Estudo do lançamento oblíquo utilizando réplicas de armas medievais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cassiana Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211372
Resumo: Neste trabalho foi desenvolvido um produto educacional para o ensino de alguns tópicos da Física relacionados à Mecânica. A Cinemática faz parte deste ensino, responsável pelo estudo dos movimentos, objetivando uma descrição matemática para os modelos observados. Porém, alguns aspectos podem ser considerados e dificultam à aprendizagem desses conteúdos, tais como a falta de experimentos realizados em aula pelos estudantes incapacitando ou dificultando a visualização concreta dos movimentos por parte dos estudantes, reduzindo, às vezes, sua aprendizagem a um conhecimento abstrato de um grande número de fórmulas e terminologias, sem correlação com a Natureza do fenômeno, tornando a aprendizagem mecânica. A fim de auxiliar na solução de alguns dos problemas mencionados, este trabalho propôs uma estratégia de ensino diferenciada, buscando despertar no estudante o interesse pelos fenômenos e estudo dessa ciência. O produto educacional aqui apresentado é uma sequência didática, utilizada como alternativa de ensino de tópicos de cinemática utilizando réplicas de armas medievais, como a Catapulta e o Trebuche, para a simulação dos movimentos. Essas réplicas foram construídas pelos estudantes. Com a aplicação do produto educacional, estudou-se o lançamento oblíquo através da experimentação com réplicas, contribuindo para a aprendizagem significativa dos estudantes e disponibilizou-se aos professores um material de fácil acesso como alternativa de ensino.Esta pesquisa teve como fundamentação teórica a aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os conhecimentos prévios foram observados pelo professor e fizeram parte da construção dos novos conceitos. A aplicação do produto educacional ocorreu no primeiro semestre de 2019, durante nove aulas, em uma turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola estadual no município de Osório, RS.
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A fim de auxiliar na solução de alguns dos problemas mencionados, este trabalho propôs uma estratégia de ensino diferenciada, buscando despertar no estudante o interesse pelos fenômenos e estudo dessa ciência. O produto educacional aqui apresentado é uma sequência didática, utilizada como alternativa de ensino de tópicos de cinemática utilizando réplicas de armas medievais, como a Catapulta e o Trebuche, para a simulação dos movimentos. Essas réplicas foram construídas pelos estudantes. Com a aplicação do produto educacional, estudou-se o lançamento oblíquo através da experimentação com réplicas, contribuindo para a aprendizagem significativa dos estudantes e disponibilizou-se aos professores um material de fácil acesso como alternativa de ensino.Esta pesquisa teve como fundamentação teórica a aprendizagem significativa de David Ausubel, onde os conhecimentos prévios foram observados pelo professor e fizeram parte da construção dos novos conceitos. A aplicação do produto educacional ocorreu no primeiro semestre de 2019, durante nove aulas, em uma turma de primeiro ano do ensino médio em uma escola estadual no município de Osório, RS.In this work it was and educational product for the teaching of some topics of Physics related to Mechanics. Kinematics is part of this teaching, responsible for the study of movements, aiming at a mathematics description for the models observed. However, some aspects can be considered and make the learning of these contents more difficult, such as the lack of experiments made in class by students disabling or making it difficult the concrete visualization of movements by students, reducing, sometimes, their learning of abstract knowledge for a great number of formulas and terminologies, without linking with Nature of phenomenon, making the learning mechanical. In order to help in the solution of some problems mentioned, this work has proposed a different teaching strategy, trying to provoke in the student the interest for phenomena and study of this science. The product presented here is a didactic sequence, used as an alternative for teaching of topics of kinematic using copies of medieval weapons, such as Catapult and Trebuche, for the simulation of movements. These copies were built by students. With the application of the educational product, it has been studied the oblique through by means of experiments with weapons copies, contributing for the students’ significant learning and it made available for the teachers a material with easy access as alternative of study. This research had as its theoretical foundation the significant learning of David Ausubel, where the previous knowledge was observed by the teacher and made part of building of new concepts. The application of the educational product occurred in the first semester of 2019, during nine lesson, in a group of first grade of high school of a state school in the city of Osório, RS.application/pdfporFísica : EnsinoCinemáticaArmas : Idade médiaAprendizagemPhysics educationKinematicsMedieval weaponsLearningEstudo do lançamento oblíquo utilizando réplicas de armas medievaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114334.pdf.txt001114334.pdf.txtExtracted Texttext/plain228611http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211372/2/001114334.pdf.txtea5b75debbdc00e51865736ca7c045d7MD52ORIGINAL001114334.pdfTexto completoapplication/pdf9836636http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211372/1/001114334.pdfb86f6a42cd6267d330a3c9ebb0f1f6b6MD5110183/2113722020-07-05 03:36:13.503543oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-05T06:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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