Pesquisa estatística na comunidade como elemento potencial para o desenvolvimento das competências estatísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwanck, Diogo Israel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201416
Resumo: Com o objetivo de identificar elementos potenciais para o desenvolvimento de uma pesquisa estatística, em comunhão aos preceitos da Modelagem Matemática, no contexto no qual uma escola está inserida, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental por meio de uma pesquisa estatística envolvendo a comunidade na qual a escola escolhida localiza-se. Os estudantes participantes eram de uma turma de terceiro ano do terceiro ciclo (equivalente ao nono ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública municipal de Porto Alegre/RS. Tendo como ponto de partida a escolha do tema gerador - as residências da região do Parque dos Maias -, desenvolveu-se um instrumento para que os estudantes realizassem a coleta dos dados a fim de utilizá-los. Ao longo desse período de coleta, foram desenvolvidos os conceitos básicos de pesquisa estatística, organização e apresentação de dados. Utilizou-se tecnologias, como o Google Forms, e também planilhas eletrônicas, que ajudaram na construção de gráficos para avaliar e comparar resultados. O conjunto de dados produzidos para análise nesta dissertação foi composto por gravações em vídeo das aulas, além de um diário de campo contendo relatos da percepção do professor/pesquisador acerca da prática - ocorrida num ambiente de Modelagem Matemática, compondo um ambiente investigativo, definido por Skovsmose (2000) como cenário para investigação. A análise dos dados foi realizada por meio da identificação de elementos-chave do diário de campo e sob a perspectiva da identificação dos eventos críticos, no que diz respeito aos dados audiovisuais. Com a notória mobilização do letramento e do pensamento estatístico, notou-se um considerável desenvolvimento do raciocínio estatístico, o que, caso o grupo pesquisado fosse categorizado, estaria entre os níveis dois e três de raciocínio estatístico. O desenvolvimento deste trabalho possibilitou aos estudantes uma reflexão crítica sobre seus questionamentos relacionados aos aspectos socioculturais, competência essa fundamental para o pleno desenvolvimento da cidadania.
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Ao longo desse período de coleta, foram desenvolvidos os conceitos básicos de pesquisa estatística, organização e apresentação de dados. Utilizou-se tecnologias, como o Google Forms, e também planilhas eletrônicas, que ajudaram na construção de gráficos para avaliar e comparar resultados. O conjunto de dados produzidos para análise nesta dissertação foi composto por gravações em vídeo das aulas, além de um diário de campo contendo relatos da percepção do professor/pesquisador acerca da prática - ocorrida num ambiente de Modelagem Matemática, compondo um ambiente investigativo, definido por Skovsmose (2000) como cenário para investigação. A análise dos dados foi realizada por meio da identificação de elementos-chave do diário de campo e sob a perspectiva da identificação dos eventos críticos, no que diz respeito aos dados audiovisuais. Com a notória mobilização do letramento e do pensamento estatístico, notou-se um considerável desenvolvimento do raciocínio estatístico, o que, caso o grupo pesquisado fosse categorizado, estaria entre os níveis dois e três de raciocínio estatístico. O desenvolvimento deste trabalho possibilitou aos estudantes uma reflexão crítica sobre seus questionamentos relacionados aos aspectos socioculturais, competência essa fundamental para o pleno desenvolvimento da cidadania.In order to identify potential elements for the development of a statistical research, in communion with the precepts of Mathematical Modeling, in the context in which the school is inserted, this paper presents a proposal for teaching Statistics in Elementary School, using a statistical research that involves the community where the chosen school is located. Participating students were from a third-year group of the third cycle (equivalent to the ninth grade of elementary school) from a municipal public school in Porto Alegre/RS. Having the choice of the generating theme as its starting point - the residences of the Parque dos Maias region -, the students have developed an instrument of data collection in order to use it. While the students were collecting data, they also have developed the basic concepts of statistical research, organization and data presentation. Technologies such as Google Forms, as well as spreadsheets were used, helping the students to create graphs and to evaluate and compare results. The dataset produced for analysis in this dissertation consists of classes recording, as well as a field journal containing reports of the teacher's / researcher's perceptions about the practice - in a Mathematical Modeling environment, creating an investigative environment, defined by Skovsmose (2000) as Landscapes of Investigation. Data analysis was performed identifying key elements of the field journal and from the perspective of identifying critical events with respect to audiovisual data. With the notorious mobilization of literacy and statistical thinking, there was a considerable development of statistical reasoning, which, if the researched group were categorized, would put the students between levels two and three of statistical reasoning.Developing this work had provided the students a critical reflection on questions related to the sociocultural aspects, competence that is fundamental for the full development of the citizenship.application/pdfporEducação EstatísticaModelagem matemáticaEducação MatemáticaPesquisa : EstatisticaPesquisa estatística na comunidade como elemento potencial para o desenvolvimento das competências estatísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105530.pdf.txt001105530.pdf.txtExtracted Texttext/plain133619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201416/2/001105530.pdf.txtf93cca5cbbf82e61378b51da00aac095MD52ORIGINAL001105530.pdfTexto completoapplication/pdf2483846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201416/1/001105530.pdf60b05f41848af848df130ecf2826b52fMD5110183/2014162019-11-06 04:49:20.666483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-06T06:49:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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