A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Gomes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217008
Resumo: Este trabalho enfoca o diálogo entre a Educação Ambiental (EA) e a Educação Escolar (EE) em escolas da Rede Municipal do Recife, considerando a percepção e a prática dos atores sociais presentes nas escolas investigadas: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O objetivo geral foi analisar a percepção dos estudantes de três escolas acerca da Educação Ambiental, verificando como esse tema se materializa nas salas de aula, além de considerar, entre os demais envolvidos, a percepção da importância da universidade como instituição que promove a construção do conhecimento. Participaram da pesquisa estudantes matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 10 anos. A metodologia foi baseada na coleta de dados, após a etapa inicial de diagnose, a partir de uma intervenção elaborada como sequência didática enfocando temas relacionados à preservação da Mata Atlântica. Com os demais atores, profissionais das escolas, foi aplicado um questionário com perguntas abertas acerca do método utilizado no âmbito acadêmico e de que forma se materializa a inserção do tema EA. Entre as questões estão incluídos temas sobre a Lei, sobre o Ambiente Natural e sobre o papel da universidade na construção do conhecimento sobre o meio ambiente, além da inclusão da contribuição dos estudantes e profissionais investigados. Os dados coletados revelaram a importância de construir conceitos sobre EA de maneira lúdica e próxima à realidade dos estudantes, a necessidade de capacitação dos educadores sobre o tema de EA e a importância de fortalecer o elo entre a escola e a universidade, congregando teorias e práticas em prol de uma sociedade sustentável. É no espaço construtivo da escola que são veiculadas concepções de atitudes reflexivas e novos diálogos na busca da socialização dos saberes. Para a incorporação da EA é imprescindível conhecer o Ambiente Natural em toda a sua contextualização e dimensão: cultural, científica, social, econômica, política e tecnológica. Com esta perspectiva, a EA se viabiliza em formato interdisciplinar, possibilitando ao processo pedagógico tornar-se mais consistente. Pensar em EA sem conscientização e sem atitudes críticas, pouco agregará valor à conservação da natureza. Percebe-se que, a partir de um processo de aprendizagem qualificado, conceitos e ideias, o Ambiente Natural pode ser (re)significado. Com relação aos educadores, por meio de observação in loco e questionário, percebe-se a importância da inclusão de um processo de qualificação profissional. Os resultados se tornaram base na produção de três textos que propõem o enriquecimento do debate e dos olhares sobre o Ambiente Natural, incluindo um artigo sobre a contribuição de uma instituição pública de ensino superior como promotora da construção do conhecimento.
id URGS_c3e0d879af1cc5468cba5a84637b239a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217008
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Simone Gomes daAlmeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de2020-12-31T04:13:44Z2018http://hdl.handle.net/10183/217008001079114Este trabalho enfoca o diálogo entre a Educação Ambiental (EA) e a Educação Escolar (EE) em escolas da Rede Municipal do Recife, considerando a percepção e a prática dos atores sociais presentes nas escolas investigadas: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O objetivo geral foi analisar a percepção dos estudantes de três escolas acerca da Educação Ambiental, verificando como esse tema se materializa nas salas de aula, além de considerar, entre os demais envolvidos, a percepção da importância da universidade como instituição que promove a construção do conhecimento. Participaram da pesquisa estudantes matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 10 anos. A metodologia foi baseada na coleta de dados, após a etapa inicial de diagnose, a partir de uma intervenção elaborada como sequência didática enfocando temas relacionados à preservação da Mata Atlântica. Com os demais atores, profissionais das escolas, foi aplicado um questionário com perguntas abertas acerca do método utilizado no âmbito acadêmico e de que forma se materializa a inserção do tema EA. Entre as questões estão incluídos temas sobre a Lei, sobre o Ambiente Natural e sobre o papel da universidade na construção do conhecimento sobre o meio ambiente, além da inclusão da contribuição dos estudantes e profissionais investigados. Os dados coletados revelaram a importância de construir conceitos sobre EA de maneira lúdica e próxima à realidade dos estudantes, a necessidade de capacitação dos educadores sobre o tema de EA e a importância de fortalecer o elo entre a escola e a universidade, congregando teorias e práticas em prol de uma sociedade sustentável. É no espaço construtivo da escola que são veiculadas concepções de atitudes reflexivas e novos diálogos na busca da socialização dos saberes. Para a incorporação da EA é imprescindível conhecer o Ambiente Natural em toda a sua contextualização e dimensão: cultural, científica, social, econômica, política e tecnológica. Com esta perspectiva, a EA se viabiliza em formato interdisciplinar, possibilitando ao processo pedagógico tornar-se mais consistente. Pensar em EA sem conscientização e sem atitudes críticas, pouco agregará valor à conservação da natureza. Percebe-se que, a partir de um processo de aprendizagem qualificado, conceitos e ideias, o Ambiente Natural pode ser (re)significado. Com relação aos educadores, por meio de observação in loco e questionário, percebe-se a importância da inclusão de um processo de qualificação profissional. Os resultados se tornaram base na produção de três textos que propõem o enriquecimento do debate e dos olhares sobre o Ambiente Natural, incluindo um artigo sobre a contribuição de uma instituição pública de ensino superior como promotora da construção do conhecimento.This work focuses on the dialogues between Environmental Education (EE) and School Education (SC) in public municipal elementary schools in Recife, regarding perceptions and practices developed by social actors involved: students, teachers, pedagogic coordinators and school managers. The main aim was to analyze perceptions on Environmental Education by students from three schools, verifying how this theme is materialized in classroom activities. Among the other people involved, it was considered how university is perceived, in terms of its role as a promoter of knowledge construction. 2nd grade students, aged 7 to 10, participated in the study, and the methodology was based on data collection, after a diagnostic evaluation stage, followed by a didactic sequence elaborated on themes related to the preservation of the Atlantic Rainforest. The other actors involved answered an open-ender questionnaire about the academic methods employed to cover the theme of Environmental Education. Questions included topics on environmental laws, about Natural Environment and about the role of the university in the construction of knowledge about the environment, as well as questions on the contributions by students’ and professionals investigated. The collected data revealed the importance of concept construction on EE in a playful and creative way, close to students’ reality; the necessity of teachers training on the theme and the importance of strengthening bonds between schools and universities, gathering theories and practices in order to favor the development of sustainable societies. The constructive atmosphere of the school is the place where reflective attitudes and conceptions are conveyed as a means of sharing knowledge in new dialogues. In order to be integrated into the construction knowledge process, EE needs to be understood in its whole and complex context, within its different dimensions: cultural, scientific, social, economic, political and technological. Under this interdisciplinary perspective, it is more likely that EE assumes a more educational consistency, based on a critical attitude, which is essential for the awareness about preservation of nature. Thus, natural environment can be given a new meaning, through a qualified teaching-learning process. As for educators, through in loco observations and the analysis of their responses to the questionnaire, it is clearly noticed the significance of in service teachers training. The results of this work were used in the writing of three text with the purpose of enriching the debate about natural environment, included an article about the contribution of a public university as a promoter of the knowledge construction process.application/pdfporEducação ambientalEnsino e aprendizagemEnvironmental DimensionUniversityTeachingNew PerceptionsCitizenship EducationA percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimentoThe perception of students and teachers of the Recife municipal schools on environmental education and the contribution of the university as a promoting institution of the construction of knowledge info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001079114.pdf.txt001079114.pdf.txtExtracted Texttext/plain197789http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217008/2/001079114.pdf.txtff27ef71292ce28dcc37afc477c43c54MD52ORIGINAL001079114.pdfTexto completoapplication/pdf750436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217008/1/001079114.pdf996c2eb5d416466e77cd1c39ac218143MD5110183/2170082022-05-24 04:47:08.50869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217008Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:47:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The perception of students and teachers of the Recife municipal schools on environmental education and the contribution of the university as a promoting institution of the construction of knowledge
title A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
spellingShingle A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
Silva, Simone Gomes da
Educação ambiental
Ensino e aprendizagem
Environmental Dimension
University
Teaching
New Perceptions
Citizenship Education
title_short A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
title_full A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
title_fullStr A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
title_full_unstemmed A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
title_sort A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
author Silva, Simone Gomes da
author_facet Silva, Simone Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Gomes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de
contributor_str_mv Almeida, Cecília de Fátima Castelo Branco Rangel de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino e aprendizagem
topic Educação ambiental
Ensino e aprendizagem
Environmental Dimension
University
Teaching
New Perceptions
Citizenship Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Dimension
University
Teaching
New Perceptions
Citizenship Education
description Este trabalho enfoca o diálogo entre a Educação Ambiental (EA) e a Educação Escolar (EE) em escolas da Rede Municipal do Recife, considerando a percepção e a prática dos atores sociais presentes nas escolas investigadas: estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O objetivo geral foi analisar a percepção dos estudantes de três escolas acerca da Educação Ambiental, verificando como esse tema se materializa nas salas de aula, além de considerar, entre os demais envolvidos, a percepção da importância da universidade como instituição que promove a construção do conhecimento. Participaram da pesquisa estudantes matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental, com idade entre 7 e 10 anos. A metodologia foi baseada na coleta de dados, após a etapa inicial de diagnose, a partir de uma intervenção elaborada como sequência didática enfocando temas relacionados à preservação da Mata Atlântica. Com os demais atores, profissionais das escolas, foi aplicado um questionário com perguntas abertas acerca do método utilizado no âmbito acadêmico e de que forma se materializa a inserção do tema EA. Entre as questões estão incluídos temas sobre a Lei, sobre o Ambiente Natural e sobre o papel da universidade na construção do conhecimento sobre o meio ambiente, além da inclusão da contribuição dos estudantes e profissionais investigados. Os dados coletados revelaram a importância de construir conceitos sobre EA de maneira lúdica e próxima à realidade dos estudantes, a necessidade de capacitação dos educadores sobre o tema de EA e a importância de fortalecer o elo entre a escola e a universidade, congregando teorias e práticas em prol de uma sociedade sustentável. É no espaço construtivo da escola que são veiculadas concepções de atitudes reflexivas e novos diálogos na busca da socialização dos saberes. Para a incorporação da EA é imprescindível conhecer o Ambiente Natural em toda a sua contextualização e dimensão: cultural, científica, social, econômica, política e tecnológica. Com esta perspectiva, a EA se viabiliza em formato interdisciplinar, possibilitando ao processo pedagógico tornar-se mais consistente. Pensar em EA sem conscientização e sem atitudes críticas, pouco agregará valor à conservação da natureza. Percebe-se que, a partir de um processo de aprendizagem qualificado, conceitos e ideias, o Ambiente Natural pode ser (re)significado. Com relação aos educadores, por meio de observação in loco e questionário, percebe-se a importância da inclusão de um processo de qualificação profissional. Os resultados se tornaram base na produção de três textos que propõem o enriquecimento do debate e dos olhares sobre o Ambiente Natural, incluindo um artigo sobre a contribuição de uma instituição pública de ensino superior como promotora da construção do conhecimento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-31T04:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/217008
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001079114
url http://hdl.handle.net/10183/217008
identifier_str_mv 001079114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217008/2/001079114.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217008/1/001079114.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ff27ef71292ce28dcc37afc477c43c54
996c2eb5d416466e77cd1c39ac218143
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085541862965248