A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171688 |
Resumo: | O tema da presente dissertação é a relação entre a desigualdade social e a mobilidade urbana. Debate-se o papel do planejamento urbano como um processo voltado para a organização de ações direcionadas ao enfrentamento dos problemas socioespaciais, a partir da análise do território e da compreensão dos seus conflitos e possibilidades. O objeto da pesquisa é o planejamento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) entre 1973 – ano de publicação do primeiro plano de escala metropolitana e da instituição da RMPA – e 2015. A pesquisa pretende analisar em que medida o planejamento da mobilidade elaborado na RMPA considerou em suas análises a desigualdade social e sua relação com a mobilidade urbana, e propôs ações para promover a inclusão através da mobilidade. Adicionalmente pretende-se identificar eventuais alterações na abordagem dessa relação pelo planejamento ao longo deste período. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se na análise dos planos a partir de técnicas oriundas da análise de conteúdo. Analisam-se dois planos, selecionados por serem exemplares de períodos representativos: o Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMPA (PLAMET), de 1976, elaborado durante a ditatura militar; e o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb), de 2009, elaborado em contexto democrático, na fase pós-Estatuto da Cidade e durante o governo Lula. Os resultados obtidos demonstram que ambos os planos abordaram de forma insatisfatória a relação entre a desigualdade social e a mobilidade urbana. O tema recebeu mais atenção no PITMUrb, mas esse comprometimento ainda não esteve à altura dos desafios presentes no território. |
id |
URGS_c535262bd1c18b280688fe7625880276 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171688 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Araújo, Pedro XavierCampos, Heleniza Ávila2017-12-30T02:24:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/171688001056861O tema da presente dissertação é a relação entre a desigualdade social e a mobilidade urbana. Debate-se o papel do planejamento urbano como um processo voltado para a organização de ações direcionadas ao enfrentamento dos problemas socioespaciais, a partir da análise do território e da compreensão dos seus conflitos e possibilidades. O objeto da pesquisa é o planejamento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) entre 1973 – ano de publicação do primeiro plano de escala metropolitana e da instituição da RMPA – e 2015. A pesquisa pretende analisar em que medida o planejamento da mobilidade elaborado na RMPA considerou em suas análises a desigualdade social e sua relação com a mobilidade urbana, e propôs ações para promover a inclusão através da mobilidade. Adicionalmente pretende-se identificar eventuais alterações na abordagem dessa relação pelo planejamento ao longo deste período. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se na análise dos planos a partir de técnicas oriundas da análise de conteúdo. Analisam-se dois planos, selecionados por serem exemplares de períodos representativos: o Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMPA (PLAMET), de 1976, elaborado durante a ditatura militar; e o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb), de 2009, elaborado em contexto democrático, na fase pós-Estatuto da Cidade e durante o governo Lula. Os resultados obtidos demonstram que ambos os planos abordaram de forma insatisfatória a relação entre a desigualdade social e a mobilidade urbana. O tema recebeu mais atenção no PITMUrb, mas esse comprometimento ainda não esteve à altura dos desafios presentes no território.The theme of this dissertation is the relationship between social inequality and urban mobility. It discusses the role of urban planning as a process oriented towards organizing actions targeted at coping with socio-spatial problems, based on the analysis of the territory and the understanding of its conflicts and possibilities. The object of the research is the planning of urban mobility in the Porto Alegre Metropolitan Area (PAMA). As a temporal cut, it is considered the period between 1973 - year of publication of the first metropolitan scale plan and the institution of PAMA - and 2015. The research intends to analyze to what extent the mobility planning elaborated in PAMA considered in its analysis the social inequality and its relation with urban mobility, and proposed actions to promote inclusion through mobility. Additionally it is intended to identify possible changes in the approach of this relation through planning during this period. The methodological procedures are based on the analysis of the plans from techniques derived from content analysis. Two plans are analyzed, selected for representing two well marked periods: the PAMA Urban Transportation Master Plan (PLAMET) from 1976, elaborated during the military dictatorship; and the Integrated Plan of Transport and Urban Mobility (PITMUrb), from 2009, elaborated in a democratic context, in the post City Statute phase the and during the Lula administration. The results show that both plans deal unsatisfactorily with the relationship between social inequality and urban mobility. The theme received more attention in the PITMUrb, but this commitment is not yet up to the challenges present in the territory.application/pdfporMobilidade urbanaDesigualdade socialPlanejamento urbanoPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)Social inequalityPorto Alegre Metropolitan Area – PAMAUrban planningUrban mobilitySocio-spatial segregationA desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056861.pdf001056861.pdfTexto completoapplication/pdf6405869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171688/1/001056861.pdfd4ddb2bf9c934ec0e704049301e41f3dMD51TEXT001056861.pdf.txt001056861.pdf.txtExtracted Texttext/plain560706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171688/2/001056861.pdf.txt6b48b33f6e14225695c3e8fbbc232b06MD52THUMBNAIL001056861.pdf.jpg001056861.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171688/3/001056861.pdf.jpg0ba2486a53d40ad552bdca5c6342ea21MD5310183/1716882018-10-22 08:21:37.883oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:21:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) |
title |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) |
spellingShingle |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) Araújo, Pedro Xavier Mobilidade urbana Desigualdade social Planejamento urbano Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) Social inequality Porto Alegre Metropolitan Area – PAMA Urban planning Urban mobility Socio-spatial segregation |
title_short |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) |
title_full |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) |
title_fullStr |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) |
title_full_unstemmed |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) |
title_sort |
A desigualdade social e o planejamento da mobilidade : o caso da Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2015) |
author |
Araújo, Pedro Xavier |
author_facet |
Araújo, Pedro Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Pedro Xavier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Heleniza Ávila |
contributor_str_mv |
Campos, Heleniza Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobilidade urbana Desigualdade social Planejamento urbano Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) |
topic |
Mobilidade urbana Desigualdade social Planejamento urbano Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) Social inequality Porto Alegre Metropolitan Area – PAMA Urban planning Urban mobility Socio-spatial segregation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social inequality Porto Alegre Metropolitan Area – PAMA Urban planning Urban mobility Socio-spatial segregation |
description |
O tema da presente dissertação é a relação entre a desigualdade social e a mobilidade urbana. Debate-se o papel do planejamento urbano como um processo voltado para a organização de ações direcionadas ao enfrentamento dos problemas socioespaciais, a partir da análise do território e da compreensão dos seus conflitos e possibilidades. O objeto da pesquisa é o planejamento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) entre 1973 – ano de publicação do primeiro plano de escala metropolitana e da instituição da RMPA – e 2015. A pesquisa pretende analisar em que medida o planejamento da mobilidade elaborado na RMPA considerou em suas análises a desigualdade social e sua relação com a mobilidade urbana, e propôs ações para promover a inclusão através da mobilidade. Adicionalmente pretende-se identificar eventuais alterações na abordagem dessa relação pelo planejamento ao longo deste período. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se na análise dos planos a partir de técnicas oriundas da análise de conteúdo. Analisam-se dois planos, selecionados por serem exemplares de períodos representativos: o Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMPA (PLAMET), de 1976, elaborado durante a ditatura militar; e o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb), de 2009, elaborado em contexto democrático, na fase pós-Estatuto da Cidade e durante o governo Lula. Os resultados obtidos demonstram que ambos os planos abordaram de forma insatisfatória a relação entre a desigualdade social e a mobilidade urbana. O tema recebeu mais atenção no PITMUrb, mas esse comprometimento ainda não esteve à altura dos desafios presentes no território. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-30T02:24:47Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/171688 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001056861 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/171688 |
identifier_str_mv |
001056861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171688/1/001056861.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171688/2/001056861.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171688/3/001056861.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4ddb2bf9c934ec0e704049301e41f3d 6b48b33f6e14225695c3e8fbbc232b06 0ba2486a53d40ad552bdca5c6342ea21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085428556988416 |