Arte, estética, curadoria... E um pouco de semiótica na química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nichele, Tatiana Zarichta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234764
Resumo: Nesta tese busco um diálogo, um entendimento, uma reflexão, uma troca entre a química, arte, estética, curadoria e algo de semiótica, pois a interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências. No entanto, sabemos e vivenciamos no dia a dia a dificuldade de sairmos das nossas especialidades, da nossa área de formação, do nosso eixo específico para enveredarmos em outros rumos fora da nossa zona de conforto. A abordagem interdisciplinar adotada aqui envolve a relação da educação química com as artes plásticas, seja no âmbito da didática das ciências, seja na filosofia da química. Em relação ao método de pesquisa, esse trabalho se constitui no espaço intervalar entre a heurística e a serendipidade, o espaço do silêncio, das interrupções e vazios, das pausas e intervalos que fazem emergir algo surpreendente e imprevisto, possibilitando novas articulações, transformações. Nesse sentido, proponho a curadoria do processo de ensino a partir do compartilhamento de ideias visuais em redes sociais, como o Pinterest e WikiArt a fim de diminuir a distância existente entre a química e as artes plásticas. Foi feito um convite ao olhar e ao diálogo interdisciplinar entre química, estética e artes plásticas destinadas a docentes de química com o objetivo de realizar um exercício de curadoria com imagens encontradas na rede social Pinterest que reportassem à química. As imagens selecionadas pelos estudantes foram analisadas a partir de elementos da semiótica discursiva de Greimas, com ênfase nos quatro elementos constitutivos da natureza: água, ar, fogo e terra. Apresento também a WikiArt, enciclopédia de artes visuais, para ajudar e acrescentar a discussão, a reflexão interdisciplinar entre química e artes plásticas no ensino de ciências. Proponho ainda a discussão da semiótica greimasiana na química em contraposição ou colaboração à semiótica peirceana, em um ensaio de reflexão sobre como podemos transformar o olhar no contexto semiótico do ensino e da aprendizagem de química pelo ponto de vista da estesia e da estética, que são características fundamentais na semiótica greimasiana. A partir desse preâmbulo, defende-se que a curadoria nada mais é do que uma metáfora (símbolo) da docência.
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Em relação ao método de pesquisa, esse trabalho se constitui no espaço intervalar entre a heurística e a serendipidade, o espaço do silêncio, das interrupções e vazios, das pausas e intervalos que fazem emergir algo surpreendente e imprevisto, possibilitando novas articulações, transformações. Nesse sentido, proponho a curadoria do processo de ensino a partir do compartilhamento de ideias visuais em redes sociais, como o Pinterest e WikiArt a fim de diminuir a distância existente entre a química e as artes plásticas. Foi feito um convite ao olhar e ao diálogo interdisciplinar entre química, estética e artes plásticas destinadas a docentes de química com o objetivo de realizar um exercício de curadoria com imagens encontradas na rede social Pinterest que reportassem à química. As imagens selecionadas pelos estudantes foram analisadas a partir de elementos da semiótica discursiva de Greimas, com ênfase nos quatro elementos constitutivos da natureza: água, ar, fogo e terra. Apresento também a WikiArt, enciclopédia de artes visuais, para ajudar e acrescentar a discussão, a reflexão interdisciplinar entre química e artes plásticas no ensino de ciências. Proponho ainda a discussão da semiótica greimasiana na química em contraposição ou colaboração à semiótica peirceana, em um ensaio de reflexão sobre como podemos transformar o olhar no contexto semiótico do ensino e da aprendizagem de química pelo ponto de vista da estesia e da estética, que são características fundamentais na semiótica greimasiana. A partir desse preâmbulo, defende-se que a curadoria nada mais é do que uma metáfora (símbolo) da docência.In this thesis text I try a dialogue, an understanding, a reflection, an exchange between chemistry, art, aesthetics, curation and something semiotic, as interdisciplinarity has been a desire and an objective in science education. However, we know and experience on a daily basis the difficulty of leaving our specialties, our training area, our specific axis to go in other directions towards our comfort zone. The interdisciplinary approach adopted here involves the relationship between chemical education and the visual arts, whether in the context of science didactics or in the philosophy of chemistry. Regarding the research method, this work is constituted in the interval space between heuristics and serendipity, the space of silence, of interruptions and emptiness, of pauses and intervals that make something surprising and unexpected emerge, allowing for new articulations, transformations. In this sense, I propose the curation of the teaching process based on the sharing of visual ideas on social networks, such as Pinterest and WikiArt, in order to bridge the gap between chemistry and the visual arts. Chemistry teachers were invited to look and interdisciplinary dialogue between chemistry, aesthetics and plastic arts, with the aim of conducting a curatorial exercise with images found on the social network Pinterest that relate to chemistry. The images selected by the students were analyzed from the elements of the discursive semiotics of Greimas, with emphasis on the four constituent elements of nature: water, air, fire and earth. I also present WikiArt, the visual arts encyclopedia, to help and add to the discussion, an interdisciplinary reflection between chemistry and visual arts in science education. I also propose a discussion of Greimasian semiotics in chemistry in opposition to or collaboration with Peircean semiotics, in an essay on how we can transform the look in the semiotic context of teaching and learning chemistry from the point of view of aesthesia and aesthetics, which are fundamental characteristics in Greimasian semiotics. From this preamble, it is argued that curation is nothing more than a metaphor (symbol) of teaching.application/pdfporEnsino de quimicaEnsino de ArteEstéticaInterdisciplinaridadeSemióticaRedes sociais onlineChemistryArtAestheticCurationSemioticsArte, estética, curadoria... E um pouco de semiótica na químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136654.pdf.txt001136654.pdf.txtExtracted Texttext/plain366582http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234764/2/001136654.pdf.txt473d28fc90f56f5cc3963c2835c6094bMD52ORIGINAL001136654.pdfTexto completoapplication/pdf6459743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234764/1/001136654.pdf5920956c18d6b19d10ae05cd6a058be4MD5110183/2347642023-03-10 03:26:17.917964oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234764Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-10T06:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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