Uma docência em preparação : histórias insólitas e autoficções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ritzel, Eduarda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234016
Resumo: Este texto propõe questionar o sujeito-docente enquanto ser de identidade fixa, imutável, enquanto Professor-Uno-Primordial (Corazza, 2013). Para isso, opera com o fantástico de Júlio Cortázar e a morte do autor de Roland Barthes (2012) o que o texto chama de “a morte da professora”, colocando em evidência a possibilidade de um ressurgimento da mesma, enquanto identidade fictícia, através de biografemas e incidentes (Barthes, 2004a; 2005c). Texto feito a partir de uma série de emulações (Rocha, 2013), traz as memórias póstumas de uma professora em formação, que embora pouco conheça o que é ser professora, passa a habitar um bairro inusitado, ao modo de Gonçalo M. Tavares. Com isso, se depara com situações das mais diversas e costumeiras, que constituem a preparação de sua docência inexistente.
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