que surgem nas trocas comunicacionais ao longo do tempo, mostrando que as emoções envolvidas nos processos comunicativos determinam a passagem de um domínio comunicacional para outro.The use of technological resources as a support to education was intensified in Brazil in the last decades. The enlargement of networks, allied with the intensive use of the internet as well as a decrease in the cost of equipment have made the search for technological inclusion a simpler process which finds its ways by means of governmental enterprises and private schools. Nevertheless, technology is still faced more as a means for carrying out knowledge than as a resource to reconstruct its pedagogical sense. This study suggests another view on the communicational processes, which are set around the learning environments evolving technologies. Henceforth technology is analyzed as a resource which can build up its own learning environment and set grounds straightly on the on the teacher's pedagogical practice. This research inspects the chances of appointment of new learning domains by means of the technological coupling that may arise from this process. On the grounds of the theory of the Biology of Cognition by Humberto Maturana and Michael Reddy's view of communication, distinguished pedagogical experiences were analyzed with the use of varied technological resources. The interactional maps generated from these studies revealed that communication may be framed as a process, which is set around the interaction of its participants as well as in the technological and social couplings which are established. Should it also emphasize the perception of the variations which occur in the communicational exchanges throughout time, pointing out that the emotions involved in the communicative processes determine the passage of a communicational domain to another one.application/pdfporEnsino a distânciaVideoconferênciaAmbiente de aprendizagemInternetO acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000417895.pdf000417895.pdfTexto completoapplication/pdf1970532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71264/1/000417895.pdf31a9d0ba693bbfe289b10508f63c7eeaMD51TEXT000417895.pdf.txt000417895.pdf.txtExtracted Texttext/plain263772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71264/2/000417895.pdf.txt71d290059361750882a8236867684e15MD52THUMBNAIL000417895.pdf.jpg000417895.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71264/3/000417895.pdf.jpge29ae619138b05eca534e818c9c7a137MD5310183/712642021-12-06 05:34:41.607543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71264Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:34:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
title O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
spellingShingle O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
Ensino a distância
Videoconferência
Ambiente de aprendizagem
Internet
title_short O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
title_full O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
title_fullStr O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
title_full_unstemmed O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
title_sort O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede : inventando outros domínios de aprendizagem
author Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
author_facet Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Mára Lúcia Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maraschin, Cleci
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
contributor_str_mv Maraschin, Cleci
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Videoconferência
Ambiente de aprendizagem
Internet
topic Ensino a distância
Videoconferência
Ambiente de aprendizagem
Internet
description Nas últimas décadas, o uso de recursos tecnológicos como apoio à educação foi intensificado no Brasil. A ampliação das redes, o uso intensivo da Internet e o barateamento dos equipamentos tornaram mais fácil esta busca pela inclusão tecnológica, que se realiza por meio de iniciativas governamentais e da escola privada. No entanto, a tecnologia ainda é vista mais como um meio de transmissão de conhecimentos do que um recurso para reconstruir o seu fazer pedagógico. Esta tese propõe uma outra visão sobre os processos comunicacionais que se estabelecem em ambientes de aprendizagem envolvendo tecnologias. Aqui a tecnologia é analisada como um recurso que pode constituir o próprio ambiente de aprendizagem e interferir diretamente na prática pedagógica do professor. Esta pesquisa analisa as possibilidades de constituição de novos domínios de aprendizagem através dos acoplamentos tecnológicos que podem surgir neste processo. Tendo como referenciais a teoria da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e a visão de Michael Reddy sobre a comunicação, foram estudadas diferentes experiências pedagógicas com o uso diferenciado de recursos tecnológicos. Os mapas das interações gerados a partir destes estudos mostraram que a comunicação pode ser vista como um processo que se constitui na interação de seus participantes e nos acoplamentos tecnológicos e sociais que ali se estabelecem. Destaca-se também a identificação das oscilações que surgem nas trocas comunicacionais ao longo do tempo, mostrando que as emoções envolvidas nos processos comunicativos determinam a passagem de um domínio comunicacional para outro.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-07T01:49:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71264
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000417895
url http://hdl.handle.net/10183/71264
identifier_str_mv 000417895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71264/1/000417895.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71264/2/000417895.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71264/3/000417895.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 31a9d0ba693bbfe289b10508f63c7eea
71d290059361750882a8236867684e15
e29ae619138b05eca534e818c9c7a137
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309030930874368