Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Alexandre Gatelli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210582
Resumo: Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET, buscando despertar o interesse científico em um relacionamento prazeroso com o componente curricular. O produto educacional foi aplicando com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo, na cidade de Capão da Canoa – RS, em outubro de 2019. O estudo de foguetes de água com garrafas PET permite a investigação, problematização e o estudo do fenômenos físicos relacionados ao lançamento oblíquo, através da experimentação em uma sequência didática significativa, para facilitar e melhorar as aprendizagens dos conceitos de Dinâmica e os estudos dos fenômenos (resistência dos materiais, forças, momento de inércia, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa, leis do movimento, velocidade relativa, balística), Astronomia (gravitação, mecânica orbital). A turma onde foi aplicado o produto educacional possuía trinta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram propostas cinco aulas de dois períodos, cada período com duração de cinquenta minutos, no decorrer de duas semanas, totalizando dez períodos. A possibilidade da discussão a partir da experimentação dos conceitos e grandezas de Mecânica foi um dos resultados da pesquisa, pois quando estes conceitos são ministrados exclusivamente em sala de aula de forma expositiva pelo professor, parecem não despertar o interesse dos estudantes. Além deste aspecto, também foram identificadas melhorias na compreensão das temáticas desenvolvidas durante a sequência de ensino-aprendizagem.
id URGS_eb2c77baa1d4c188ec5c3f8d3b9942a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210582
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bastos, Alexandre GatelliTauceda, Karen CavalcantiSantos, Marcio Gabriel dos2020-06-25T03:33:10Z2020http://hdl.handle.net/10183/210582001115421Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET, buscando despertar o interesse científico em um relacionamento prazeroso com o componente curricular. O produto educacional foi aplicando com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo, na cidade de Capão da Canoa – RS, em outubro de 2019. O estudo de foguetes de água com garrafas PET permite a investigação, problematização e o estudo do fenômenos físicos relacionados ao lançamento oblíquo, através da experimentação em uma sequência didática significativa, para facilitar e melhorar as aprendizagens dos conceitos de Dinâmica e os estudos dos fenômenos (resistência dos materiais, forças, momento de inércia, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa, leis do movimento, velocidade relativa, balística), Astronomia (gravitação, mecânica orbital). A turma onde foi aplicado o produto educacional possuía trinta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram propostas cinco aulas de dois períodos, cada período com duração de cinquenta minutos, no decorrer de duas semanas, totalizando dez períodos. A possibilidade da discussão a partir da experimentação dos conceitos e grandezas de Mecânica foi um dos resultados da pesquisa, pois quando estes conceitos são ministrados exclusivamente em sala de aula de forma expositiva pelo professor, parecem não despertar o interesse dos estudantes. Além deste aspecto, também foram identificadas melhorias na compreensão das temáticas desenvolvidas durante a sequência de ensino-aprendizagem.The present study aimed to build an educational product that could be used in high school physics Curriculum , contextualizing in an experimental mode, the construction and launch of PET bottle rockets, seeking to arouse scientific interest in a pleasant relationship with the Curriculum. The educational product was applied to high school freshmen year students of Riachuelo State Institute, in Capão da Canoa - RS, in October 2019. The study of water rockets made of PET bottles allows the investigation, problematization and study of the physical phenomena related to oblique launch, through experimentation in a meaningful didactic sequence, in order to facilitate and improve the learning of the concepts of dynamics and the study of the phenomena (strength of materials, forces, inertia moment, Newton's Laws, impulse, pressure, center of mass, laws of motion, relative velocity, ballistics), Astronomy (gravitation, orbital mechanics). The class where the educational product was applied had thirty-six high-school freshmen year students. Five classes were proposed, each class divided into two fifty-minute-periods, along two weeks, making it ten periods in total. The possibility of discussion based on the experimentation of the concepts and quantities in mechanics was one of the research results, because when these concepts are taught exclusively in an expository method in the classroom by the teacher, they do not seem to arouse the interest of the students. In addition to this aspect, improvements were also identified in the understanding of the themes developed during the teaching-learning sequence.application/pdfporFísica : EnsinoSequência didáticaAprendizagem significativaCinemáticaGarrafas PETPhysics teachingFollowing teachingMeaningful learningKinematicsPET bottlesLançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteMestrado Nacional Profissional em Ensino de FísicaTramandaí, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115421.pdf.txt001115421.pdf.txtExtracted Texttext/plain121523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/2/001115421.pdf.txtd675a2a3ed7308287c800b444d668d30MD52ORIGINAL001115421.pdfTexto completoapplication/pdf16173376http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/1/001115421.pdf9991692e74f476baa3f3d34c20662209MD5110183/2105822020-06-26 03:32:45.000694oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210582Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-26T06:32:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
title Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
spellingShingle Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
Bastos, Alexandre Gatelli
Física : Ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Cinemática
Garrafas PET
Physics teaching
Following teaching
Meaningful learning
Kinematics
PET bottles
title_short Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
title_full Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
title_fullStr Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
title_full_unstemmed Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
title_sort Lançamento oblíquo de foguete a propulsão de água em uma sequência de ensino potencialmente significativa
author Bastos, Alexandre Gatelli
author_facet Bastos, Alexandre Gatelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Alexandre Gatelli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tauceda, Karen Cavalcanti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Marcio Gabriel dos
contributor_str_mv Tauceda, Karen Cavalcanti
Santos, Marcio Gabriel dos
dc.subject.por.fl_str_mv Física : Ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Cinemática
Garrafas PET
topic Física : Ensino
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Cinemática
Garrafas PET
Physics teaching
Following teaching
Meaningful learning
Kinematics
PET bottles
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teaching
Following teaching
Meaningful learning
Kinematics
PET bottles
description Este trabalho teve por objetivo a construção de um produto educacional que pudesse ser utilizado no componente curricular de Física no Ensino Médio, contextualizando de forma experimental a construção e lançamento de foguetes de garrafas PET, buscando despertar o interesse científico em um relacionamento prazeroso com o componente curricular. O produto educacional foi aplicando com estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Riachuelo, na cidade de Capão da Canoa – RS, em outubro de 2019. O estudo de foguetes de água com garrafas PET permite a investigação, problematização e o estudo do fenômenos físicos relacionados ao lançamento oblíquo, através da experimentação em uma sequência didática significativa, para facilitar e melhorar as aprendizagens dos conceitos de Dinâmica e os estudos dos fenômenos (resistência dos materiais, forças, momento de inércia, Leis de Newton, impulso, pressão, centro de massa, leis do movimento, velocidade relativa, balística), Astronomia (gravitação, mecânica orbital). A turma onde foi aplicado o produto educacional possuía trinta e seis alunos do primeiro ano do ensino médio. Foram propostas cinco aulas de dois períodos, cada período com duração de cinquenta minutos, no decorrer de duas semanas, totalizando dez períodos. A possibilidade da discussão a partir da experimentação dos conceitos e grandezas de Mecânica foi um dos resultados da pesquisa, pois quando estes conceitos são ministrados exclusivamente em sala de aula de forma expositiva pelo professor, parecem não despertar o interesse dos estudantes. Além deste aspecto, também foram identificadas melhorias na compreensão das temáticas desenvolvidas durante a sequência de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-25T03:33:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210582
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001115421
url http://hdl.handle.net/10183/210582
identifier_str_mv 001115421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/2/001115421.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210582/1/001115421.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d675a2a3ed7308287c800b444d668d30
9991692e74f476baa3f3d34c20662209
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085523307364352