Construção de polígonos regulares com o Scratch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34531 |
Resumo: | Quando se trata do ensino de geometria, muitas vezes os alunos tem dificuldades em identificar figuras geométricas, sem saber como identificar cada uma delas. Quantas vezes professores já se viram em uma situação onde o aluno responde algo como: “Isso não é um losango, sim um quadrado”, ou quando o quadrado está rotacionado “Ah, isso não é um quadrado é um losango”. Este trabalho visa, por meio da tecnologia, trazer o interesse dos alunos `a geometria para que eles, de forma ativa, aprendam conceitos como rotação, translação, medidas de segmentos, medidas de ângulos, soma de ângulos internos e externos e, construindo polígonos regulares com Scratch, também sejam introduzidos ao mundo da programação, que ´e um conhecimento de muita relevância nos dias atuais. Apresentamos aos alunos as atividades de construção de polígonos através do Scratch, começando com o ambiente para a construção já configurado e ensinando os primeiros comandos para começarmos a construir e os alunos aderiram a proposta da atividade de maneira animadora. Essa abordagem metodológica se mostrou muito eficaz, com uma avaliação positiva dos resultados, que foram muito promissores. |
id |
UFF-2_8123dc1b02bc07c6f454b3f7ad915549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34531 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Construção de polígonos regulares com o ScratchPolígnos regularesProgramação no ensino de MatemáticaGeometria com ScratchEnsino de MatemáticaGeometriaPolígnoRegular polygonsGeometry with ScratchProgramming in teaching mathematicQuando se trata do ensino de geometria, muitas vezes os alunos tem dificuldades em identificar figuras geométricas, sem saber como identificar cada uma delas. Quantas vezes professores já se viram em uma situação onde o aluno responde algo como: “Isso não é um losango, sim um quadrado”, ou quando o quadrado está rotacionado “Ah, isso não é um quadrado é um losango”. Este trabalho visa, por meio da tecnologia, trazer o interesse dos alunos `a geometria para que eles, de forma ativa, aprendam conceitos como rotação, translação, medidas de segmentos, medidas de ângulos, soma de ângulos internos e externos e, construindo polígonos regulares com Scratch, também sejam introduzidos ao mundo da programação, que ´e um conhecimento de muita relevância nos dias atuais. Apresentamos aos alunos as atividades de construção de polígonos através do Scratch, começando com o ambiente para a construção já configurado e ensinando os primeiros comandos para começarmos a construir e os alunos aderiram a proposta da atividade de maneira animadora. Essa abordagem metodológica se mostrou muito eficaz, com uma avaliação positiva dos resultados, que foram muito promissores.When it comes to teaching geometry, students very often have difficulty identifying geometric figures, without knowing how to identify each one of them. How many times have teachers found themselves in a situation where the student says something like: “That’s not a diamond (or rhombus), it’s a square”, or when the square is rotated “Ah, that’s not a square, it’s a diamond”. This work aims, through technology, to bring students’ interest in geometry so that they, actively, learn concepts such as rotation, translation, segment measurements, angle measurements, sum of interior and exterior angles and, constructing regular polygons. With Scratch, they are also introduced to the world of programming, which is a very relevant knowledge nowadays. We introduced students to polygon construction activities using Scratch, starting with the construction environment already configured and teaching the first commands to start constructing and the students embraced the activity proposal in an encouraging way. This methodological approach seemed to be very effective, with a positive evaluation of the results, which were very promising.71 f.Folha, Abigail Silva DuarteGrajales, Viviana Lorena VargasSilva, Sally Andria Vieira daFolha, Abigail Silva DuarteCarvalho, Jefferson Silva de2024-09-02T16:06:25Z2024-09-02T16:06:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCarvalho, Jefferson Silva de. Construção de polígonos regulares com o Scratch. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34531CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-02T16:06:33Zoai:app.uff.br:1/34531Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-02T16:06:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção de polígonos regulares com o Scratch |
title |
Construção de polígonos regulares com o Scratch |
spellingShingle |
Construção de polígonos regulares com o Scratch Carvalho, Jefferson Silva de Polígnos regulares Programação no ensino de Matemática Geometria com Scratch Ensino de Matemática Geometria Polígno Regular polygons Geometry with Scratch Programming in teaching mathematic |
title_short |
Construção de polígonos regulares com o Scratch |
title_full |
Construção de polígonos regulares com o Scratch |
title_fullStr |
Construção de polígonos regulares com o Scratch |
title_full_unstemmed |
Construção de polígonos regulares com o Scratch |
title_sort |
Construção de polígonos regulares com o Scratch |
author |
Carvalho, Jefferson Silva de |
author_facet |
Carvalho, Jefferson Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Folha, Abigail Silva Duarte Grajales, Viviana Lorena Vargas Silva, Sally Andria Vieira da Folha, Abigail Silva Duarte |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Jefferson Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polígnos regulares Programação no ensino de Matemática Geometria com Scratch Ensino de Matemática Geometria Polígno Regular polygons Geometry with Scratch Programming in teaching mathematic |
topic |
Polígnos regulares Programação no ensino de Matemática Geometria com Scratch Ensino de Matemática Geometria Polígno Regular polygons Geometry with Scratch Programming in teaching mathematic |
description |
Quando se trata do ensino de geometria, muitas vezes os alunos tem dificuldades em identificar figuras geométricas, sem saber como identificar cada uma delas. Quantas vezes professores já se viram em uma situação onde o aluno responde algo como: “Isso não é um losango, sim um quadrado”, ou quando o quadrado está rotacionado “Ah, isso não é um quadrado é um losango”. Este trabalho visa, por meio da tecnologia, trazer o interesse dos alunos `a geometria para que eles, de forma ativa, aprendam conceitos como rotação, translação, medidas de segmentos, medidas de ângulos, soma de ângulos internos e externos e, construindo polígonos regulares com Scratch, também sejam introduzidos ao mundo da programação, que ´e um conhecimento de muita relevância nos dias atuais. Apresentamos aos alunos as atividades de construção de polígonos através do Scratch, começando com o ambiente para a construção já configurado e ensinando os primeiros comandos para começarmos a construir e os alunos aderiram a proposta da atividade de maneira animadora. Essa abordagem metodológica se mostrou muito eficaz, com uma avaliação positiva dos resultados, que foram muito promissores. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-02T16:06:25Z 2024-09-02T16:06:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Carvalho, Jefferson Silva de. Construção de polígonos regulares com o Scratch. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34531 |
identifier_str_mv |
Carvalho, Jefferson Silva de. Construção de polígonos regulares com o Scratch. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823554176483328 |