Avaliação das restaurações atraumáticas em pré-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Vanessa Constant
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10675
Resumo: Proposição: o objetivo deste trabalho foi avaliar, após doze meses, qualitativamente o desempenho clínico e o tempo gasto na execução de 86 restaurações atraumáticas realizadas em pré-escolares de creches comunitárias do município de Porto Alegre, utilizando o cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade (Vitro- Molar/DFL). Metodologia: foram selecionadas 42 crianças com necessidades restauradoras, inseridas em um programa educativo-preventivo. As respectivas restaurações foram avaliadas seguindo os critérios USPHS modificado e analisadas estatisticamente pelo teste não paramétrico Mann- Whitney (p<0,05). Resultados: encontrou-se 94,2% de retenção das restaurações envolvendo uma ou mais superfícies em dentes decíduos. O tempo médio despendido para execução da restauração foi de 4,47 minutos segundo análise de variância. Conclusão: concluí-se que as restaurações atraumáticas são indicadas para serem utilizadas em pré-escolares, por apresentarem um bom desempenho clínico e agilidade no atendimento.
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spelling Barreto, Vanessa ConstantFigueiredo, Márcia Cançado2007-09-12T05:11:44Z2007http://hdl.handle.net/10183/10675000600449Proposição: o objetivo deste trabalho foi avaliar, após doze meses, qualitativamente o desempenho clínico e o tempo gasto na execução de 86 restaurações atraumáticas realizadas em pré-escolares de creches comunitárias do município de Porto Alegre, utilizando o cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade (Vitro- Molar/DFL). Metodologia: foram selecionadas 42 crianças com necessidades restauradoras, inseridas em um programa educativo-preventivo. As respectivas restaurações foram avaliadas seguindo os critérios USPHS modificado e analisadas estatisticamente pelo teste não paramétrico Mann- Whitney (p<0,05). Resultados: encontrou-se 94,2% de retenção das restaurações envolvendo uma ou mais superfícies em dentes decíduos. O tempo médio despendido para execução da restauração foi de 4,47 minutos segundo análise de variância. Conclusão: concluí-se que as restaurações atraumáticas são indicadas para serem utilizadas em pré-escolares, por apresentarem um bom desempenho clínico e agilidade no atendimento.Objective: the aim of the present study was to qualitatively assess the clinical performance, after 12 months, of 86 atraumatic restorations bonded with highviscosity glass ionomer cement (Vitro-Molar/DFL), in preschoolers from Porto Alegre-based day care centers, in southern Brazil, and also to assess the length of the treatment. Methods: a total of 42 children who required restorative treatment were selected from a preventive educational program. The restorations were assessed using the modified USPHS criteria and statistically analyzed by the nonparametric Mann-Whitney test (p<0.05). Results: the restorations on one or more surfaces of deciduous teeth had a retention rate of 94.2%. According to the analysis of variance, the length of restorative treatment averaged 4.47 minutes. Conclusion: atraumatic restorations are recommended in preschoolers, since they have a good clinical performance and allow prompt treatment.application/pdfporRestaurações atraumáticasDentes decíduosCimentos de ionômeros de vidroAtraumatic restorationsGlass ionomer cementDeciduous teethPreschoolersAvaliação das restaurações atraumáticas em pré-escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000600449.pdf000600449.pdfTexto completoapplication/pdf612415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10675/1/000600449.pdf128d67e5f379474c0775ef676faf95d7MD51TEXT000600449.pdf.txt000600449.pdf.txtExtracted Texttext/plain139745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10675/2/000600449.pdf.txte2124e9c4af8c23536c9b86e78d19992MD52THUMBNAIL000600449.pdf.jpg000600449.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10675/3/000600449.pdf.jpg59cce6471375a455533a56523324220eMD5310183/106752018-10-15 08:49:36.819oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10675Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:49:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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