De onde vem a canção : um estudo sobre o álbum chão, de Lenine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Alliny Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172884
Resumo: Durante a escrita deste trabalho buscou-se compreender a aproximação entre literatura e canção, neste caso canção popular brasileira contemporânea, sob o prisma da obra Chão de Lenine Pimentel, popularmente conhecido por Lenine – cantautor brasileiro de prestígio com obra reconhecida internacionalmente e com mais de 30 anos de carreira. A partir de conceitos dos estudos literários foi possível tentar distinguir esses dois objetos estéticos distintos, e que apesar de guardarem bastantes pontos de intersecção apresentam traços distintivos definitivos. A canção necessariamente está ligada à melodia de forma imprescindível não podendo ser enxergada meramente como poesia ou outro tipo de texto literário; a melodia, o ritmo e a harmonia são partes significantes e que lhe conferem sentido e aquilo que se buscou colocar em evidência ao longo deste trabalho.
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spelling Xavier, Alliny FerreiraRebello, Lúcia Sá2018-02-27T02:23:49Z2017http://hdl.handle.net/10183/172884001060295Durante a escrita deste trabalho buscou-se compreender a aproximação entre literatura e canção, neste caso canção popular brasileira contemporânea, sob o prisma da obra Chão de Lenine Pimentel, popularmente conhecido por Lenine – cantautor brasileiro de prestígio com obra reconhecida internacionalmente e com mais de 30 anos de carreira. A partir de conceitos dos estudos literários foi possível tentar distinguir esses dois objetos estéticos distintos, e que apesar de guardarem bastantes pontos de intersecção apresentam traços distintivos definitivos. A canção necessariamente está ligada à melodia de forma imprescindível não podendo ser enxergada meramente como poesia ou outro tipo de texto literário; a melodia, o ritmo e a harmonia são partes significantes e que lhe conferem sentido e aquilo que se buscou colocar em evidência ao longo deste trabalho.Mientras si escribía ese trabajo si persiguió comprender el acercamiento entre literatura y canción, en este caso particularmente canción popular brasilera contemporánea, bajo el prisma de la obra Chão de Lenine Pimentel, popularmente conocido por Lenine – cantautor brasilero de prestigio con obra reconocida internacionalmente y con más de 30 años de carrera. A partir de conceptos de los estudios literarios fue posible intentar distinguir esos dos objetos estéticos distintos, y que a pesar de guardaren muchos puntos de intersección presentan rasgos distintivos definitivos. La canción necesariamente está conectada a la melodía de manera imprescindible, así no puede en absoluto ser vista meramente como poesía u otro tipo de texto literario; la melodía, el ritmo, la harmonía son partes significantes y que le confieren sentido y aquello que se buscó poner en evidencia al largo de este trabajo.application/pdfporLenine, 1959-Literatura e MúsicaMúsica popular brasileiraEstudos literáriosCanciónEstudios de literaturaDe onde vem a canção : um estudo sobre o álbum chão, de Lenineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060295.pdf001060295.pdfTexto completoapplication/pdf1404430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172884/1/001060295.pdf669ea4faa83ab0844b21843dc1c50832MD51TEXT001060295.pdf.txt001060295.pdf.txtExtracted Texttext/plain149870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172884/2/001060295.pdf.txt191fa8200679e1a44bf21832206cbdd3MD52THUMBNAIL001060295.pdf.jpg001060295.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172884/3/001060295.pdf.jpgd2f939628787bd453c5078897f7f50f1MD5310183/1728842018-10-29 09:01:05.104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:01:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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