Plataforma para a etapa de problematização no ensino de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selau, Luiza Grazziotin
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224840
Resumo: A compreensão do problema de projeto é parte essencial de um processo de design, visto que conduz todas as tomadas de decisão posteriores. É identificada uma negação a respeito da etapa de problematização por parte dos estudantes de graduação em design, que se interessam mais pela fase criativa do que pela assimilação do problema a ser trabalhado. Desta forma, a Tese tem como objetivo propor um recurso que auxilie os estudantes de ensino superior em design na compreensão das oportunidades de projeto. Para o desenvolvimento da proposta foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de observação participante por meio da triangulação (YIN, 2005), e a análise dos dados qualitativos obtidos foi feita com base nos períodos de imersão em contextos de ensino no Brasil e em Portugal (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). A proposta resultante foi desenvolvida a partir do método INTERAD – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação (PASSOS, 2011) com período de mobilidade na Finlândia, a fim de proporcionar experiência diferenciada ao processo de desenvolvimento da solução. Os requisitos para o resultado foram definidos a partir das imersões realizadas e a proposta foi validada por meio de testes com usuários pertencentes ao público-alvo. O resultado apresenta uma ferramenta que assessora o processo de problematização de projetos, com estratégias que facilitam a compreensão dos aspectos relevantes do projeto e viabilizam o desenvolvimento de alternativas mais consistentes diante da demanda, bem como formas de analisar o resultado selecionado confrontando com as informações iniciais disponibilizadas. Entrega-se como resultado uma plataforma digital interativa com foco na problematização de projetos, que pode ser expandida para outras etapas do processo de design e para outras áreas que fazem uso de projetos, além de proporcionar espaço para exposição de portfólio dos estudantes e interação entre academia e empresas.
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spelling Selau, Luiza GrazziotinLinden, Júlio Carlos de Souza van derDuarte, Carlos Alberto Miranda2021-07-31T04:40:37Z2021http://hdl.handle.net/10183/224840001129302A compreensão do problema de projeto é parte essencial de um processo de design, visto que conduz todas as tomadas de decisão posteriores. É identificada uma negação a respeito da etapa de problematização por parte dos estudantes de graduação em design, que se interessam mais pela fase criativa do que pela assimilação do problema a ser trabalhado. Desta forma, a Tese tem como objetivo propor um recurso que auxilie os estudantes de ensino superior em design na compreensão das oportunidades de projeto. Para o desenvolvimento da proposta foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de observação participante por meio da triangulação (YIN, 2005), e a análise dos dados qualitativos obtidos foi feita com base nos períodos de imersão em contextos de ensino no Brasil e em Portugal (PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). A proposta resultante foi desenvolvida a partir do método INTERAD – Interfaces Interativas Digitais aplicadas à Educação (PASSOS, 2011) com período de mobilidade na Finlândia, a fim de proporcionar experiência diferenciada ao processo de desenvolvimento da solução. Os requisitos para o resultado foram definidos a partir das imersões realizadas e a proposta foi validada por meio de testes com usuários pertencentes ao público-alvo. O resultado apresenta uma ferramenta que assessora o processo de problematização de projetos, com estratégias que facilitam a compreensão dos aspectos relevantes do projeto e viabilizam o desenvolvimento de alternativas mais consistentes diante da demanda, bem como formas de analisar o resultado selecionado confrontando com as informações iniciais disponibilizadas. Entrega-se como resultado uma plataforma digital interativa com foco na problematização de projetos, que pode ser expandida para outras etapas do processo de design e para outras áreas que fazem uso de projetos, além de proporcionar espaço para exposição de portfólio dos estudantes e interação entre academia e empresas.The comprehension of the design problem is an essential part of a design process, as it guides all subsequent decision making. A denial of the problematization stage is identified on the part of graduate design academics, who are more interested in the creative phase than in the assimilation of the problem to be worked on. In this way, the thesis aims to propose a resource to help students of higher education in design to understand the opportunities of project. For the development of the proposal, bibliographic, documentary and participant observation research were carried out through triangulation (YIN, 2005), and the analysis of the qualitative data obtained was based on periods of immersion in teaching contexts in Brazil and Portugal (PDSE – Doctoral Sandwich Abroad Programme). The resulting proposal was developed from the INTERAD method – Digital Interactive Interfaces applied to Education (PASSOS, 2011) with a mobility period in Finland, in order to provide differentiated experience to the solution development process. The requirements for the result were defined from the immersions performed and the proposal was validated through tests with users belonging to the target audience. The result presents a tool that assists the process of problematizing projects, with strategies that facilitate the understanding of relevant aspects of the project and enable the development of more consistent alternatives in the face of demand, as well as ways of analyzing the selected result against the initial information provided. The result is an interactive digital platform focused on the problematization of projects, which can be expanded to other stages of the design process and to other areas that make use of projects, in addition to providing space for exhibition of the portfolio of students and interaction between academy and companies.application/pdfporDesignMetodologiaProjetoMethodologyProjectProblemPlataforma para a etapa de problematização no ensino de designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129302.pdf.txt001129302.pdf.txtExtracted Texttext/plain431697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224840/2/001129302.pdf.txt1ce26c6d73c6c5f851085e8e7f159147MD52ORIGINAL001129302.pdfTexto completoapplication/pdf51154275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224840/1/001129302.pdf5ed4854943b3f83e04120238c87ae119MD5110183/2248402021-08-18 04:28:47.329398oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:28:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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