Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235626 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, ao programarem situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio do software Scratch. O aporte teórico que visa compreender o processo de construção dos conceitos é a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud e o processo de programar e aprender relacionado ao ensino é o Construcionismo de Seymour Papert. Construímos uma investigação utilizando a metodologia qualitativa em um ambiente no qual os alunos pudessem expressar suas ideias, suas construções e opiniões, pois o comportamento humano é influenciado pelo contexto. A experimentação foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 com discentes do nono ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola privada na zona norte de Porto Alegre. A partir dos resultados, constatou-se que o propósito desta experiência de externalizar, por parte do sujeito, ações, ideias, registros orais e escritos contribuiu tanto na utilização da programação com o software Scratch quanto na resolução de situações relacionadas à geometria de polígonos regulares e outros conceitos relacionados à Matemática. Além disso, os estudantes sistematizaram suas resoluções, observando padrões, construindo algoritmos e fazendo generalizações, desenvolvendo seu pensamento computacional. O uso do Scratch foi relevante como ferramenta para pensar, construir e testar seus teoremas em ação e seus conceitos em ação. Apresenta-se, a partir da pesquisa realizada, o produto didático desenvolvido, que envolve programação e geometria dos polígonos regulares. |
id |
URGS_c122cffa85aa53eed266016d0da53582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235626 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Quequi, Greice BorgesFioreze, Leandra Anversa2022-03-05T04:59:46Z2021http://hdl.handle.net/10183/235626001137467A presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, ao programarem situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio do software Scratch. O aporte teórico que visa compreender o processo de construção dos conceitos é a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud e o processo de programar e aprender relacionado ao ensino é o Construcionismo de Seymour Papert. Construímos uma investigação utilizando a metodologia qualitativa em um ambiente no qual os alunos pudessem expressar suas ideias, suas construções e opiniões, pois o comportamento humano é influenciado pelo contexto. A experimentação foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 com discentes do nono ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola privada na zona norte de Porto Alegre. A partir dos resultados, constatou-se que o propósito desta experiência de externalizar, por parte do sujeito, ações, ideias, registros orais e escritos contribuiu tanto na utilização da programação com o software Scratch quanto na resolução de situações relacionadas à geometria de polígonos regulares e outros conceitos relacionados à Matemática. Além disso, os estudantes sistematizaram suas resoluções, observando padrões, construindo algoritmos e fazendo generalizações, desenvolvendo seu pensamento computacional. O uso do Scratch foi relevante como ferramenta para pensar, construir e testar seus teoremas em ação e seus conceitos em ação. Apresenta-se, a partir da pesquisa realizada, o produto didático desenvolvido, que envolve programação e geometria dos polígonos regulares.This research aims to investigate declarative aspects externalized by students in the ninth grade of elementary school, when programming situations related to the geometry of regular polygons, using the Scratch software. The theoretical contribution that aims to understand the concept construction process is Vergnaud's Theory of Conceptual Fields and the process of programming and learning related to teaching is Seymour Papert's Constructionism. We built an investigation using the qualitative methodology in an environment in which the students could express their ideas, their constructions and opinions, because human behavior is influenced by the context. The experimentation was carried out in the second semester of 2019 with students from the ninth year of Elementary School of the Final Years of a private school in the north of Porto Alegre. From the results, it was found that the purpose of this experience of externalizing, on the part of the subject, actions, ideas, oral and written records contributed both in the use of programming with the Scratch software and in the resolution of situations related to the geometry of regular polygons and other concepts related to mathematics. In addition, students systematized their resolutions, observing patterns, building algorithms and making generalizations, developing their computational thinking. The use of Scratch was relevant as a tool to think, build and test its theorems-in-action and its concepts-in-action. Based on the research carried out, the didactic product developed is presented, which involves programming and geometry of regular polygons.application/pdfporPolígonos regularesEnsino fundamentalTeoria dos campos conceituaisScratch programmingRegular polygonsElementary schoolTheory of conceptual fieldsProgramação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137467.pdf.txt001137467.pdf.txtExtracted Texttext/plain170511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235626/2/001137467.pdf.txtb4b62656114fc5cc239ea4ed02c288faMD52ORIGINAL001137467.pdfTexto completoapplication/pdf7964433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235626/1/001137467.pdf4823a7cd2ff161837992eeedcf8c855fMD5110183/2356262022-03-26 05:12:06.690994oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-03-26T08:12:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental |
title |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental Quequi, Greice Borges Polígonos regulares Ensino fundamental Teoria dos campos conceituais Scratch programming Regular polygons Elementary school Theory of conceptual fields |
title_short |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental |
title_full |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental |
title_sort |
Programação na resolução de problemas envolvendo polígonos regulares por meio do Scratch : uma experiência no Ensino Fundamental |
author |
Quequi, Greice Borges |
author_facet |
Quequi, Greice Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quequi, Greice Borges |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
contributor_str_mv |
Fioreze, Leandra Anversa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polígonos regulares Ensino fundamental Teoria dos campos conceituais |
topic |
Polígonos regulares Ensino fundamental Teoria dos campos conceituais Scratch programming Regular polygons Elementary school Theory of conceptual fields |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scratch programming Regular polygons Elementary school Theory of conceptual fields |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar aspectos declarativos externalizados por estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, ao programarem situações relacionadas à geometria dos polígonos regulares, por meio do software Scratch. O aporte teórico que visa compreender o processo de construção dos conceitos é a Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud e o processo de programar e aprender relacionado ao ensino é o Construcionismo de Seymour Papert. Construímos uma investigação utilizando a metodologia qualitativa em um ambiente no qual os alunos pudessem expressar suas ideias, suas construções e opiniões, pois o comportamento humano é influenciado pelo contexto. A experimentação foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 com discentes do nono ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais de uma escola privada na zona norte de Porto Alegre. A partir dos resultados, constatou-se que o propósito desta experiência de externalizar, por parte do sujeito, ações, ideias, registros orais e escritos contribuiu tanto na utilização da programação com o software Scratch quanto na resolução de situações relacionadas à geometria de polígonos regulares e outros conceitos relacionados à Matemática. Além disso, os estudantes sistematizaram suas resoluções, observando padrões, construindo algoritmos e fazendo generalizações, desenvolvendo seu pensamento computacional. O uso do Scratch foi relevante como ferramenta para pensar, construir e testar seus teoremas em ação e seus conceitos em ação. Apresenta-se, a partir da pesquisa realizada, o produto didático desenvolvido, que envolve programação e geometria dos polígonos regulares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-05T04:59:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235626 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001137467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235626 |
identifier_str_mv |
001137467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235626/2/001137467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235626/1/001137467.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4b62656114fc5cc239ea4ed02c288fa 4823a7cd2ff161837992eeedcf8c855f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085577964388352 |